TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Por:   •  21/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.412 Palavras (10 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo pesquisar as linhas de raciocínio dos dois pensadores brasileiros da qualidade Edson Pacheco Paladini e Vicente Falconi.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Edson Pacheco Paladini

Edson Pacheco Paladini é mestre em Engenharia de Sistemas, doutor em Engenharia de Produção e professor titular do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professor também da Universidade Federal da Paraíba. É professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, área da Qualidade e Produtividade, e professor do curso de graduação em Engenharia de Produção.

É consultor na área de Qualidade, Engenharia da Qualidade e Sistemas de Produção, com atuação em projetos empresariais e interempresariais no Brasil e no exterior. É autor dos livros Controle de qualidade: uma abordagem abrangente, Gestão da qualidade no processo, Qualidade total na prática e Gestão da qualidade: teoria e prática, publicados pela Atlas.

Gestão da Qualidade: Teoria e prática

O objetivo de Paladini ao escrever este livro, foi fornecer contribuições para superar os desafios que a Gestão da Qualidade enfrenta, apresenta ou viabiliza. Evidencia um modelo de Gestão de Qualidade que se fundamenta em experiências efetivas, bem sucedidas ou não, isso pouco importa, mas principalmente porque mostra que aplicamos ao modelo de Gestão da Qualidade o princípio básico, que a própria Qualidade nos ensina, o da melhoria contínua.

Em se tratando de estratégias, Paladini separa em: Gestão da qualidade enquanto filosofia, conjunto de métodos, melhoria contínua, serviço a consumidores e clientes, mão de obra. Neste trabalho, iremos retratar as estratégias relacionadas à Gestão da Qualidade enquanto filosofia.

- Produção da qualidade: iniciam-se pela introdução de processos conhecidos como qualidade na origem. Trata-se de um processo que visa induzir as pessoas a produzir qualidade em suas atividades. Para garantir o aperfeiçoamento dessas atividades, investe-se na melhoria de cada uma delas até que se consiga executá-las corretamente logo no primeiro esforço de produção, durante a execução do processo. É considerada uma estratégia que, historicamente, deu origem a filosofia de “produção da qualidade”, em substituição ao simples controle ou avaliação da qualidade, mas continua sendo considerada um grande desafio pela complexidade de sua implantação.

Os benefícios que essa estratégia traz são relevantes, na medida em que obrigam as pessoas a repensar suas atividades e a conferir novas prioridades a sua atuação habitual na organização. Há restrições a essa estratégia. Elas referem-se a aspectos como os seguintes:

• Falta de mecanismos objetivos de avaliação de resultados decorrentes de mudanças conceituais;

• Observação de resultados apenas a médio e longo prazos;

• Dificuldades que se observam na implantação de procedimentos que vão, muitas vezes, contra a cultura local.

Uma forma de minimizar essas desvantagens é associar a mudança de conceitos e idéias ao processo de alterações estruturais na organização, dando a idéia de que não está se rompendo com o passado, ou com as tradições, mas apenas introduzindo mudanças na condução dos negócios e atividades da organização.

- Visão do processo de gestão: tem como referência a contribuição de Joseph Deming. A sua importância começa no fato de ele considerar que o processo da gestão era a fonte dos sucessos ou insucessos da qualidade. Sua frase “85” dos defeitos têm causas institucionais e 15% são decorrentes de falhas locais” foi fundamental para que ficasse clara a importância do processo administrativo no esforço pela qualidade. Surge uma nova idéia: a visão de longo prazo.

É possível que a concretização mais perfeita dos referenciais que Deming estabeleceu para a qualidade, sejam os 14 pontos que constituem sua idéia prática e conceitual a qualidade. Abaixo resumo dos 14 pontos:

1. Crie constância de propósito para obter a melhoria de produtos e serviços, com a finalidade de se tornar competitivo.

2. Adote a nova filosofia. Estamos numa nova era econômica. A administração ocidental deve despertar para o desafio.

3. Acabe com a dependência da inspeção para atingir a qualidade. Tenha como base a inspeção constante, para estabelecer a qualidade no produto em primeiro lugar.

4. Acabe com a prática de negociar tendo como base a etiqueta de preço; minimize o custo total.

5. Melhore o sistema de produção e serviço, para melhorar a produtividade e a qualidade.

6. Institua o treinamento no trabalho.

7. Institua liderança.

8. Afaste o medo.

9. Derrube as barreiras entre os departamentos.

10. Elimine os slogans, exortações e alvos para a força de trabalho, pedindo-lhes zero defeito e novos níveis de produtividade.

11. Elimine os padrões de trabalho (quota) no recinto da fábrica.

12. Remova as barreiras que roubam do trabalhador horista eu direito de se orgulhar de seu trabalho.

13. Institua um vigoroso programa de educação e de auto aperfeiçoamento.

14. Ponha todos da empresa a trabalhar pela transformação.

- Concepção da Ação no processo: uma das estratégias mais inovadoras, neste sentido, é a Engenharia Simultânea, que parte da idéia de substituir o desenvolvimento seqüencial, linear ou “passo a passo” do trabalho, que ocorre em etapas logicamente organizadas e cronologicamente distribuídas, por ações simultâneas, desenvolvidas não “em série”, mas “em paralelo”.

A Engenharia Simultânea introduz uma nova forma de agir dentro da empresa: a ação integrada. Juntam-se, na mesma análise, pessoas que atuam na produção, nas relações com o mercado ou com fornecedores ou em áreas de suporte; agregam-se atividades de projeto e de processo, trabalha-se com mecanismos de concepção, desenvolvimento ou avaliação de produtos e ou serviços, analisam-se produtos em fase de projeto, em produção ou já acabados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com