TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Por:   •  5/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 6
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  1. DEFINIÇÃO

Estruturas pré-moldadas são aquelas cujo seu local de fabricação difere do local onde estas serão instaladas. As peças podem ser encomendadas em fábricas especializadas ou moldadas no próprio canteiro de obras, seguindo o controle de qualidade normatizado, e posteriormente instalados. Existe, porém, uma diferença nesses dois processos. De acordo com a NBR 9062, o primeiro trata das chamadas estruturas pré-fabricadas, cujo rigor e controle tecnológico são maiores e as especificações normativas devem ser conferidas por análises em laboratório. Já as chamadas estruturas pré-moldadas, são aquelas, como já citado, que podem ser produzidas no canteiro de obras e com um controle menos rigoroso, não sendo exigido análises de laboratório.

Optar por um ou outro sistema construtivo dependerá de vários fatores que devem ser analisados conjuntamente. Cada obra possuirá características específicas, podendo diferir nos equipamentos que serão utilizados, tamanho das peças, logística, transporte, etc. Portanto, é de suma importância um estudo aprofundado dos custos que serão envolvidos em cada empreendimento.

  1. BREVE HISTÓRICO

De acordo com Vasconsellos (2002), início da história das construções pré-fabricadas data de muito tempo. Desde a antiguidade temos registros e monumentos que perduram até os dias atuais. Como é o caso das grandes construções gregas, cujas pedras eram esculpidas e posteriormente montadas no local definitivo. Ao longo dos anos, muitas edificações utilizaram essa lógica para serem erguidas.

No século XIX ocorreu um crescimento do uso de materiais pré-fabricados com o advento da Revolução Industrial. Com o aumento da produção em fábricas, as máquinas eram capazes de reproduzir peças numa velocidade cada vez maior. Porém, a grande intensificação do uso de pré-fabricados se deu na Europa, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Nesse período, grande parte do continente abrigava cidades que haviam sido deixadas em ruínas. Foi necessário então a reconstrução em grande escala desses centros urbanos. Muitas construções ao mesmo tempo, com estado de urgência: hospitais, escolas, casas, etc. Então recorreu-se às construções pré-fabricadas, que na época ainda era produzida sem normatização e de maneira negligente. Devido à uniformidade das construções nesse período, com o mesmo padrão arquitetônica, paisagens cinzas e monocromáticas, surgiu um sentimento de rejeição às estruturas pré-fabricadas (Ordonéz, 1974).

Só a partir da década de 1980 voltamos a ter um crescimento na indústria de pré-fabricados. Foi quando as empresas passaram a desenvolver produtos padronizados, com tamanhos e formas específicas, o que possibilitava a obtenção das peças com mais de um fornecedor.

Os investimentos na tecnologia de pré-fabricados vêm crescendo desde então, tornando esse sistema um dos mais econômicos e sustentáveis. Com a adoção das plataformas BIM, por exemplo, é possível prever fatores com custo e tempo a níveis de segurança quase absolutos.

  1. VANTAGENS

A grande difusão do uso de pré-moldados no mundo foi devido às vantagens que esses sistemas proporcionam. A seguir foram apresentados os principais benefícios associados ao uso de pré-moldados.

  1. Redução de custos

A redução de custos é uma das principais vantagens das estruturas pré-moldadas. Há diversos pontos de redução de custos nesse tipo de sistema construtivo, como por exemplo, redução ou eliminação de gastos com escoramento e cimbramento, redução do tempo de execução, redução de gastos com transporte quando as peças são fabricadas no próprio canteiro de obras, etc.

  1. Ganho de tempo

É possível construir com mais agilidade e ganho de tempo. Já que os elementos estruturais são fabricados separadamente e podem ser produzidas em grande quantidade. Isso possibilita que peças da estrutura sejam moldadas mesmo que o edifício esteja ainda na fase de fundações. Pode-se, por exemplo, iniciar a instalação das lajes sem esperar a estrutura de sustentação adquirir resistência, pois as peças já passaram pelo processo de cura. Dessa forma, o cronograma da obra pode ser reduzido desde que haja um bom estudo de logística e transporte dos materiais, não deixando-os falta na obra.

  1. Controle de qualidade

Uma maior qualidade das estruturas é uma característica que prevalece nas obras pré-moldadas. Como o processo de fabricação segue uma rotina padronizada, em local adaptado, superfícies lisas e planas, fácil acesso, entre outras vantagens, essa tecnologia entrega um padrão elevado de qualidade em comparação às estruturas moldadas in loco. É possível garantir o cobrimento adequado, distância entre barras, ancoragem devida, garantindo assim uma precisão milimétrica das peças, evitando a necessidade de ajustes futuros.

Como se trata de um processo de fabricação bastante cuidadoso, a qualidade final do produto se torna mais elevada, assim como sua durabilidade.

  1. Versatilidade

Como o concreto é um material moldável, as estruturas pré-moldadas oferecem grande versatilidade de formas e tamanhos. Além disse, pode-se utilizar essa vantagem para fins estéticos, podendo o arquiteto reproduzir detalhes e acabamentos que seriam mais difíceis ou até impraticáveis por outros métodos construtivos.

  1. Sustentabilidade

Obras feitas com estruturas pré-moldadas, por se tratarem em sua maioria de elementos encaixados, podem facilmente serem desmontadas e reutilizadas ou recicladas. Além disso, essa tecnologia é menos agressiva ao meio ambiente, já que utiliza os recursos de forma mais racionalizada.

  1. Organização

Canteiros desse tipo de obra são caracterizados pela facilidade em se manter a limpeza e a organização. Já que não há necessidade de se manter muito material armazenado e pela redução de entulhos e utilização de madeiramento.

  1. PRINCIPAIS SISTEMAS ESTRUTURAIS PRÉ-MOLDADOS E SUAS APLICAÇÕES

Com o aumento do uso dos pré-fabricados de concreto, os sistemas de construção foram sendo padronizados, utilizando-se seções padrões para os elementos estruturais. Hoje existe uma gama grande de sistemas produtivos, desde painéis de concreto, até escadas e galpões. Abaixo seguem os principais métodos construtivos citados por ACKER (2002):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (374.3 Kb)   docx (975.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com