TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geologia Estrutural

Por:   •  5/4/2018  •  Resenha  •  4.639 Palavras (19 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 19

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE

DIRETORIA DE ÁREA: ENGENHARIA E TECNOLOGIA

Edital nº 01/2018

Regulamentação, Normas e Manual para elaboração de

 Trabalhos de Conclusão de Curso da Engenharia Química e Engenharia de Produção

FEVEREIRO DE 2018

ÍNDICE DE DOCUMENTOS DO EDITAL

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE TFC, TCC, TCC1 E TCC2

ANEXO I – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS EM TCC, TCC1 E TCC2 BEM COMO SEU CRONOGRAMA DE ENTREGA

ANEXO II - FORMULÁRIO DO TEMA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO, TRABALHOS FINAIS DE CURSO E TRABALHOS FINAIS DE GRADUAÇÃO DE ACEITE DE ORIENTAÇÃO 

ANEXO III – FORMULÁRIO DE TROCA DE ORIENTADOR

ANEXO IV – FORMULÁRIO DE SOLICITAÇAO DE ALTERAÇÃO DA FORMA DE ORIENTAÇÃO DUPLA → INDIVIDUAL

ANEXO V - FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DAS ORIENTAÇÕES

ANEXO VI – FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO DE TCC I

ANEXO VII -  FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO DE TCC II

        

ANEXO VIII - ATA FINAL DE DEFESA DO TCC, TFC, TFG

Regulamento das disciplinas de TFC, TCC, TCC1 E TCC2

Referente ao Edital 01/2018

I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º. Em cursos da Ensino Superior que se relacionam à Diretoria de Área de Engenharia e Tecnologia, do Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH, cujas matrizes curriculares contemplam as disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (I e II), Trabalho Final de Curso ou Trabalho Final de Graduação (I e II), os alunos serão orientados sobre regras de construção, apresentação e avaliação do trabalho descrito neste Edital.

Art. 2º. O presente regulamento tem por finalidade normatizar atividades referentes à elaboração e apresentação de artigo científico, e apresentação gráfica de projeto (curso de Arquitetura e Urbanismo), das disciplinas supramencionadas, como requisito indispensável para obtenção do título de bacharel ou licenciado nos cursos que se listam a seguir:

Arquitetura e Urbanismo

Ciência da Computação

Engenharia Ambiental

Engenharia Civil

Engenharia de Alimentos

Engenharia de Minas

Engenharia de Produção

Engenharia Elétrica

Engenharia Mecânica

Engenharia Química

Geografia – Bacharelado

Geologia

Sistemas de Informação

Art. 3º. O artigo consistirá em trabalho de pesquisa acadêmica, elaborado individualmente, ou em dupla, não sendo autorizada, em hipótese alguma, a realização do trabalho em grupos maiores que 2 (duas) pessoas.

Parágrafo único: Em relação aos cursos de bacharelado: Arquitetura e Urbanismo, os trabalhos deverão ser realizados, impreterivelmente, de forma individual, não sendo autorizada, em hipótese alguma, a realização do trabalho em dupla.

 Art. 4º. O aluno deverá realizar um estudo com aprofundamento teórico e com dados consubstanciados, analisados cientificamente. Deverá, tal estudo, ser realizado mediante processo de orientação acadêmica, culminando em defesa pública perante banca examinadora. No caso do curso de Arquitetura e Urbanismo, o artigo científico deverá se referir ao trabalho desenvolvido na disciplina de TFGI. Na disciplina de TFGII, uma apresentação digital deverá ser produzida, com pressupostos e dados de pesquisa do projeto, além da apresentação gráfica do projeto final, desenvolvido e apresentado em banca para a avaliação discente.

§ 1º. É previsto que cada um dos alunos que estiverem cursando disciplinas que se relacionam a este edital deverá apresentar apenas um orientador, não sendo prevista a co-orientação. Havendo necessidade, a co-orientação deverá ocorrer considerando profissionais exclusivamente externos ao UniBH, devendo ser aprovada pelo colegiado do curso.

        

Art. 5º. Os objetivos gerais da elaboração e apresentação do artigo científico e/ou apresentação gráfica de projeto (curso de Arquitetura e Urbanismo) são:

a) Desenvolver habilidades para a realização de pesquisa na área de formação específica do curso;

b) Aprimorar habilidades na utilização de instrumentos da pesquisa científica;

c) Analisar criticamente e expor com clareza o assunto escolhido.

II – DAS ETAPAS DE EXECUÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO E APRESENTAÇÃO GRÁFICA DE PROJETO – PARA OS CURSOS COM A ELABORAÇÃO EM DOIS SEMESTRES:

Art. 6º. O artigo deverá ser elaborado em dois semestres letivos, subsequentes, envolvendo as disciplinas TCC I e II, TFC, TFG I e II, conforme grade curricular dos cursos ao qual se referem. Em tal elaboração, se compreendem as seguintes etapas:

I - Elaboração do projeto do trabalho na disciplina de TCC I e II, TFC, TFG I e II, como finalização da primeira etapa de TCC, TFC, TFG. O projeto deverá ser entregue em formato estabelecido conforme modelo.

II - O aluno deverá realizar uma apresentação ao final do primeiro semestre, cursando as disciplinas de TCC (I ou II) e TFG (I ou II).

III - Em hipótese alguma o aluno será autorizado a cursar as disciplinas de TCC I e TCC II ou TFG I e TFG II simultaneamente;

IV - Produção do artigo científico, ou apresentação gráfica do projeto (para o curso de Arquitetura e Urbanismo), deverá ocorrer na segunda etapa das disciplinas que se relacionam: Trabalho de Conclusão de Curso, Trabalho Final de Graduação e Trabalho Final de Curso. Para oficializar a orientação do artigo científico e defendê-lo perante a banca examinadora, é necessário que o aluno esteja devidamente matriculado na disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (332.9 Kb)   docx (445.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com