TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geologia Região

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

ALINE ROMANOSKI

GEOLOGIA

Professor: Pedro Eugênio Gomes  Boehl

ERECHIM –RS

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

ROCHAS DA REGIÃO DO ALTO URUGUAI        5

CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9


INTRODUÇÃO

        Com a realização deste trabalho pretende-se buscar um maior aprofundamento sobre as rochas que constituem a região do Alto Uruguai, determinando qual a principal rocha constitui o solo deste local discorrendo sobre a formação da mesma.

        Como também buscar o perfil geológico e geotécnico desta região e o respectivo ciclo diagenético, podendo com isto possuir um maior conhecimento da região, explorando suas formações rochosas predominantes e como estas se originam agregando assim mais conhecimento sobre local.

ROCHAS DA REGIÃO DO ALTO URUGUAI

A região denominada como Alto Uruguai situa-se no Rio Grande do Sul, sendo constituída por trinta municípios onde se destacam o de  ErechimTenente PortelaPalmeira das MissõesSarandiSanta RosaFrederico WestphalenGetúlio VargasTrês PassosGiruá e Três de Maio. O solo desta região é constituído pela rocha basáltica, uma rocha pertencente à família das Ígneas, sendo este termo derivado do latim tendo como significado fogo, onde então estas rochas são derivadas do derramamento e posterior resfriamento da lava de vulcões, que por sua vez é derivada do magma do centro terrestre onde este é constituído de rochas já derretida por altas temperaturas, denominadas então como rochas ígneas extrusivas ou vulcânicas.

É uma granulação fina afanítica sendo este também formado por vidro, plagioclásio, piroxênio e olivina, esta possui coloração escura em seu modo natural, textura porfírica, rica em ferro e magnésio, apresentando-se em forma dura e pesada.

As rochas desta região são de origem extrusiva onde estas formam-se a partir do rápido resfriamento do magma quando expelido pelos vulcões, apresentando assim uma granulação fina. As rochas associadas ao basalto na região do Alto Uruguai são o diabásio e o gabro, sendo o diabásio uma rocha intermediária situada próxima a crosta terrestre, enquanto o gabro é uma rocha intrusiva, que se forma abaixo da superfície sendo a formação desta o magma do basalto em condições para a formação de granito. O magma proveniente para a formação destas rochas é de origem básica.

O ciclo denominado como ciclo diagenético do solo de das rochas desta região se dá a partir do gabro e do basalto, estes por sua vez sofrem intemperismo dando origem a argila siltosa que é um tipo de solo, posteriormente esta argila é exposta a agregação e recristalização, deste processo surge o argilito, uma rocha de origem sedimentar que ao ficar protegida origina o feldspatito, uma rocha metamórfica.

O perfil geológico e geotécnico da região do Alto Uruguai é constituído a partir das características de formação do solo a partir desta rocha, onde por sua vez em sua camada superficial, o primeiro metro, se encontra a argila siltosa e mateias orgânicos posteriormente nos dois próximos metros situa-se uma nova camada de argila siltosa, matéria orgânica e pedregulhos, os dois metros abaixo são formados de silte argiloso. Este silte argiloso fica sobreposto a rocha sã, que por sua vez neste caso é o basalto, que é ainda recoberto por uma camada de um metro de pedregulho algilosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (187.9 Kb)   docx (87.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com