TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geologia em Barragens

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.559 Palavras (11 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 4

2 CONDICIONANTES GEOLÓGICOS DE BARRAGENS 5

2.1 Características dos solos 5

2.2 Resistência das fundações 6

2.2.1 Percolação da água 6

2.3 Riscos geológicos 7

2.4 Tipos de barragens 7

2.4.1 Barragem de concreto 7

2.4.2 Barragem de enroscamento 8

2.4.3 Barragem mista 8

2.4.4 Barragem de madeira 8

2.4.5 Barragem de terra 9

2.5 Barragens brasileiras 9

2.5.1 Barragem Barra Bonita 9

2.5.2 Barragem Jaguará 9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS 11

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Trabalho desenvolvido para as disciplinas de Geologia Geral e Metodologia Cientifica I, respectivamente ministradas pelas professoras Krystal de Alcântara Notaro e Cláudia Fernanda Teixeira de Melo, sendo solicitada a realização de pesquisa referente ao tópico “Condicionantes Geológicos de Barragens”, para o Curso de Bacharel em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia Civil de Garanhuns (FACEG). Utilizando-se do método de pesquisa: “análise de documentos”.

Este trabalho apresenta a influência dos estudos geológicos empregados nas barragens, tornando as construções possíveis e seguras.

Causando grande impacto econômico e social, as barragens tornam possível a sobrevivência do mundo moderno, através da geração de energia, proteção de áreas e armazenamento de água para períodos de estiagem. Sua construção afeta em grande parte o ecossistema, destruindo habitats e florestas, contribuindo para o desaparecimento de animais silvestres e reduzindo a biodiversidade.

O principal objetivo deste trabalho é mostrar a importância da geologia na construção e manutenção das barragens. Sendo de grande importância os estudos realizados para prever ou minimizar eventuais riscos causados pela ação da natureza, em especial, do intemperismo.

2 CONDICIONANTES GEOLÓGICOS DE BARRAGENS

As características geológicas e geotécnicas do local não mudam no decorrer do tempo histórico e sempre estiveram presentes; o que ocorre em muitos casos é a escassez de investigações em relação ao tamanho da área, além de interpretações equivocadas, que podem ocasionar acidentes nas etapas seguintes e até após a conclusão da obra (MINICUCCI, 2008), possibilitando o desgaste das rochas sem o devido acompanhamento.

Condicionante geológico é toda a feição geológica, que interfere em maior ou menor grau de modo adverso na estabilidade (TEIXEIRA, 2001). Na estanqueidade, na durabilidade e na geometria final das escavações e estruturas com implicação direta na ocorrência de acidentes e no acréscimo de custos e prazos de execução da obra.

Os esforços aplicados pela obra de engenharia no substrato provocam respostas que dependem dos condicionantes geológicos. É preciso ter em mente que a obra não afeta somente a rocha, mas sim o maciço natural, que é constituído por: (a) solo, rocha ou intercalações desses materiais; (b) estruturas (internas ou externas) e (c) vazios como poros, descontinuidades ou cavidades que podem estar preenchidos por ar ou água. O elemento resistente do maciço natural é a rocha matriz (VAZ, 1999). A alteração da rocha, as estruturas (fraturas, falhas, contatos, etc) e a presença da água podem reduzir a resistência mecânica do maciço.

2.1 Características dos solos

A obtenção das características dos solos é através do estudo geotécnico. Para conhecermos o terreno de uma forma mais ampla, podemos utilizar os métodos diretos de investigação. A sondagem a percussão consiste no tipo mais utilizado (ABNT). É imprescindível a análise de resistência, deformabilidade e permeabilidade do material de fundação sobre o qual a barragem será construída. De acordo com essas características da fundação pode-se então indicar o tipo de barragem mais adequada.

Segundo Marques filho e Geraldo (1998), para qualquer tipo de barragem é utilizado a rocha R1, rocha muito resistente. As R2 menos adequadas para barragens de concreto em arco. R3 são pouco resistentes por isso não apropriadas para barragens de concreto em arco ou em contrafortes. Já as rochas brandas adequadas para estruturas de gravidade. Para as fundações em solo as barragens mais adequadas são de terra e enroscamento.

O conteúdo empregado é de grande enriquecimento para a elaboração de um projeto, visto que ao ser compreendido as alternativas e direcionamento é possível edificar uma barragem especifica para o local desejado.

De acordo com Cruz (1996), a maioria dos solos podem ser utilizados para a construção de barragens de terra, sendo exceções materiais orgânicos, silte, rocha moída e as argilas com limites de liquidez acima de 80%.

O conceito empregado pelo autor possibilitar uma serie de oportunidade para construção de uma barragem, visto as alternativas de solos que possuímos.

2.2 Resistência das Fundações

As condições das fundações dependem da espessura e características físicas, químicas e mineralógicas da rocha, que suportará o peso da barragem. Tais características incluem a permeabilidade, xistosidade, dobras, fraturas, etc. As condições estão diretamente ligadas com a altura da barragem, isto é, as considerações diferem para uma barragem baixa e uma alta. Normalmente, são encontradas as seguintes condições de fundações:

1 - Rocha Sã e Sólida - normalmente aceita qualquer tipo de barragem.

2 - Sedimentos (Aluviões) - incluem os cascalhos, areias, siltes e argilas. Dependendo do tipo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com