TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GEOLOGIA APLICADA A CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS DE TERRA

Por:   •  29/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO[pic 1][pic 2]

 Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho Campus Abolicionista Joaquim Nabuco

Coordenação do Curso de Engenharia Civil

José Carlos da Silva Júnior

João Henrique da Silva Pinto

GEOLOGIA APLICADA A CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS DE TERRA

Cabo de S. Agostinho

14/01/2018

José Carlos da Silva Júnior

João Henrique da Silva Pinto

GEOLOGIA APLICADA A CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS DE TERRA

[pic 3]

Cabo de S. Agostinho

14/01/2018

RESUM: Este trabalho apresenta a definição de barragem de terra como obra civil destacando a importância da geologia para a materialização desse tipo de obra e para seu total aproveitamento, aumentando sua vida útil.

Palavras-Chave: Barragem de Terra, Engenharia Civil, Geologia.

  1. Introdução

As barragens são importantes construções indispensáveis a qualquer comunidade, Sendo imprescindível para o desenvolvimento da região onde estão inseridas. Além disso, são obras que podem impactar muito o meio ambiente, pois elas modificam os regimes dos rios, os níveis freáticos e a paisagem a sua volta. É importante ressalta que as formações geológicas, que passaram a ficar saturadas pelo represamento da água, passaram a ter comportamento diferente.  

Dessa forma, o objetivo desse texto é apresenta os estudos geológicos e geotécnicos indispensáveis para construção de uma barragem, ressaltando os fatores condicionantes de projeto.

  1. Definição e finalidade de uma barragem de terra    

Barragem é um elemento estrutural, construído transversalmente a veles ou depressões, com o objetivo de elevar o nível da água dos cursos naturais ou para formar reservatório destinado à acumulação de água.

A finalidade da construção de uma barragem são muitas e em alguns casos podem ser exploradas em conjuntos. As principais são:

- Geração de energia elétrica nas Usinas Hidroelétricas;

- Abastecimento de água residencial, industrial e agrícola;

- Contenção de enchentes;

- Irrigação de produtos agrícolas;

- Contenção de sedimentos.

Nesse contesto, a escolha do local de implantação de uma barragem deve obedecer alguns critérios referentes às condições Geológicas e Geotécnicas da região, além de fatores hidráulicos, hidrelétricos, político, econômico, social e ambiental.

  1. Barragem de terra

O Brasil tem participação importantíssima no desenvolvimento de tecnologias para o projeto, construção e controle de barragens de terra, por causa da grande quantidades e rios no país. Esse fato se deu, porque as regiões brasileiras, onde foram implantadas as primeiras barragens de grande porte, eram ricas em argila e pobres em granito para o concreto.

As barragens de terra apresentam vantagens em relação a outros tipos de barragens, pois elas podem ser construídas sobre qualquer tipo de fundação, além disso, são relativamente mais baratas e não necessitam de mão de obra especializada.

         No entanto, barragens de terra apresentam grandes ricos quando não são minuciosamente estudadas através de excelentes sondagens geológico-geotécnicas que possam permitir a construção desta com segurança.

         

  1.  Tipos de barragens de terra

3.1.1Barragem de Terra Homogênea

Este tipo de barragem é construída quase exclusivamente com terra compactada, tem pelo menos uma proteção contra a ocorrência de ondas no talude de montante. É a mais comum onde é utilizado um único tipo de solo.

[pic 4]

3.1.2 Barragem de Enrocamento

Esse tipo de barragem é aquele em que são utilizados blocos de rocha de tamanho variável e uma membrana impermeável na face de montante.

[pic 5]

3.1.3 Barragem Zonada

Formada por solos com diferentes características, utilizando-se o solo disponível com o coeficiente de permeabilidade menor no núcleo central com função vedante.

[pic 6]

  1. Fatores Condicionantes para Construção de uma Barragem

Antes de iniciar um projeto de barragem, o geólogo e/ou engenheiro deve ter conhecimento das condicionantes que possam exercer influência na obra. Após essa análise, os profissionais escolhem o método de implantação mais adequado para o local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (325.9 Kb)   docx (174 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com