TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geologia na América Latina

Por:   •  28/1/2024  •  Artigo  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

A República de El Salvador é o menor país da América Central com uma área de aproximadamente 21 000 quilômetros quadrados e divide-se em departamentos. Politicamente, El Salvador é uma república presidencialista representativa. O território salvadorenho faz fronteira com Honduras a Norte e Leste, Guatemala a Oeste e Oceano Pacífico a Sul. É um país predominantemente montanhoso. Sua localização, situada no topo de três grandes placas tectônicas, requer estruturas reforçadas nas construções civis. A maior parte do território nacional é recoberta por rochas de origem vulcânica.

Palavras-chave: El Salvador, placas tectônicas, Engenharia, vulcão.

ABSTRACT

The Republic of El Salvador is the smallest country in Central America with na area of approximately 21,000 square miles and is divided into departments. Politically, El Salvador is a representative presidential republic. Salvadoran territory borders Honduras to the north and east, Guatemala to the West and the Pacific Ocean to the South. It is a predominantly mountainous country. Its location, situated on top of three large tectonic plates, requires reinforced structures in civil construction. Most of the national territory is covered by rocks of volcanic origin.

Keywords: El Salvador, plate tectonics, Engineering, volcano.

RESUMEN

La República de El Salvador es el país más pequenõ de Centroamérica con una área de aproximadamente 21,000 millas cuadradas y está dividida en departamentos. Políticamente, El Salvador es una república presidencial representativa. El territorio salvadoreño limita con Honduras al norte y al este, Guatemala al oeste y el Océano Pacífico al sur. Es un país predominantemente montañoso. Su ubicación, situada sobre três grandes placas tectónicas, requiere estructuras reforzadas em la construcción civil. La mayor parte del território nacional está cubierto por rocas de origen volcánico.

Palabras claves: El Salvador, tectónica de placas, Ingeniería, volcán.

  1. INTRODUÇÃO

El Salvador, o menor país de língua espanhola do Hemisfério Ocidental, está localizado na América Central. Com uma área territorial de 21.041 quilômetros quadrados, possui uma população de aproximadamente 6,5 milhões de habitantes [3].

[pic 1]

Figura 1: Localização de El Salvador [19]

O território salvadorenho é uma área muito vulnerável a terremotos, a instabilidade geológica da região é causada por diversas interações tectônicas. A subducção ativa da Placa Cocos abaixo da Placa Caribenha provoca diversos fenômenos: uma intensa atividade sísmica e a fusão de rochas da crosta terrestre submetidas a altas temperaturas e pressão. Como resultado das interações entre essas placas, são registrados centenas de terremotos todos os anos. No entanto, a maior atividade sísmica nessa região é resultado principalmente da subducção ativa e choque da Placa de Cocos sob a Placa Caribenha, formando uma cadeia de vários vulcões ativos. Também falhas e outras estruturas geológicas são responsáveis pela série de terremotos de tamanho moderado na região. A Placa de Cocos tem uma subducção à Placa do Caribe, dando origem a uma grande quantidade de sismos e a formação de vulcões.

[pic 2]

Figura 2: Mapa de Placas Tectônicas de El Salvador [2]

  1. GEOLOGIA DE EL SALVADOR

Geologicamente, El Salvador é um país muito jovem. Um quarto do território nacional pertence à idade Pleistoceno, três terços são recobertos de rochas do terciário e uma pequena parcela de camadas do Cretáceo [4]. No entanto, essa última não tem uma importância tão considerável para a constituição geológica do território salvadorenho, pois são de origem sedimentar marinha, enquanto as demais, com poucas exceções são de origem vulcânica.  Nos ANEXOS B e C, podemos observar o relevo e o mapa físico, respectivamente, de El Salvador.

  1. PRINCIPAIS FORMAÇÕES GEOLÓGICAS DO PAÍS

  1. Falhas

A zona de falhas de El Salvador (ESFZ) é a maior em extensão do território, com 150 Km de Extensão e 20 Km de largura e composta de outras falhas de tamanhos inferiores.

[pic 3]

Figura 1. Movimento da ESFZ [1].

A ESFZ cruza o território salvadorenho de leste a oeste e ainda é segmentada pelo Arco Vulcânico.

 Foi implantado um projeto da Universidade Politécnica de Madrid em conjunto com o Serviço Nacional de Estudos Territoriais (SNET) com o intuito de quantificar e monitorar as deformações associadas com uma estrutura de alto potencial sismo genético. Desenvolveu-se buscas da localização das falhas com a ajuda de equipamentos sísmicos, gravimétricos, geoprocessores e mapeamento por GPS [6].

Em 2001, El Salvador sofreu com um terremoto de 7.7 magnitude na Escala Richter, logo, é uma região com grande risco no âmbito social do país [8].

No ANEXO A, está o mapa de falhas de El Salvador. As linhas vermelhas mais espessas representam as principais falhas ativas, enquanto os triângulos mostram os vulcões.

  1. Rochas

El Salvador é um país relativamente pequeno, mas que abriga um grande número de vulcões. Ao todo, são aproximadamente 22 vulcões, sendo 10 deles ainda ativos e que estão constantemente sendo monitorados [12]. Portanto, devido suas atividades vulcânicas, a maioria das formações rochosas do país são de origens ígneas, ou magmáticas. Ainda assim, estão presentes rochas sedimentares e rochas intrusivas [7].

No entanto, com a formação das rochas ígneas extrusivas, tais quais são formadas a partir do resfriamento do material expelido pelas erupções vulcânicas, podem ser encontradas rocha de caráter riolítico e basáltico. A primeira possui uma composição química semelhante ao granito, enquanto a segunda possui em sua composição, a abundância de ferro, sílica e silicato de magnésio. Todas essas podem ser encontradas na região central e no Nordeste do território salvadorenho. Por outro lado, as rochas sedimentares estão localizadas nas regiões Sudeste e Sul do país [7].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (956.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com