TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geração de energia através de piezoeletricidade

Por:   •  3/4/2018  •  Monografia  •  2.559 Palavras (11 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO – UNIVESP

José Roberto de Almeida

Luís Gustavo C. Ferreira

“Geração de energia através de piso piezoelétrico no Mercado Municipal de São José dos Campos - SP”

São José dos Campos, 29 de novembro de 2015


Sumário

Resumo        3

Abstract        4

Introdução e justificativa        5

Metodologia Empregada        8

Análise dos dados        13

Considerações finais        15

Link do vídeo da apresentação        16

Bibliografia        17


Resumo

O trabalho tem por objetivo mostrar uma opção ecologicamente correta de geração alternativa de energia elétrica, através de sensores piezoelétricos instalados em um dos corredores do Mercado Municipal da cidade de São José dos Campos - SP, com o objetivo de demonstrar que é possível aproveitar o tráfego de pessoas como fonte de energia alternativa.


Abstract

This paper aims to expose an environmentally friendly option of alternative power generation through piezoelectric sensors installed in one of the halls of the Municipal Market of São José dos Campos, in order to demonstrate that we can use the traffic of people as an alternative energy source.


Introdução e justificativa

Hoje o espaço público está em estado de transformação cada vez mais constante nas cidades e isto é feito através das paisagens urbanas, interação entre as pessoas, no modo de preservação ambiental ou de alguma forma que se torne mais atrativo a fim de trazer conforto, bem estar, ajuda tecnológica para elevar a qualidade deste espaço. O projeto aqui apresentado propõe uma intervenção em uma parte de um espaço público situado em São José dos Campos, o Mercado Municipal.  O intuito deste projeto é o de melhorar de uma forma sustentável com a ajuda de tecnologias alternativas o espaço para os freqüentadores e comerciantes que lá trabalham.

[pic 1]

Figura 1 – Vista externa do Mercado Municipal de São José dos Campos-SP

Inaugurado no ano de 1923 e com 2.188m² de área construída recebe a visita de aproximadamente 15 mil pessoas por mês. [1]. Com este espaço propicio e uma grande movimentação de pessoas que contribui para melhor funcionamento do projeto foi proposta a instalação de Piezoelétrico em um dos corredores principais como uma alternativa de energia limpa e ambientalmente correta para auxiliar na iluminação e ventilação do espaço do mercado. Tais intervenções serviriam para melhorar o espaço que já vem sendo usado pela sociedade e incentivar novos freqüentadores para o mercado com o atrativo de uma fonte alternativa de tecnologia.

[pic 2][pic 3]


Figura 2 - Mapa das instalações do Mercado Municipal de SJC

O Mercado Municipal também faz  parte da história da cidade de São José dos Campos, sendo inclusive considerado patrimônio histórico do município através da  Lei Municipal 4595/94, de 04 de julho de 1.994, como Elemento de Preservação Nível 2.. 


Problema e Objetivos da pesquisa

O mundo vivencia as consequências do mau uso das reservas naturais que ocasionaram em um desequilíbrio do clima e ambiente. Mundialmente realizações são feitas como uma maneira de tentar inibir estes fatos e desta forma foi elevado o conceito de “sustentabilidade” que não está limitada só nesta área, mas também envolve a sociedade, economia, educação e cultura.

Um tópico em destaque é a energia sustentável que é gerada e fornecida de modo a atender as necessidades atuais, porém sem comprometer a capacidade das gerações futuras como é feito na obtenção de energia convencional (hidrelétrica), que geram alguns efeitos contrários para sua utilização e que não se tornam limpa e sustentável.

Um dos desafios da atualidade é poder juntar o poder da tecnologia de uma forma para melhorar e ajudar na geração, armazenamento e transmissão com menos ou nenhum malefício ao planeta usando os recursos de uma maneira inteligente e suprindo as necessidades atuais.

Destacando o momento vivenciado pelo Brasil neste último ano é indispensável citar sobre o aumento desenfreado em um curto período de tempo dos reajustes nas tarifas devido a alguns acontecimentos pelo governo brasileiro, isto mostra a importância neste momento de fontes alternativas junto com o uso de tecnologia alternativa e as restrições vivenciadas pela população devido a estes fatos.

Em resposta a todos estes tópicos, o objetivo da pesquisa é verificar e viabilizar o sistema piezoelétrico em um local público, em uma área pública pré-determinada, a fim de obter energia de forma sustentável para iluminação e ventilação deste espaço durante seu expediente através da energia obtida pelas “pisadas” dos usuários e assim trazer benefícios ao local e as pessoas que utilizam este espaço.


Metodologia Empregada

A dependência de fontes fósseis de energia no mundo todo gera a necessidade de investimentos em novas fontes de energia. Neste cenário, a energia renovável tem sido alvo de diferentes estudos nos últimos anos. A busca por fontes alternativas de energia tem seguido por inúmeras frentes, dentre elas, os estudos que envolvem o conceito de captação ou colheita de energia.

A colheita de energia já vem sendo empregada por meio de diferentes métodos, seja por meio de parques eólicos e painéis solares. Porém, com a constante evolução tecnológica, a tendência é a miniaturização destas estruturas, menor consumo, mobilidade e portabilidade. Essa redução de tamanho e requisitos de energia torna concebível que alguns circuitos possam ser alimentados diretamente com energia extraída a partir do ambiente que o circuito opera. Dentre estas formas de extração de energia, tem-se a Piezoeletricidade, que é uma alternativa de energia limpa e ambientalmente correta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (710.1 Kb)   docx (426.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com