TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Por:   •  26/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.888 Palavras (20 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO

ALFREDO DE VASCONCELOS NETO - RA (2482625304) CECÍLIA DE FREITAS – RA. (2393994509)

RAFAEL LUZIARDI PUGA – RA. (3075554701) RICARDO MOREIRA RIBEIRO – R.A. (2394304709)

GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE RESÍDUOS SÓLIDOS

RIBEIRÃO PRETO – SP OUTUBRO - 2021

[pic 3]

ALFREDO DE VASCONCELOS NETO - RA (2482625304) CECÍLIA DE FREITAS – RA. (2393994509)

RAFAEL LUZIARDI PUGA – RA. (3075554701) RICARDO MOREIRA RIBEIRO – R.A. (2394304709)

GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar do 9º Semestre em grupo, apresentado à Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de: Fontes Alternativas de Energia; Geração e Distribuição de Vapor; Motores de Combustão Interna; Sistema de Gestão de Qualidade; Refrigeração, Ar-Condicionado e Ventilação.

Orientador: Prof. Alencar

.

RIBEIRÃO PRETO/SP OUTUBRO – 2021

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E SUA DESTINAÇÃO        6
  1. Destinação final dos resíduos sólidos        6
  2. Aplicações para os resíduos sólidos urbanos, industriais e agrossilvopastoris        8
  1. QUEIMA DE COMBUSTÍVEL PARA GERAÇÃO DE VAPOR        10
  1. Componentes do ciclo Rankine        11
  2. Cálculos ciclo Rankine        12
  1. MOTOGERADOR MOVIDO A BIOGÁS        15
  1. Composição química de um biogás        15
  2. Combustão completa do metano e do ar atmosférico        15
  3. Equivalência () do biogás com composição de 65% CH4 e 35% de CO2 utilizado no motogerador        16
  4. Poder calorífico de um biogás        17
  5. Fluxo de calor de um biogás        18
  1. USO DA FERRAMENTA 5W2H        19
  1. Quadro da Ferramenta 5W2H        21
  1. VAPOR GERADO A PARTIR DOS RESÍDUOS        22

CONCLUSÃO        23

BIBLIOGRAFIA        25

  1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento das nações tem exigido uma maior demanda energética, principalmente na área industrial. O suprimento de energia dessa grande demanda explora o uso de fontes renováveis e não renováveis para produção de energia. As fontes finitas crise geraram a crise energética mundial, e atualmente são buscadas soluções tecnológicas que consigam aliar a produção de energia com menor emissão de gases e resíduos sólidos. Nesse sentido o biogás que é derivado do tratamento de resíduos, apresenta-se como uma é uma alternativa interessante.

Dentro deste contexto, recuperação energética de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), é um meio viável para aliar atendimento da demanda energética junta a destina correta dos resíduos sólidos, que preserva a natureza e atende a os centros populacionais. Nas cidades brasileiras, a alta geração de resíduos sólidos aliados ao ainda alto custo de armazenagem, fazem com que sejam volumes crescentes de RSU acumulados e, historicamente, resulta em sérios problemas ambientais e de saúde pública. Com passar dos anos o descarte irregular de RSU causa contaminação de solos e lençóis freáticos e favorece a disseminação de doenças como dengue, leptospirose e esquistossomose, entre outras.

O tipo de resíduo sólido gerado tem relação com a cultura de seu país.

Em termos de geração de energia por meio do lixo, há países que já investem e se destacam. O Japão, por exemplo, é o país que menos envia seus resíduos para aterros, cerca de 15%, e o que mais os utiliza para recuperação de energia, 78%. O motivo deve-se ao fato de o país possuir pouco espaço físico para fazer aterros.

Neste trabalho será feita a avaliação do sistema de queima de combustível para a geração de vapor e será verificado o rendimento desse sistema quando alimentado por resíduos sólidos.

Será elaborado um relatório com a descrição do método adequado de separação dos resíduos, os processos utilizados para a geração de energia por biomassa e as possíveis aplicações desta para auxiliar na produção energética da cidade.

Num primeiro momento verificou-se os tipos resíduos sólidos desta cidade para então indicar as possíveis destinações desses resíduos.

Em seguida foi feita a análise da eficiência de um sistema de potência a vapor consiste em realizar balanços de massa e de energia aliados à segunda lei da Termodinâmica. Foi verificado se o sistema implantado na queima de combustível para geração de

vapor estava obtendo o máximo de rendimento possível, quando utilizado o combustível proveniente dos resíduos sólidos.

A terceira consistiu etapa em verificar as condições necessárias para que fosse possível utilizar um motogerador movido a Biogás proveniente dos biodigestores instalados no aterro sanitário.

A partir do uso da ferramenta 5W2H, foi feito um planejamento com o uso de sete palavras-chave, possibilitaram determinar a ação e auxiliar na tomada de decisão.

No final foi elaborado um relatório sobre a utilização do vapor gerado a partir dos resíduos com a finalidade de se avaliar o processo de refrigeração por absorção. Visto que o Brasil é um país com grande população e consequentemente grande produção de resíduos sólidos, é preciso que sejam tratadas com urgência e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (329.5 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com