TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTORIA DO TOYOTISMO

Pesquisas Acadêmicas: A HISTORIA DO TOYOTISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  1.666 Visualizações

Página 1 de 4

A HISTÓRIA DO TOYOTISMO

Quando falamos em Toyotismo, de primeiro instante nos vem a pensar que esta palavra tenha algo à ver com a empresa montadora de carros, a Toyota.

Para melhor conhecer o que vem à ser o Toyotismo, as suas características, impactos no ambiente econômico e empresarial, iremos saber de início como a idéia do Toyotismo surgiu.

O sistema Toyota de produção emergiu com a automação inteligente de Sakichi Toyoda (utilizando o Princípio de Jidoka) e com a idéia da produção “Just in time”(tempo justo) de seu filho Kiichiro Toyoda.

O Princípio de Jidoka consiste na automação com toque humano, ou seja, complementa a supervisão do produto antes da continuidade na linha de produção, eliminando produtos defeituosos e a superprodução, atentando para a correção do problema e assegurando para que este não se repita. O modo de produção “Just in time”, consiste em produzir de acordo com o que é vendido para o cliente, minimizando o desperdício, eliminando o estoque e o principal, produzir com máximo de qualidade.

Um Engenheiro Mecânico chamado Taiichi Ohno, aperfeiçoou mais tarde esses conceitos de Sakichi e Kiichiro, e com o apoio do engenheiro japonês Eiji Toyoda, Taiichi colocou-os em prática.

O conceito de automação inteligente (Jidoka) nasceu nos teares desenvolvidos por Sakichi Toyoda, o fundador do grupo Toyota.

Normalmente, a tecelagem sempre foi um trabalho manual, onde o tecelão fornecia o fio na horizontal movimentando um pente de fios para frente e para trás, entre os fios verticais. Sakichi ficava observando sua mãe trabalhando nesse tear manual original de madeira em 1890, e esse tear era de fácil operação e quase 50% (cinqüenta por cento) mais eficiente do que os teares anteriores. O tecelão poderia mover o pente de fios para frente e para trás somente com uma mão, e fornecer fio horizontal ao mesmo tempo. Logo isso, Sakichi começou a trabalhar em teares mecânicos.

Em 1896, Sakichi Toyoda criou o primeiro tear mecânico no Japão, aperfeiçoando sua invenção cada vez mais. Em 1924, Sukichi e seu filho Kiicihiro tiveram uma idéia brilhante e desenvolveram o primeiro tear mecânico do mundo que fornecia o tecido na vertical e o fio na horizontal com o máximo de segurança, sem interromper o trabalho. O nome para o tal tear foi o Modelo G.

Os teares tradicionais diferem muito para o Modelo G. Eles desperdiçavam muito materiais, e quando os fornecedores de fios verticais arrebentavam o que era freqüente neste tipo de tear, a máquina não parava, ocorrendo a perda de muito material.

Para evitar o desperdício, Sakichi e Kiichiro instalaram um medidor fino de metal nos fios verticais (como se fosse um sensor de presença na atualidade), onde este quando deslizasse, parava o tear.

Esta idéia de parada automática para evitar o desperdício foi totalmente adquirida e extraordinária na época, pois Sakichi desenvolveu sensores sofisticados que aperfeiçoou a produção, pois eliminou a necessidade de um operador cuidar de cada tear por vez. Agora um operador poderia cuidar mais de 30 teares evitando o desperdício de material. O Modelo G atraiu fortemente a atenção da Europa e dos Estados Unidos.

Com essas etapas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com