TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Do Notebook.

Artigo: A Historia Do Notebook.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 6

A história do Notebook

A história do notebook começa no século XIX, por incrível que pareça. A criação do computador, e consequentemente do notebook, começou pelas mãos do matemático inglês Charles Babbage. Em 1822, ele terminou seu projeto de uma máquina de calcular, que acabou se tornando a precursora das calculadoras digitais e do computador, hoje tão utilizadas por todos nós.

A máquina de Babbage reproduzia os resultados das somas, subtrações, divisões e multiplicações em cartões perfurados ou em papéis impressos pela própria máquina. Cerca de um século e meio após este invento, os computadores já faziam parte do aparato tecnológico de empresas, mas não ofereciam ainda uma facilidade para ser transportado.

Em 1981, a empresa de computação americana Osborne criou o Osborne 1, primeiro computador portátil comercial. Apesar de vir em um estojo, que quando fechado podia ser transportado como uma mala, ele era ligado direto na tomada e depois de um tempo pôde ser alimentado com uma bateria, que o fazia funcionar fora da tomada por uma hora. Naquela época isso era inacreditável, um feito tecnológico! O aparelho possuía um monitor de 5 polegadas e custava mais ou menos US$ 1.800,00, com um peso de 12kg.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/2231-a-historia-dos-notebooks.htm

Mas foi a Compaq que lançou em 82 o primeiro computador portátil compatível com o IBM PC (referência em desktop até então). Abrigavam seus 12,5 kg um CPU de 4,77 MHz, memória RAM de 128 KB, disco de 320 KB e um monitor CRT de 9 polegadas, o que permitia que o computador fosse dotado de um sistema operacional DOS. Apesar do seu alto custo, U$ 3.500,00, sua compatibilidade fez do portátil da Compaq um sucesso e promoveu a marca.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/2231-a-historia-dos-notebooks.htm

Mais tarde no mesmo ano, a Epson entra no mercado dos portáteis com seu modelo Epson HX-20, o primeiro a apresentar as dimensões de um caderno (notebook em inglês). Seu tamanho era aproximadamente o mesmo de uma folha de papel A4 e pesava pouco mais que 1,5 kg. Sua tela de LCD tinha resolução de 120 x 32 pixels, 16 KB de memória RAM, um drive de fitas mini-cassete e uma impressora similar a uma caixa registradora.

Muitas empresas estavam apostando nesta nova fatia promissora da informática, o que colaborava muito para o rápido desenvolvimento dos modelos. Em 84, a IBM entra na briga e lança o seu primeiro computador portátil: o IBM 5155. Embora similar ao Osborne 1, o 5155 apresentava uma configuração impressionante para a época: 256 KB de memória RAM.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/2231-a-historia-dos-notebooks.htm

Além de tecnologia, a concorrência impulsionava os fabricantes a desenvolver modelos de formatos variados. Em 85, o TRS-80 model 200 da Radio Shack foi o primeiro notebook dobrável como um caderno. Este modelo, adotado até hoje, permite que o monitor ocupe maiores dimensões ocupando uma das metades.

Em 1988 foi a vez da NEC introduzir seu modelo Nec Ultralite ao mercado e um ano depois a Apple lança o Macintosh Portable. Mas foi em 1990 que começaram a ser notados os primeiros saltos tecnológicos nos notebooks com o SLT/286 da Compaq. Além de evoluir seu processador para um 286, este foi o primeiro modelo a contar com uma tela VGA (até então todos os notebooks eram monocromáticos).

As inovações do Thinkpad

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/2231-a-historia-dos-notebooks.htm

Com o avanço das máquinas, em 92 a IBM lança um dos laptops mais importantes da história: o Thinkpad. Com Windows 3.1 operando em um processador 486 de 50 MHz, 4 MB de memória RAM e 120 MB de disco rígido. Também foi o primeiro a incorporar o trackpoint, um substituto ao mouse localizado no meio do teclado.

Além de ser o primeiro tornar o Windows portátil, em 94, a linha Thinkpad inova mais uma vez com o primeiro notebook a trazer um drive de CD. Em 1997 foi a vez de o Thinkpad apresentar um drive para a leitura de DVDs, um verdadeiro luxo para a época. Sem dúvidas, este foi um dos modelos que mais colaboraram para a evolução tecnológica dos laptops.

Tecnologia portátil

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/2231-a-historia-dos-notebooks.htm

Embora já possuíssem Windows e recursos dignos de um computador de mesa, na época os notebooks ainda não possuíam dimensões muito práticas. Em 94, a NEC lança o primeiro computador com 2 cm de espessura e cerca de 1,6 Kg, os mesmos padrões adotados atualmente. A máquina já incorporava o mouse TrackBall e processadores 486, mas seu monitor ainda apresentava o padrão monocromático.

Até então, internet era sinônimo de cabos, mas esta história

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com