TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTRUTURAS

Por:   •  27/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

Na terça-feira, 13 (treze) de novembro do mês corrente, o arquiteto Allan Araujo ministrou o Seminário da disciplina de Materiais de Construção com a temática de Impermeabilização de Estruturas. Seminário este que ocorreu no Centro Cultural do Campus Olezio Galotti – Três Poços. O ministrante possui a função de consultor da empresa Vedacit.

        A empresa Vedacit, está inserida no mercado brasileiro desde 1936. Vedacit oferece uma grande diversidade de materiais, dentre eles: impermeabilizantes, aditivos para concretos e argamassas, desmoldantes, adesivos, pinturas asfálticas, mantas líquidas, revestimentos, mástiques, tintas, imunizantes para madeira, proteção superficial e argamassas. Possui três unidades fabris - São Paulo, Itatiba e Salvador.

        A impermeabilização possui a função de proteger sistemas prediais – concreto, armadura, aço, madeira, entre outros. O Projeto de impermeabilização consiste em elaborar, analisar, planificar, detalhar, descriminar, especificar e adotar todas as metodologias que objetivem o bom desempenho das impermeabilizações. O Projeto de Impermeabilização segue os padrões da NBR 9574, NBR 9575 e NBR 15575. O custo desta etapa equivale de 2 a 3% do custo total da obra. Caso esta etapa não seja realizada, imprevistos podem ocorrer, correspondendo a 80% dos problemas nas construções. O custo de reparo representa 25% do custo total da construção.

        Um dos problemas que podem ser originados é a infiltração, que pode ser classificada como: capilaridade, percolação e eflorescência.

        As vantagens do projeto de Impermeabilização são: evita-se desperdícios com quebra e refazimento; definição das etapas de serviços, para evitar inadequação do cronograma; prevenção de possíveis problemas de patologia devido a escolha de sistemas de impermeabilizantes inadequados.

        A NBR 9575, classifica os tipos de impermeabilização, são elas:

                Impermeabilização rígida: conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas não sujeitas à fissuração.

                Impermeabilização flexível: conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas sujeitas à fissuração.

        A NBR 15575 define os tipos de áreas que podem ser encontradas na construção civil, são elas:

                Áreas Molhadas: áreas da edificação cuja condição de uso e exposição pode resultar na formação de lâmina d’água pelo uso normal a que o ambiente se destina (por exemplo, banheiro com chuveiro, área de serviço e área descoberta).

                Áreas Molháveis: áreas da edificação que recebem respingos de água decorrentes da sua condição de uso e exposição e que não resulte na formação de lâmina d’água pelo uso normal a que o ambiente se destina (por exemplo, banheiro sem chuveiro, lavabo, cozinha e sacada coberta).

        A água pode ser a grande vilã caso a construção não seja projetada corretamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com