TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

Por:   •  17/1/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Os ambientes de trabalho em que estão presentes máquinas e equipamentos, não são inseguros por natureza. O que os tornam inseguros é a forma como se planeja o layout da linha de produção, a utilização de equipamentos com projetos equivocados em relação às proteções, a maneira como se planeja o layout, o modo de transporte de materiais e a falta de manutenção correta das máquinas, pois todas desgastam com uso. O pensar antes de agir é que o que torna o ambiente seguro e reduz a exposição do trabalhador aos riscos.

Reflitam sobre a importância da organização e do planejamento no meio ambiente de trabalho e respondam à seguinte pergunta:

  • O que mantém o trabalhador seguro, nas atividades envolvendo a construção civil? Sorte, organização, planejamento ou todos?  

A construção civil é um setor importante da economia brasileira. Essa atividade envolve processos muitos complexos, na qual expõe os seus colaboradores aos mais diversos riscos laborais. Existe grandes desafios na área de segurança do trabalho para esse setor, principalmente no que tange a prevenção de acidentes, pois geralmente enfrentam problemas como: colaboradores com baixa instrução, condições insalubres nos canteiros de obra, negligência do empregador, além de baixa eficiência e desperdício nas obras.

Portanto, para manter um ambiente seguro, livre de acidentes, é necessário um trabalho de planejamento, organização e cooperação entre colaboradores e empregadores, no intuito de colocar em prática as Normas Regulamentadoras existentes e ter fiscalização do hábito de ter sempre consciência em cumprir com as recomendações. Não existindo um plano de ação não tem como criar o hábito e nem a possibilidade de cobrança, colocando toda a operação e atividade em risco iminente de acidentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (215.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com