TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE PROTEGER AS PONTAS DOS VERGALHÕES QUE FICAM EXPOSTOS NA CONSTRUÇÃO

Por:   •  26/8/2019  •  Monografia  •  7.462 Palavras (30 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]       Universidade Candido Mendes

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ALAN LEONARDO DOS SANTOS

A IMPORTÂNCIA DE PROTEGER AS PONTAS DOS VERGALHÕES QUE FICAM EXPOSTOS NA CONSTRUÇÃO

        

São Simão, GO

2019

ALAN LEONARDO DOS SANTOS

        

A IMPORTÂNCIA DE PROTEGER AS PONTAS DOS VERGALHÕES QUE FICAM EXPOSTOS NA CONSTRUÇÃO

Monografia apresentada à Universidade Candido Mendes como exigência parcial à obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.

 

 Orientador: Luiz Roberto Pires Domingues Junior

        

São Simão, GO

2019

Resumo

A Segurança do Trabalho é um tema de grande relevância, dentro da construção civil. A Indústria da Construção Civil mantém elevados índices de Acidentes de Trabalho e apresenta uma das piores condições de segurança do trabalho, em nível mundial, entre os riscos existentes, temos vergalhões com as pontas desprotegidas. A ausência de proteção e a desorganização e limpeza na obra, associada a falta de Euipamentos de Proteção Individual faz com que os índices de acidentes fiquem elevados.O objetivo deste estudo foi verificar o nível de conscientização dos proprietários de obras em São Simão – GO, 2019, em relação a importância de proteger as pontas de vergalhões que ficam expostas nas obras. Foi realizado uma revisão bibliográfica, utilizando livros, monografias, artigos, internet e realizado uma entrevista com os proprietários de construções, para mensurar os dados. Foram identificados três proprietários de obras da construção civil de pequeno porte na cidade de São Simão. Tais obras foram selecionadas entre as demais da cidade por estar em uma fase intermediária da obra, visto que neste estágio concentram-se diversas atividades relacionadas à construção civil, permitindo melhor avaliação do risco e comparação entre as obras estudadas. A avaliação final da cocnscientização por parte dos proprietáros das obras sob o ponto de vista do tema principal levantado na entrevista, foi insatisfatório, apesar que pudemos observar em duas das três empresas uma maior organização e limpeza na obra, mas a principal questão que foi o tema específico, que foi a  proteção das pontas dos vergalhões desprotegidas, todas as obras visitadas estavam irregular.

Palavras-chave: Proteção das pontas de vergalhões; Conscientização; Construção Civil

Sumário

  1. INTRODUÇÃO        05
  2. OBJETIVOS        07
  1. OBJETIVO GERAL        07
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        07
  3. TEMA        07
  4. PROBLEMA DE PESQUISA        07        
  1. JUSTIFICATIVA        08
  2. REVISÃO DE LITERATURA        09
  3. METODOLOGIA        10
  4. DESENVOLVIMENTO DO TEMA        12
  1. CUSTOS COM ACIDENTE DE TRABALHO        13
  2. CAUSAS DOS ACIDENTES DE TRABALHO        15
  3. NORMAS REGULAMENTADORAS        18
  4. MUDANÇAS NO CENÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL        19
  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO        21
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS        27

REFERÊNCIAS        28

  1. INTRODUÇÃO

          No Brasil, a preocupação com a Segurança do Trabalho ganhou ênfase a partir de 1970, quando o país passou a ser recordista mundial em número de acidentes, decorrentes das más condições do trabalho e da ausência de uma  política preventiva eficiente. A partir daí, trabalhadores, empresários e governo passaram a reunir esforços para reverter tal quadro adverso (MICHEL, 2001).

A Indústria da Construção Civil possui grande destaque entre os diversos ramos da cadeia produtiva nacional. Pertence ao grupo dos setores que mais empregam no país, sendo de relevante importância para a economia.

Por outro lado, é um dos principais responsáveis pela geração de prejuízos ao Brasil, devido aos Acidentes de Trabalho gerados, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Ministério da Previdência e Assistência Social (DRAGONI, 2005).

A busca constante pelo aprimoramento das técnicas construtivas, visando à redução dos custos e maior lucro para as empresas e proprietários de obras, tem como conseqüência o aumento no índice de acidentes de trabalho. A saúde e a integridade física do trabalhador tendem a ficar em segundo plano, podendo ocasionar perdas de ordem econômica, social e familiar, além do risco de morte.

Outro fator importante se refere ao baixo grau de instrução de seus colaboradores, o que contribui para elevados índices de acidente de trabalho na área da Construção Civil. O processo de conscientização e treinamento para a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) torna-se uma árdua tarefa e assim, situações evitáveis podem gerar acidentes.

Deve-se levar em consideração a ausência de estabilidade no emprego dos profissionais que atuam no setor da construção civil. Em muitos casos, o tempo de duração do emprego corresponde à duração da execução da obra, gerando alta rotatividade dos funcionários de uma obra para outra, dificultando a adaptação, capacitação e treinamento destes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.3 Kb)   pdf (496.7 Kb)   docx (149.1 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com