TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA E AS DIVERSAS APLICAÇÕES DO CONCEITO DE PRESSÃO

Por:   •  26/9/2020  •  Resenha  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE PROFESSOR MIGUEL ÂNGELO DA SILVA SANTOS – FeMASS

A IMPORTÂNCIA E AS DIVERSAS APLICAÇÕES DO CONCEITO DE PRESSÃO

Marcus Vinícius Barbosa de Queiroz

MACAÉ-RJ

2020

Marcus Vinícius Barbosa de Queiroz

A IMPORTÂNCIA E AS DIVERSAS APLICAÇÕES DO CONCEITO DE PRESSÃO

Trabalho apresentado na disciplina de  Física 2 da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos como parte dos requisitos para aprovação.

Macaé-RJ, 30 de agosto de 2020.

Professor Diego Cesar Cavalcante de Andrade

Macaé-RJ

2020

Introdução

É importante antes de descrever a importância do conceito de pressão é necessário compreender o seu conceito. A pressão é a razão entre o módulo da força normal que atua sobre determinada superfície e a área desta superfície, ou seja, , e a sua unidade de pressão no Sistema Internacional de Unidades é Newton/m² que é igual a 1 Pa (Pascal).  E é importante entender que pressão exercida pela força F (perpendicular à área) é uma grandeza escalar.[pic 3]

A pressão está presente em nosso cotidiano em diferentes formas, por exemplo, nas pegadas dos animais, pressão atmosférica que é a enorme massa do ar existente que atua sobre todos os seres vivos da terra, pressão no fundo do mar na qual cada vez mais que descemos na profundidades do mar, há o aumento da pressão das forças atuantes no corpo e etc.

Tipos de Pressão

Existem alguns tipos específicos de pressão, por exemplo:

  • Pressão arterial:
  • A pressão arterial consiste na força que é feita pelo sangue nas paredes dos vasos sanguíneos, graças à função do coração.
  • Pressão absoluta:
  • A pressão absoluta é medida relativamente ao vácuo absoluto e consiste na soma da pressão relativa e a pressão atmosférica. É a pressão que é feita dentro de um manômetro, pelo material cuja pressão se pretende conhecer.
  • Pressão atmosférica:
  • Pressão atmosférica é uma consequência da gravidade e é a pressão que é feita pelo ar da atmosfera em relação à superfície terrestre, podendo também corresponder à pressão que é exercida sobre uma camada de ar. Quanto maior a altitude, menos a pressão atmosférica.
  • Pressão hidrostática:
  • É obtida através do quociente entre a força "normal" (F) que atua em um líquido do lado de um objeto e que é independente da sua orientação. Pode variar dependendo da profundidade do objeto considerado.

Documentário Maravilhas Modernas: Pressão

O documentário trata da pressão no dia a dia, onde está presente e como pode ser utilizado em diversos casos, por exemplo, na mangueira de incêndio dos bombeiros, refrigerantes, ar comprimido mãe d’agua e depósitos de água sobre os prédios,. Estes tipos de pressões são controlados de maneira a não se tornarem destrutivas, diferentemente de uma bomba que através da sua explosão é gerada uma pressão com força suficiente para realizar destruição que pode ultrapassar a barreira do som.

O ar comprimido é muito utilizado na indústria por sua capacidade de ser versátil, e pode ser utilizado de duas maneiras; como energia e como parte do processo. São referidos como “Ar para Energia” e “Ar Ativo”, respectivamente. No ar de energia é utilizado para armazenar e transmitir energia com o objetivo de realizar trabalhos mecânicos, por exemplo, mandris pneumáticos, ar de partida pra grandes motores e equipamentos pneumáticos de produção. E o ar ativo, é necessário como parte ativa e integrante de um determinado processo, ou seja, ele entra em contato com o produto, a fim de ter uma maior qualidade do ar que vai interagir com o produto, por exemplo, ar de respiração hospitalar, farmacêuticos e produtos químicos.

Um aspecto interessante foi a carbonatação que é o processo que não consiste em apenas adicionar bolhas em uma bebida, mas mantê-las com qualidade. Ela acontece por meio de uma reação química, com a dissolução de dióxido de carbono (Co2) na água (H2O), onde ocorre o borbulhamento de CO2 no líquido e que quanto mais pressão for mais rapidamente o gás se dissolve na água. Este procedimento influência na cor, brilho, odor, sabor e textura da bebida, assim como, também, tem a capacidade de desacelerar a produção de bactérias.

Outro ponto importante é os dos líquidos sob pressão, como o sistema intensificador de água (Intensificador hidráulico), que a partir de uma bomba hidráulica gera uma pressão de 206 bares e esta pressão é transferida para um cilindro que usa um pistão para colocar a água  à uma pressão de 5200 bares, fazendo com que a água corte materiais de elevada dureza.

Documentário O Universo Submarino – Pressão Fatal

O documentário trata da pressão na água, a superfície da terra é composta por 71% de água e grande parte se encontra nos  mares, pesando 1 Kg por litro e tendo em média 3000 km de profundidade, atraída para o centro da terra pela força gravitacional estimasse que a água tenha o peso de  Kg.[pic 4]

O oceano é dividido em camadas, são elas:

  1. Zona epipelágica - até aos 200 m de profundidade;

        Conhecida como luz do sol e lar da maioria das espécies, que apesar de aparentemente ser rasa e aparentemente tranquila a pressão é perigosa, pois há uma extrema mudança de pressão. Os primeiros 11 metros sob a água são equivalentes aos totais 16 km de distância da atmosfera. Ao mergulhar é necessário tomar uma série de cuidados, principalmente ao voltar para a embarcação, é necessário subir aproximadamente 20 metros por minuto, senão pode-se desencadear uma série de riscos potenciais, por exemplo, trauma, hipotermia, toxicidade por gases, falta de ar por mau funcionamento de equipamentos ou planejamento de mergulho inadequado, porque o corpo humano não responde bem a mudança de altas pressões. E esta doença e conhecida como “doença da descompressão”, sendo necessário a utilização caso ocorre qualquer acidente na câmara hiperbárica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (305 Kb)   docx (617 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com