TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria das vantagens comparativas e aplica este conceito para determinar a vantagem comparativa do terreno

Seminário: Teoria das vantagens comparativas e aplica este conceito para determinar a vantagem comparativa do terreno. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/1/2015  •  Seminário  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  910 Visualizações

Página 1 de 4

1) Nesta questão o aluno deve dissertar sobre a teoria das vantagens comparativas e aplicar esse conceito para identificar qual a vantagem comparativa da localidade em que está instalado o seu Pólo de estudos.

Em economia, a teoria das vantagens comparativas (ou princípio das vantagens comparativas) explica por que o comércio entre dois países, regiões ou pessoas pode ser benéfico, mesmo quando um deles é mais produtivo na fabricação de todos os bens. O que importa aqui não é o custo absoluto de produção, mas a razão de produtividade que cada país possui. O conceito é muito importante para a teoria do comércio internacional moderno.

Na vantagem absoluta, cada país ou região se concentra em um nicho baseado nestas vantagens, beneficiando-se com a especialização em setores nos quais é mais eficiente, e comercializando os seus produtos com outros países ou regiões. Pela teoria das vantagens comparativas, mesmo que um país ou região não possua vantagem absoluta, ele pode especializar-se nos setores em que apresenta vantagem comparativa. Um país ou região tem vantagem comparativa na produção de um bem se tiver um custo de oportunidade menor que outro país ou região na produção deste mesmo bem. A comparação do preço interno com o preço praticado internacionalmente para o mesmo produto

Alterosa se destaca no cenário agropecuário pela existência de lavouras com tecnologias, o que lhe garante alta produtividade. Produtores locais são recordistas de produção agrícola, premiados em concursos promovidos pelo Estado. A cidade possui cerca de 1.300 propriedades rurais, com tamanho médio de 25 hectares. Em geral, concentram suas atividades na produção da pecuária de leite e corte, no plantio de café, milho e, recentemente, de batata. O modelo familiar de produção agropecuária é expressivo no município. (fonte: Wikipédia.com.br).

Portanto, certamente Alterosa, ao se especializar na agricultura terá um menor custo na produção agrícola em comparação com outras regiões, dessa forma poderá oferecer um melhor preço no produto.

2) Cite e comente os instrumentos de políticas protecionistas, que os governos podem adotar:

O protecionismo é um conjunto de medidas econômicas que visa favorecer as atividades produtivas internas de um país, com o objetivo de driblar a concorrência internacional. As medidas protecionistas são tomadas para proteger o mercado nacional e podem-se utilizar dos seguintes instrumentos:

• Impostos de importação (tarifas): valor adicional cobrado sobre as importações.

• Quotas à importação: estabelecimento de quantidades fixas de importação.

• Subsídios à exportação: benefícios concedidos aos produtos nacionais com vistas a ampliar o volume exportado.

• Política Cambial: envolve a administração monetária realizada pelas autoridades para a taxa de câmbio do país.

• Regulamentações administrativas: imposição de normas a produtos importados, com o objetivo de se restringirem as importações, como barreiras sanitárias (quando um país impede a entrada de um produto alegando contaminação), padrões de qualidade, etc.

3) Comente sobre a taxa de câmbio e sua importância no comércio internacional.

No comércio internacional utilizamos moedas diferentes. Daí surge à necessidade de convertermos uma moeda em outra, como forma de facilitar os intercâmbios comerciais. A taxa de câmbio é o mecanismo através do qual essa troca é possível, ou seja, é a expressão do número de unidades da moeda nacional por unidade de moeda estrangeira. A operação conhecida como taxa de câmbio faz a conversão da moeda nacional em moeda estrangeira. O número de unidades necessárias, em moeda doméstica, para adquirir uma unidade em moeda estrangeira tem sido regulado pela taxa de câmbio. Quando a taxa de câmbio torna a moeda brasileira desvalorizada, ou seja, mais “barata” em relação à estrangeira, consequentemente os produtos brasileiros tornam-se mais “baratos” no mercado internacional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com