TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Impermeabilização De Solos

Por:   •  2/3/2023  •  Ensaio  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3]

LAUDO TÉCNICO

Ensaio de infiltração do solo

Requerente: MARCCA ENGENHARIA

Ensaio de infiltração do solo:

O teste foi realizado da seguinte forma:

Em uma área de um metro quadrado (imagem 3), retirou-se a camada superficial do solo, em seguida abriu-se no centro uma cavidade de 30x30x30cm (Imagem 4), cujo fundo coincidiu com o plano útil de absorção. Foi raspado o fundo e os lados de cada cavidade com a ponta de uma faca para que ficasse bem áspero, retirou-se do fundo a terra solta e preenchida com uma camada de 5 cm de brita nº 1, bem limpa (imagem 5).

Em seguida foi mantida a cavidade cheia de água durante 4 horas. No dia seguinte foi cheia a vala com água, aguardando que a mesma escoasse completamente, em seguida enchida novamente a vala com água até a altura de 15 cm e cronometrados o período de rebaixamento de 15 cm para 14 cm, correspondente as alturas de água de cada vala.

Este procedimento faz com que as condições do terreno no local estudado se aproximem dos apresentados em épocas de grandes chuvas.

O Procedimento acima foi executado no terreno estudado e com os tempos obtidos, determinou-se através da curva do gráfico de tempo de infiltração por coeficiente de infiltração, a capacidade de absorção do terreno em L/M2/DIA.

IMAGEM (1)[pic 4]

Resultado do ensaio:

Conforme estudo do solo, realizado por 1 teste disposto na área em questão (Imagem 2), foi possível estimar a capacidade de absorção do solo no terreno estudado através da Formula: C=490/T+2,5, sendo (T) o tempo que levou para o nível da água ser rebaixado 1cm:

TABELA (1) - RESULTADOS

[pic 5]

IMAGEM (2)

[pic 6]

IMAGEM (3)

[pic 7]

IMAGEM (4)

[pic 8]

IMAGEM (5)

[pic 9]

TABELA (2)

[pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (964 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com