TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Impermeabilização do Solo e Poluição Difusa

Por:   •  6/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

Impermeabilização do solo e poluição difusa

  1. Quais são as externalidades negativas (impactos) resultantes dos processos de urbanização?

O crescimento urbano aliado a falta de planejamento ocasiona inúmeros impactos negativos, como por exemplo: proliferação de habitações irregulares, precariedade do saneamento básico, disseminação de favelas, ocupação de áreas de proteção ambiental, colapso do sistema de transporte coletivo, congestionamento no transito, impermeabilização do solo como fator desencadeador das enchentes e inundações, aumento dos processos erosivos, assoreamento dos rios, além do desemprego e da violência nos centros urbanos.

  1. Cite e descreva os métodos utilizados para o controle da poluição difusa.

Trincheiras de infiltração: São estruturas lineares que armazenam a agua precipitada por tempo suficiente para sua infiltração no solo, funcionando como reservatórios convencionais de amortecimento de cheias em relação aos reservatórios convencionais, favorecendo a infiltração e reduzindo o volume escoado, e, consequentemente o risco de inundações. As trincheiras de infiltração têm tipicamente 0,9m a 3,6m de profundidade e em seu preenchimento é utilizada pedra grossa, permitindo o armazenamento temporário da água no espaço vazio do material e sua posterior percolação.

Pavimento poroso: O conceito do pavimento poroso foi desenvolvido nos anos de 1970, Filadélfia, Estados Unidos. Para a produção do pavimento poroso, tanto o asfalto como o concreto não podem ter agregados finos, isto é, < 600 µm, e o número de vazios varia de 40% para o asfalto e 17% para o concreto. Os pavimentos permeáveis são classificados em pavimento de asfalto poroso, pavimento de concreto poroso e pavimento de bloco de concreto preenchido com areia ou grama. Apresentam algumas restrições, como alto nível de camada impermeável do solo, solo com baixa permeabilidade ou, afloramento do lençol freático. Neste caso, deve-se construir um dispositivo de drenagem por meio de tubos perfurados na camada permeável e criar uma camada impermeável entre o solo e a camada de reservatório de pedras.

Bacia de detenção seca: É um reservatório projetado para armazenar temporariamente o volume dos picos de escoamento superficial, liberando-o lentamente através de pequenos orifícios de saída, a fim de reduzir a descarga de pico da jusante. A bacia de detenção pode ser escavada ou ser uma barragem de terra ou de concreto; o fundo e os taludes podem ser terreno natural, terreno escavado ou de concreto. A montante da bacia é instalado um dispositivo como uma bacia de decantação e gradeamentos com o intuito de impedir a entrada de sedimentos maiores de lixo. A bacia de detenção tem boa eficiência na remoção de sedimentos e metais pesados e é razoável para os nutrientes. Entre eventos chuvosos, a bacia deve permanecer seca, e, portanto, no caso de bacias superficiais, a área ocupada pode ser utilizada para outros fins, como recreação, por exemplo. A manutenção deve manter a área livre, com bom aspecto estético e proteger a integridade estrutural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com