TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Televisão no Brasil

Pesquisas Acadêmicas: A Importância da Televisão no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  9.842 Palavras (40 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 40

A

Televisão

A Televisão

Índice

Televisão Comercial

Televisão Estatal

Televisão Educativa

Aplicações Especiais

Produção de programas de televisão

Planejamento e preparação

Colocação do programa no ar

Como Funciona a Televisão

Televisão em Outros Países

História

A Torre do Silêncio

Breves considerações Históricas

À Respeito da TV

Televisão

Televisão, ou Tevê, é uma dos meios de comunicação mais importantes para o homem. Ela leva imagens e sons de todo o mundo até milhões de lares. Com um aparelho de televisão, e sem sair de casa, uma pessoa pode acompanhar o discurso do presidente da República ou sua visita a um país estrangeiro. Pode ver os combates de uma guerra distante e assistir às discussões dos estadistas que tentam obter a paz. Os telespectadores dos estadistas podem ver e aprender a respeito de povos, lugares e coisas de países longínquos. A TV leva os seus espectadores até mesmo para fora da Terra. Ela lhes trás, por exemplo, a exploração do espaço pelos astronautas.

Além de todas essas coisas, a televisão leva a seus espectadores um fluxo contínuo de programas planejados para entretê-los. Na verdade, a TV fornece muito mais programas de entretenimento que de outra espécie. Eles incluem dramas cheios de ação; comédias leves; novelas; acontecimentos esportivos; espetáculos de variedades; perguntas e desenhos animados; e filmes.

Nos países em

que a TV é de uso comum, cada televisor fica ligado, em média, cerca de seis horas por dia. Desta forma, a televisão tem um influência importante sobre o emprego que as pessoas fazem do seu tempo, e igualmente sobre o que elas vêem e aprendem.

Por causa da sua popularidade, a televisão tornou-se uma forma importante de atingir as pessoas com mensagens publicitárias. A maioria das estações de televisão leva ao ar centenas de comerciais por dia. No Brasil, em 1978, 56,2% do investimento total em publicidade foram destinados à televisão, e os 20 maiores anunciantes gastaram com este veículo uma média de 70% de sua verba.

A palavra televisão vem da palavra grega tele que significa longe, e do verbo latino videre, que significa ver. Assim, televisão quer dizer visão à distância. A maioria das imagens e sons recebidos por um aparelho de televisão são enviados de uma estação através de sinais eletrônicos denominados ondas eletromagnéticas. O televisor converte novamente essas ondas em imagens e sons.

Televisão no Lar

O número de televisores em uso no Brasil aumenta continuamente. Em 1954, havia 120.000; Em 1970, seis milhões (2,4 milhões no grande Rio e em São Paulo). Em termos absolutos, o Brasil é o nono país do mundo em número de receptores de tevê. Na América Latina é o primeiro, seguido do México e do Argentina. Com a audiência média de três a 3,5 pessoas por aparelho, calcula-se que 20% da

população sejam atingidos pela televisão. Em 1970, 50 milhões de brasileiros assistiram, via satélite, á transmissão da Copa do Mundo, no México.

O número de emissoras passou de três, em 1953, para mais de 75 em meados da década de 1970. Existem três grandes cadeias nacionais de televisão no Brasil: Rede Tupi, a mais antiga, com 20 emissoras espalhadas pelo país, liderada pela Tevê Tupi de São Paulo; Rede Globo, a maior cadeia de comunicações da América do Sul, dominando 60% do mercado brasileiro. Inaugurada em 1965, no Rio de Janeiro, é composta por 31 emissoras, em todo território nacional, das quais cinco pertencem a Globo e as demais são filiadas. Trabalha com enlace reversível Rio - São Paulo, que permite projetar simultaneamente imagem colhidas nas duas cidades; e Rede Bandeirantes, formadas por 13 emissoras espalhadas pela Tevê Bandeirantes de São Paulo.

Televisão Comercial

Em todo o mundo, as estações comerciais de televisão transmite muito mais programas de entretenimento que de outra espécie. De um modo geral, a programação inclui seriados leves ou cheios de ação, cujos personagem podem ser mocinhos, detetives, médicos ou advogados; telenovelas; espetáculos de variedades que exibem comediantes, dançarinos e cantores; e filmes, inclusive alguns feitos especialmente para a tevê. No horário diurno, são mostrados desenho animados.

Um outro tipo de programa de televisão comercial é uma

apresentação de informação dramática, mas não ficcional. Alguns documentários de televisão divertem ao mesmo tempo que informam. Esses documentos podem tratar de povos, animais e coisas de lugares distantes. A tevê também apresenta documentos sem diversão, como os estudos sobre alcoolismo, uso de drogas, pobreza, preconceito racial, situação das prisões ou outros assuntos.

As estações comerciais de televisão também transmitem programas de entrevistas, nos quais um entrevistador ouve pessoas dos mais diferentes modos de vida.

As estações comerciais de televisão fazem ainda, a cobertura de quase todos os tipos de eventos esportivos, desde beisebol e o futebol ao tênis de mesa ou pára-quedismo. A cada quatro anos, a tevê leva aos seus espectadores os coloridos Jogos Olímpico, muitas vezes realizados do outro lado do mundo.

Todas as estações comerciais levam ao ar, diariamente noticiários locais, nacionais e internacionais. Muitas estações também interrompem sua programação normal para apresentar extensas coberturas de acontecimentos extraordinários, como lançamentos espaciais, pronunciamentos políticos importantes ou guerra e revoluções.

A publicidade constitui uma parte integrante da programação da televisão comercial. Os comerciais de televisão aparecem no meio dos programas ou nos intervalos entre eles. A grande maioria dos comerciais tenta convencer os telespectadores a comprarem algum tipo de

produto de sabonetes e cigarros a automóveis e apartamento. Em certos países a propaganda de cigarros e medicamentos pela televisão é proibida.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com