TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do uso dos equipamentos de proteção individual

Por:   •  28/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

A importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no laboratório químico[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Conviver em um laboratório químico envolve frequentemente o contato com objetos, materiais e substâncias potencialmente perigosas, no qual todo cuidado é necessário. Os riscos existentes são diversos independentemente do tipo de atividade exercida, eles podem ser químicos ou físicos. Esses riscos podem ser minimizados ou até mesmo eliminados mediante: O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), adequados ao risco.

Para quem executa qualquer tipo de tarefa dentro de um laboratório químico, o uso de EPIs se torna obrigatório, uma vez que serve como uma barreira para proteger o corpo contra os riscos e perigos de substâncias e materiais perigosos.

O jaleco é um importante dispositivo de proteção individual, que tem como função de proteger a pele e as roupas nas diversas atividades laboratoriais e deve ser usado sempre limpo e justo, sendo até a altura do joelho, de mangas compridas, sistema de fechamento nos punhos por elástico ou sanfona e fechamento até a altura do pescoço. É muito importante também que seja de algodão, pois o nylon, em caso de acidente com fogo gruda na pele.

A luva deve ser um dos primeiros acessórios a ser colocado no corpo antes de qualquer procedimento. Muitas substâncias podem ultrapassar a pele, o que oferece riscos à saúde. Sua utilização é indispensável antes de toda e qualquer análise que envolva contaminantes, substâncias tóxicas e corrosivas, além de materiais irritantes. Devem ser confeccionadas com material resistente e maleável, anatômicas, devem ter baixa permeabilidade e compatibilizadas com as substâncias manipuladas.

        A máscara é um dispositivo indispensável para se proteger durante procedimentos em que são manuseados gases e substâncias tóxicas. Aqueles que deixam de utilizar máscaras de proteção estão se expondo a vapores tóxicos que podem comprometer a saúde, uma vez que muitos procedimentos lidam com materiais particulados e que, em contato com a corrente sanguínea, podem ocasionar problemas no aparelho respiratório e levar a intoxicações graves. O material pode variar conforme o tipo de risco, podendo ser encontradas com filtro mecânico, filtro combinado ou filtro químico.

Os óculos de proteção e escudos faciais são de extrema importância e que, em hipótese alguma, podem deixar de serem utilizados. Eles conferem ao usuário segurança em todas as atividades que possam produzir salpicos, respingos e aerossóis, assim como possível projeção de estilhaços pela quebra de materiais contaminados com substâncias químicas, além de vapores tóxicos que podem afetar o local exposto. É importante destacar que o material deve ser transparente, rígido e leve, cobrir completamente a área dos olhos e não pode comprometer o campo de visão, ou seja, que não distorça a imagem. A utilização deste tipo de EPI é indispensável quando estiver manuseando substâncias que ofereçam periculosidade à saúde dos olhos.

Grande parte dos acidentes ocorre principalmente pela não observância das normas de segurança e a utilização incorreta ou o não uso de equipamentos de proteção individual adequados ao risco, por isso é muito importante que a segurança seja uma preocupação constante e prioritária a todos os seus usuários, para que a probabilidade de ocorrência de acidentes seja minimizada e a integridade das pessoas seja preservada.  

Referências Bibliográficas

-Equipamentos de Proteção Individual. . [Acesso em 24/06/2017].

-Normas do laboratório. Disponível em: . [Acesso em 24/06/2017].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (78.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com