TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso Adequado dos Equipamentos de Proteção Individual na Redução das Radiações Ionizantes

Por:   •  21/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

IMAGINOLOGIA

JUCIMAR DA SILVA ARAUJO

Uso adequado dos equipamentos de proteção individual na redução das radiações ionizantes

FEIRA DE SANTANA - BA

2018


JUCIMAR DA SILVA ARAUJO

Uso adequado dos equipamentos de proteção individual na redução das radiações ionizantes

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Unyleya como requisito para a obtenção do título de especialista em Imaginologia.

Orientador: Profº Ms. Igor Duarte.

FEIRA DE SANTANA - BA

2018[pic 2][pic 3]


AGRADECIMENTOS

Agradeço a DEUS por todas as conquistas alcançadas. As dificuldades são diárias porem as bênçãos são concretizadas. Gratidão eterna ao Deus criador e a minha família pelas cumplicidades.

[pic 4]

DEDICATÓRIA

        

Dedico este trabalho a minha amiga Professora Sonia Ventura, pelos incentivos, apoios prestados. Ao meu irmão Julio Araujo pelo carinho dedicado todo o momento. Porem nunca é demais agradecer e dedicar algo que seja construtivo á Deus, o Pai todo poderoso. Obrigado Deus.

[pic 5]

   INTRODUÇÃO[pic 6]

A crescente demanda de exames radiológicos nos grandes centros urbanos, fez surgir a idéia do uso adequado das barreiras físicas nos profissionais das técnicas radiológicas, pacientes e dos indivíduos ocupacionalmente expostos, que estão sujeito a riscos inerentes causados pelas radiações ionizantes. E para os profissionais que atuam nesta área, é de extrema importância o conhecimento sobre radioproteção. Todavia, buscou-se pesquisar a literatura para alcançar o objetivo do trabalho.

A radiologia passou por grande evolução no último século. O desenvolvimento de equipamentos para procedimentos diagnósticos com tecnologia digital melhorou consideravelmente a qualidade das imagens, proporcionando maior precisão nos diagnósticos médicos, contribuindo para o sucesso dos tratamentos e a elevação da expectativa de vida das pessoas (Friedland G, Friedman MW, 2000).

Destaca-se a atenção especial que vem sendo destinada à radiação ionizante a partir da descoberta dos raios x. Apesar de ser consideradas umas das principais descobertas do século XIX, é importante ressaltar que alguns efeitos adversos podem emergir. No organismo vivo, a ação ionizante se faz sentir especialmente nos cromossomos, cujos efeitos se manifestam durante a divisão celular, causando a evolução anormal ou morte celular (MELO; MELO, 2008).

A radiação ionizante para diagnostico médico traz inúmeros benefícios aos seres humanos, possibilitando a detecção de varias patologias, desde uma fratura vista por uma radiografia convencional, mamografias para a detecção do câncer de mama, tomografias computadorizadas para o diagnostico de tumores e a medicina nuclear, que faz uso de radionuclídeos para o estudo da fisiologia dos órgãos. Contudo, a dose de radiação ionizante ao tecido biológico pode ocasionar danos irreversíveis (ROBILOTTA, 2006).

A palavra “dose“ pode ser citado como uma dose absorvida esta definida como quantidade de energia da matéria pelos fótons ou partículas ionizantes por unidade de massa, sendo sua unidade o joule por quilograma, que recebe o nome especial de Gray ( Gy). Já a dose equivalente é a relação entre a dose absorvida média no órgão ou tecido e o fator de ponderação da radiação, fator este que leva em conta a dose absorvida media no órgão ou tecido e o fator de ponderação da radiação, fator que leva em conta a radiossenssibilidade do tecido ou órgão (ANDREUCCI, 2008).

Fernandes, Carvalho e Azevedo (2005) acrescentam que nos serviços de diagnóstico por imagem são observados atos de condições ambientais de insegurança. Observaram ainda, trabalhadores e pacientes convivendo em ambientes caracterizados pela acentuada periculosidade em detrimento aos altos níveis da radiações ionizantes baseados os limites estabelecidos por lei pela portaria 453/98 do Ministério da Saúde MS.

.

           JUSTIFICATIVA

A área da radiologia vem se expandindo a cada dia, são avanços tecnológicos nos diversos seguimentos para se chegar a um bom diagnóstico, trazendo benefícios para a vida e também malefícios no que tange a falta de conhecimento dos expostos e da maiorias dos profissionais que trabalham com estes equipamentos. A exposição a carga excessiva de radiações ionizantes oriundas dos equipamentos podem ocasionar seqüelas graves como o câncer. Sabe-se que o uso das vestimentas de proteção individual são importantes, pois podem evitar ou minimizar os efeitos decorrentes das radiações, no entanto  muitos ignoram as praticas seguras tanto para eles quanto para os demais indivíduos.

O presente trabalho torna-se importantes pois demonstra a importância do uso adequado dos equipamentos de proteção individual na redução das radiações ionizantes.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Demonstrar a eficácia do uso adequado dos equipamentos de proteção radiológicas pelos trabalhadores do serviço de bioimagem e pacientes, quanto á diminuição das radiações ionizantes.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Descrever os principais tipos de radiações ionizantes;

Apresentar os principais riscos e efeitos causados pela radiação ionizante

Comprovar a eficiência do uso dos principais equipamentos de proteção radiológica no serviço de bioimagem.

 

4. METODOLOGIA

O presente estudo caracterizar-se-á através de uma revisão bibliográfica em fontes como livros, monografias, teses e em artigos  em banco de dados de diversas revistas nacionais e internacionais publicado, indexados em sites como: SCIELO, PUB MED, LILACS, SCIRUS e na BIREME, procurou-se verificar  na literatura.a eficácia do uso adequado das vestimentas de proteção radiológicas (VPRs) já descrito na literatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com