TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância e o aproveitamento da energia eólica no Brasil e no mundo

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 6

Título: Energia Eólica: A importância e o aproveitamento da energia eólica no Brasil e no mundo.

  1. Introdução
  2. A energia eólica e o vento
  3. Conversão da energia eólica
  4. Tipos de turbinas eólicas
  5. Entrevista com o Professor Ph.D.Departamendo de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco.
  6. Conclusão
  7. Referencias

Energia eólica: A importância e o aproveitamento da energia eólica no Brasil e no mundo

Gustavo de Sousa Coura

  1. Introdução

Visando a energia renovável e a tecnologia não poluente, a energia eólica esta sendo uma das principais alternativas para atender a sociedade prevalecendo qualidade, segurança e a redução de danos ambientais, causados pelo consumo excessivo de energia.

O aproveitamento desta energia ainda não atingiu o nível satisfatório, pois a imensa maioria da energia que usamos no Brasil e no mundo, não é de origem renovável, a energia pode ser utilizada de forma mais civilizada e menos dispendiosa, por meios de fontes renováveis como a energia eólica, solar, e entre outras. A energia eólica é gerada através de uma torre com pás acopladas que conforme o vento bate, faz com que as pás girem produzindo energia. (FERREIRA, 2008, p.3)

Portanto na primeira parte do trabalho irei falar sobre a energia eólica e o vento; na segunda parte, sobre a conversão de energia eólica; na terceira, sobre os tipos de turbinas eólicas; e na quarta e ultima parte, a entrevista com o Professor Ph.D.Departamendo de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco, o objetivo deste trabalho é mostrar a importância da energia eólica, as aplicações, onde tem os melhores ventos, as turbinas, e a conversão desta energia renovável.

 

  1. A energia eólica e o vento

O vento é o ar em movimento devido ao aquecimento desigual da superfície da terra em relação ao sol. A terra e seu envelope de ar, a atmosfera, recebe mais calor solar mais próximo ao Equador do que nas regiões polares. Mesmo assim, nas regiões equatoriais não ficam mais quentes a cada ano, nem as regiões polares ficam mais frias. É o movimento do ar ao redor da terra que diminui a temperatura extrema e produz ventos na superfície tão úteis para a geração de energia, o ar se expande ou aumenta de volume quando aquecido, e contrai e diminui de volume quando resfriado. Na atmosfera o ar quente é mais leve e menos denso do que o ar frio e se eleva a altas altitudes quando fortemente aquecido pelo sol. O ar aquecido próximo ao Equador fluirá para cima, e então, na direção dos pólos onde o ar próximo a superfície é mais frio. As regiões terrestres próximas aos pólos agora têm mais ar, pressionando-as, e o ar da superfície mais fria tende a desligar dessas áreas e movimentarem-se na direção do Equador.(RICOSTI, 2011, p.10)

Muita energia está sendo constantemente, transferidas do sol, os ventos da terra, no entanto, apenas ventos das camadas atmosféricas mais baixas são acessíveis para a conversão de sua energia.

[pic 1]Figura 1: Mapa das potencialidades eólicas do Brasil. Dados da CBEE

  1. Conversão da energia eólica

A conversão de energia eólica consiste num gerador elétrico movido por hélices, que é movida pela força do vento. A hélice pode ser vista como um motor movido a vento.

A quantidade de eletricidade que pode ser gerada pelo vento depende de quatro fatores: da quantidade de vento que passa pela hélice, do diâmetro da hélice, a dimensão do gerador e o rendimento de todo o sistema.

As turbinas são, em princípio, instrumentos razoavelmente simples. O gerador é ligado através de um conjunto acionador a um rotor constituído de um cubo e duas ou três pás. O vento aciona o rotor que faz girar o gerador e produz eletricidade.

[pic 2]

Figura 2: Conversão de energia eólica. Dados do http://energiaeolicanomundo.blogspot.com

  1. Tipos de turbinas eólicas

As turbinas podem ser de eixo horizontal que podem ser constituídas por uma, duas, três, quatro ou multipás. A de uma pá necessita de um contrapeso para eliminar a vibração, geralmente duas pás são mais usadas por serem mais fortes, com o menor custo, a de três pás são mais usadas para quando precisa distribuir as tensões quando a máquina gira durante a mudança de direção do vento e as multipás são menos usadas pois é menos eficiente.

[pic 3]

Figura 3: Tipos de turbina eólica. Dados do http://euachei.com.br/educacao/fisica/energia-eolica/

As turbinas verticais são pouco usadas pois, aproveita -se pouco o vento, são três as mais comuns, SAVONIUS, DARRIEUS e MOLINETE.

[pic 4]

Figura 4: Tipos de turbina eólica. Dados do http://euachei.com.br/educacao/fisica/energia-eolica/

  1. Energia Eólica: Entrevista com: Everaldo Alencar Feitosa–Profº Ph.D.Deptº.Engenharia Mecânica-UFPE

Entrevista elaborada encima de outra entrevista, tirado do site youtube.com link: http://www.youtube.com/watch?v=r-J0EYe17Zo&feature=related

Desde quando o homem utiliza o vento como fonte de energia?

Pode-se afirmar a energia eólica é usada a mais de 3.000 anos, começou com os pérsias e chineses, que usavam esse tipo de energia para moer grãos e bombear agua esse foi o tempo primário da historia eólica, e oque está acontecendo nos dias de hoje é uma verdadeira revolução de consumo de energia com uma tecnologia diferente que se iniciou na década de 70 na Dinamarca por causa da crise do petróleo em 1973.

Como funciona o processo de produção de energia eólica?

 A energia eólica funciona através de turbinas com 100 metros e altura com 100 de diâmetro, isso em ordem de grandeza é como um prédio de 40 a 50 andares e outro prédio de 40 a 50 andares também girando no extremo desta torre, então a turbina funciona com um rotor com três pás, e que conforme o vento bate faz com que elas girem e a partir dai e colocado um gerador comum produzindo energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (154.8 Kb)   docx (56.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com