TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso da Energia no Brasil

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

O uso da energia se intensificou após as revoluções industriais. Hoje, é um dos grandes indicadores de desenvolvimento. Além de sinal de desenvolvimento, é motivo de preocupação já que há falta de planejamento sobre seu uso. Esta política deve levar em conta todos os interessados, isto é, os que compram, os que vendem e os que produzem.

O Brasil, encontra-se hoje na 10ª colocação entre os principais produtores de eletricidade do mundo. Sua fonte de energia primordial é a hidrelétrica. Mesmo ela sendo renovável a energia está cada vez mais cara, devido a fatores climáticos, não só isso mas também as usinas estão cada vez mais distantes dos centros de consumo, exigindo elevados gastos com linhas de transmissão.

A conferência Rio+20, propôs a utilização de energia mais limpa. Considerando que o efeito estufa (causador do aquecimento global) tem como principal contribuinte a produção de energia. Mesmo o Brasil possuindo condições bastante favoráveis à produção de energia eólica e solar, ainda há falta de investimentos e incentivos governamentais e privados, o que por sua vez acabaria gerando renda, emprego e desenvolvimento.

De modo a garantir um desenvolvimento econômico e social preservando a natureza, faz-se necessário Parcerias Público Privadas, utilizando estratégias que consigam assegurar melhoria à toda população. Uma refere-se à sustentabilidade ambiental da produção e do uso da energia e a outra campanhas de conscientização sobre qual energia promoveria melhor qualidade de vida a nós e as populações futuras. Sendo assim, a Receita Federal deve investir uma maior parcela dos impostos arrecadados na produção de energia eólica e solar, pois, além de serem renováveis tem um índice muito baixo de impacto ambiental. E com essa implantação seria desenvolvimento um novo ramo gerador de emprego e renda para a indústria nacional, diminuindo a pobreza em nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (26.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com