TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Instalação de Água Frias

Por:   •  11/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.172 Palavras (9 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 9

RECICLAGEM DE CAVACOS DE AÇO SAE 1020 VIA METALURGIA DO PÓ

A. O. Galvão1, N. M Ferreira1, F. T. da Silva1, S. M. Valcacer1, G. G. da Silva1, T. G. Machado2

1Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte – CEFET/RN – Departamento Acadêmico de Tecnologia Industrial - DATIN, Av. Sn. Salgado Filho, 1159, Tirol, CEP 59015-000. Natal/RN.

2Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – Programa de Pós Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais (PPGCEM).

alcionefilhos@hotmail.com

RESUMO

A preocupação com a reciclagem industrial tem levado as indústrias a buscarem alternativas para disposição final de seus resíduos, e uma saída plausível é a utilização de processos para sua recuperação. O objetivo deste trabalho foi reaproveitar cavacos de aço SAE 1020 proveniente de torneamento de usinagem a seco na indústria metal-mecânica via técnica da metalurgia do pó. O cavaco em pó foi transformado através do processo de moagem em moinho de bolas, em que é realizado um estudo do tempo e rendimentos necessários para cominuição do material. Em seguida, os pós foram compactados e sinterizados na temperatura de 1000oC. Para caracterização das fases foi realizada análise de microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura (MEV), percebendo-se a microestrutura obtida, a heterogeneidade estrutural e o grau de sinterabilidade. O ensaio de dureza Rockwell foi realizado para a determinação da dureza dessas amostras, procurando-se avaliar o efeito da compressibilidade e sinterabilidade.

Palavras-chave: Metalurgia do Pó, Sinterização, Aço 1020.

INTRODUÇÃO

A reciclagem dos resíduos industriais surge como uma alternativa para minimizar os impactos ambientais causados e o excessivo gasto de energia ocorrido durante o processo de produção, utilizando matéria-prima convencional. A industria metal-mecânica também não é diferente das demais e busca no reaproveitamento de seus insumos uma eficiente e vantajosa saída para a preservação ambiental e aumento do recurso financeiro.

A crescente preocupação ambiental iniciada no final do século XX tem exigidos das empresas um olhar mais atento para sua relação com o meio ambiente. Algumas empresas desenvolvem programas de incentivo a reciclagem como financiamento de idéias inovadoras sobre reciclagem de seus produtos.

Alguns setores da industria mecânica já desperto para essa prática de reutilização de seus insumos. È o caso da reciclagem de latas de alumínio por exemplo. Segundo VERRAN et al(1), o processo de reciclagem de alumínio a partir da refusão de latas de bebidas descartadas é uma atividade que vem apresentando um significativo crescimento em função do avanço no emprego desde tipo de embalagens e da redução no consumo de energia relacionado com esta reciclagem em comparação com a produção de alumínio primário.

Quanto a reciclagem de materiais ferrosos há ainda uma certa limitação quanto ao reaproveitamento desse tipo de metal sendo mais utilizado em sucatas para fins de serem fundidos em fornos e transformados em tarugos, perfis e placas. Porém, mesmo sua reutilização ainda apresenta um grande gasto de energia devido à necessidade da fusão do material.

Assim a reciclagem desse tipo de material aliado ao processo de fabricação por metalurgia do pó, a qual distingue-se dos processos convencionais pela ausência de fase líquida ou presença apenas parcial de fase líquida durante o processamento(2), torna-se uma saída para minimizar ainda mas os gastos com o reaproveitamento de materiais ferrosos.

Esta técnica visa à produção de peças com formas definitivas ou praticamente definitivas dentro de tolerâncias bastante apertadas, a fabricação e obtenção de peças em grandes quantidades, produção de peças com um elevado índice de isotropia estrutural, além de possibilitar a fabricação de peças complexas e de peças simples com o mesmo grau de dificuldade. Características essas só conseguidas pela metalurgia do pó.

Portanto, o objetivo desse trabalho é estudar o reaproveitar cavacos de aço SAE 1020, proveniente de torneamento de usinagem a seco na indústria metal-mecânica via técnica da metalurgia do pó. Determinado assim a microestrutura obtida, a heterogeneidade estrutural e o grau de sinterabilidade, além do estudo e determinação de sua dureza.

MATERIAIS E MÉTODOS

        Procedimento experimental

        Neste trabalho foi utilizado o cavaco de aço SAE 1020 provenientes de torneamento de usinagem a seco, e pó do mesmo material obtido pelo processo de cominuição do cavaco no Moinho Planetário. Isso para que os materiais selecionados pudessem adquirir a forma desejada de pós. Na tabela 1 temos os parâmetros da moagem adotados.

Tabela 1 – Parâmetros da moagem.

Parâmetros de moagem

Aço SAE 1020

Equipamento usado

Moinho Planetário

Tipo de moagem

Úmido

Líquido usado na moagem

Ciclohexano

Velocidade da moagem

5 unidades

Corpo da moagem

Bolas de metal duro com 14 mm de diâmetro

Tempo da moagem

60h30min

A opção pela moagem a úmido é feita com o intuito de minimizar as forças de soldagem, e, portanto, impedir a aglomeração de partículas.

        Após o processo de cominuição o pó de aço SAE 1020 foi selecionado com peneiras classificatórias, obtendo-se partículas numa faixa granulométrica de 14 µm (32 mesh).

        Para que fossem feitos os estudos sobre a influencia cavaco de Aço SAE 1020 no composto formado, as amostras foram divididas em três composições diferentes, conforme tabela 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (377.6 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com