TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interação Analista – Usuario na Engenharia de Software

Por:   •  16/6/2018  •  Resenha  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Interação Analista – Usuario na Engenharia de Software

A  relação Analista – Usuario  écarregada de pré-conceitos estabelecidos desde que se começou a desenvolvedor software no mundo. A “culpa” é sempre do Usuário de acordo com  o ponto de vista do Analista, ou a “culpa” é sempre do Analista de acordo conforme o ponto de vista do Usuário.

Usuários não sabem o que querem/ não sabem explicar o que querem? Sim, ele sabe. Mas sabe do jeito dele, ele não pensa de maneira lógica como um Analista, ele quer a solução para o seu negócio, ele tem um problema e quer uma solução, mas sobre “como” a solução será implementada, muitos Usuários não querem saber, acham que isso deve ser responsabilidade do Analista. 

Pensar em “como” a solução será implementada, do ponto de vista funcional pode até ser feito pelo Analista, mas a responsabilidade por isso é do Usuário, e ele tem que saber disso. Alguns Usuários até explicam em um nível mais detalhado o “como”, mas nunca é suficiente para que o Analista consiga especificar o software.

O ideal é que  o Usuário soubesse como explicar no menor nivel de detalhe possivel, mas não sabe.  O Analista tem que fazer  a análise, não apenas escutar,  e executar o que é dito pelo Usuário. Na análise tem que aplicar senso crítico, criticar o que Usuário solicitou, pensar em todos os aspectos conceituais e funcionais da solução.

 A interação entre usuários e analistas de sistemas faz parte da Engenharia de Requisitos. O primeiro, tentando explicar o seu problema e o que precisa para solucioná-lo e o segundo, tentando entender as regras do negócio e todos os termos ligados ao problema do primeiro. É preciso que haja uma linguagem comum para que isso ocorra, mas essa parece ser a tarefa mais dificil em todo o processo , pois  os usuários e os analistas possuem formações e aptidões diferentes,  visões diversas sobre os  problemas apresentados e sobre as possibilidades de criação para o sistema.  

Deve haver clareza na comunicação e, confirmações de que um consegue entender o que o outro diz. Esse processo de comunicação é fundamental para que  o resultado final represente,  de fato, um Sistema que atenda  as necessidades do cliente

 As dificuldades devem ser superadas através da constante troca de informações, com máxima clareza , para que a informação seja comum tanto ao usuário, quanto ao analista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com