TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia software

Seminário: Engenharia software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  Seminário  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 2

Muitas empresas de construção civil atualmente, gerenciam muitas obras e com isso precisam administrar muitas informações como projetos, ativos, relações de materiais, fornecedores e seus sistemas financeiros de apoio a gestão. Com tantas informações a utilização de softwares facilita essa gestão.

Podemos dividir os softwares para construção em três categorias: gerenciamento de obras, gestão de empresa e elaboração de projetos. Além dessas categorias existem os softwares especialistas destinados a realizar estudos ou ensaios específicos.

Para o gerenciamento de obras são utilizados softwares que controlam os materiais utilizados na obra, fiscalizam a adequação dos gastos e do cronograma ao orçamento e ao planejamento e gerenciam as licitações.

Os softwares destinados a gestão de empresa são utilizados tanto para a construção civil como para outras empresas em diversos setores, são aqueles destinados a administração e a processos pertinentes a qualquer empresa como contas a pagar, recursos humanos, compras de insumo, etc. Esses softwares são chamados ERP (Enterprise Resources Planning) e quando são utilizadas passam a afetar toda a corporação e não apenas cada obra individualmente.

Os programas de elaboração de projetos são os mais comuns hoje no mercado, pois surgiram a mais tempo, esses softwares auxiliam os profissionais a desenhar os sistemas integrantes de uma edificação, alertando sobre os erros com base em uma série de elementos pré-programados e armazenados em suas bibliotecas. Alguns softwares mais sofisticados levam em consideração as normas vigentes evitando assim que um projeto mesmo estando tecnicamente correto seja barrado por alguma inconformidade legal.

Durante a elaboração dos projetos diversas informações e documentos são gerados, o desafio é fazer com que essas informações sejam utilizadas e interpretadas pelos profissionais certos dentro das obras.

Para Prates (2010) “Na área da construção, uma nova etapa de desenvolvimento, como a que ocorreu com as ciências da vida, pode estar em curso: uma revolução da informação, proporcionada pelo BIM (Building Information Modeling)”. O BIM possibilita a representação das características físicas e funcionais do empreendimento, possibilitando a modelagem em três dimensões (3D), mas além disso é um processo que utiliza tecnologia de informação em todas as suas fases alinhando os dados produzidos por profissionais de diferentes áreas, possibilitando assim que as alterações de projetos sejam feitas com agilidade.

Diante do panorama que acaba de ser descrito, torna-se então cada vez mais evidente a necessidade de ensinar e preparar os alunos de Engenharia Civil a manipular os diversos softwares relacionados a sua área. O futuro Engenheiro deve estar apto a utilizá-los de forma responsável, sabendo distinguir quais os seus benefícios e as suas limitações, mantendo-se sempre atualizado. E, sobretudo, colocar o conhecimento em Engenharia sempre como sua meta principal. (KIMURA, 2007, p.25)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com