TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia De Software

Artigo: Engenharia De Software. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2013  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  2.800 Visualizações

Página 1 de 5

1. Uma organização que desenvolve software deveria adotar um modelo de ciclo de vida único para o desenvolvimento de todos os seus softwares? Discuta os prós e os contras.

Não. O ideal seria que uma organização que desenvolve software escolhesse qual ciclo de vida irá utilizar dependendo das características de cada projeto. Assim, poderia tanto usar mais de um ciclo para o mesmo trabalho (tal como ocorre com a prototipação, a qual freqüentemente é usada juntamente com outro ciclo), minimizando as desvantagens de cada ciclo, como também aperfeiçoar o software utilizando o paradigma que melhor se enquadre nas características em questão. Pode ser considerado um ponto fraco de tal escolha o fato de que será necessário que a empresa tenha uma equipe com ótimo preparo e conhecimentos avançados a respeito dos diferentes ciclos e quais são as melhores condições de aplicação de cada um.

2. Cite dois motivos para que se busque descobrir erros de projeto de programas mais cedo possível no ciclo de vida.

É muito importante que os erros sejam resolvidos o mais rápido possível para que não venham a afetar as próximas fases do ciclo. Além disso, a manutenção e melhoria de software pode tomar mais tempo que o gasto no desenvolvimento inicial do mesmo.

3. Quais os objetivos de se ter um ciclo de vida para o desenvolvimento de sistemas de software? Cite pelo menos três objetivos.

Os ciclos de vida para o desenvolvimento de sistemas de software objetivam estabelecer uma metodologia comum ao cliente e à empresa que realiza o desenvolvimento dos projetos, definir balizas intermédias que permitem a validação do desenvolvimento do software, além de verificar a adequação dos métodos aplicados.

4. Quais são os principais avanços propostos no modelo espiral?

Este modelo destaca-se por abranger as melhores características do ciclo de vida clássico e da prototipação, além de inserir um novo elemento que consiste na análise de riscos do projeto. Existe ainda um destaque para a dimensão radial deste modelo, uma vez que com cada iteração ao redor da espiral, versões progressivamente mais completas do software são construídas.

5. Projetar e desenvolver um manual preliminar do usuário pode ser considerado como uma forma de prototipação? Explique.

Não. A prototipação é um processo que capacita o desenvolvedor a criar um modelo do software que será implementado, apenas em uma das três formas:

- Um protótipo em papel ou modelo baseado em PC que retrata a interação homem-máquina de uma forma que capacita o usuário a entender quanta interação ocorrerá;

- Um protótipo de trabalho que implementa algum subconjunto da função exigida do software desejado;

- Um programa existente que executa parte ou toda a função desejada, mas que tem outras características que serão melhoradas em um novo esforço de desenvolvimento.

6. O que se espera ao combinar os ciclos de vida para desenvolvimento de software?

Espera-se que simulações e outros modelos venham a ser utilizados para definir ainda mais os problemas e refinar os requisitos durante o desenvolvimento de software. Assim, pode-se utilizar os melhores métodos de cada ciclo para reduzir as desvantagens, além da possibilidade de repetir algumas fases de modo a otimizá-las.

7. Suponha que seu contrato com um cliente especifique que você deva usar um processo de desenvolvimento de software particular. Como pode o trabalho ser monitorado de modo a garantir (fazer respeitar) o uso desse processo?

Tal monitoramento deverá ocorrer através de contatos freqüentes com o cliente, o qual terá a função de realizar periódicas validações.

8. Cite pelo menos duas (2) razões para que ocorra aumento nos custos à medida que um projeto progride no ciclo de vida.

À medida de um projeto progride no ciclo de vida, fatores como carência de recursos humanos, necessidade de recursos de hardware ou mesmo de recursos de software para o desenvolvimento de softwares podem gerar aumento nos custos. Assim, de modo a exemplificar, poderiam ser citadas as seguintes situações: pessoas que abandonam a equipe de desenvolvimento, ferramentas que não podem ser utilizadas, falha em equipamentos usados no desenvolvimento ou que serão utilizados no produto final, etc.

9. Quais as características dos modelos cascata e prototipação foram incorporados no modelo espiral? Justifique.

O modelo espiral usa a prototipação como um mecanismo de redução de riscos, mas possibilita que o desenvolvedor aplique a abordagem de prototipação em qualquer etapa da evolução do produto. Ele também mantém a abordagem de passos sistemáticos sugerida pelo ciclo de vida clássico, mas incorpora-a numa estrutura iterativa que reflete mais realisticamente o mundo real.

10. Para cada modelo dos seguintes ciclos de vida: cascata, prototipação, incremental e espiral, comentar sobre as características do modelo para a garantia da qualidade.

Cascata- Permite controle departamental e gerencial. Um planejamento pode ser atribuído com prazo final para cada estágio de desenvolvimento e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com