TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LISTA DE EXERCÍCIOS 1

Por:   •  10/9/2018  •  Resenha  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

LISTA DE EXERCÍCIOS

ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE

Perguntas Básicas (Parte 1)

1) O que é um ecossistema?

É um sistema estável, equilibrado e autossuficiente, apresentando em toda a sua extensão características topográficas, climáticas, pedológicas, botânicas, zoológicas, hidrológicas e geoquímicas praticamente invariáveis composto por seres bióticos e abióticos que interagem entre si.

2) Qual a radiação que mais chega a superfície da Terra? Qual(is) fica(m) retida(s) na camada de ozônio?

Os raios UVA são os que mais chegam a superfície da terra, e os UVB os que mais ficam retidos na camada de ozônio.

3) Defina de forma simplificada uma cadeia alimentar

Cadeia alimentar é a transferência de energia desde o produtor ( organismo autótrofo) até o decompositor, passando por uma série de consumidores

4) Em média quantos por cento da energia se aproveita de um nível trófico para outro?

Organismos herbívoros assimilam somente 10% da energia que obtiveram dos produtores primários. Um carnívoro quando se alimenta de um herbívoro aproveita cerca de 50% da energia, dentre os mesmos, 15 a 20% é empregado no metabolismo.

5) O que é sucessão ecológica?

Processo ordenado da instalação e desenvolvimento de uma comunidade. Ocorre com o tempo e termina quando se estabelece na área uma comunidade estável

6) O que vem a ser amplificação biológica? Dê um exemplo prático de amplificação biológica.

Amplificação Biológica é o nome dado ao aumento da concentração de determinados elementos e compostos químicos ao longo da cadeia alimentar.

Um exemplo é o DDT e o mercúrio.

7) O que é um Bioma?

Biomas são grandes ecossistemas que se distribuem na superfície terrestre grande parte em função da latitude, uma vez que o clima varia de acordo com ela.

No entanto, tanto solo, clima como a vegetação, inter-relacionando-se intimamente, são fatores importantes na distribuição de tais biomas.

8) Aponto as principais diferenças entre um ecossistema aquático e um terrestre.

Enquanto nos ecossistemas terrestres a água é muitas vezes fator limitante, nos ecossistemas aquáticos a luz é que se torna limitante; as variações de temperatura são mais pronunciadas no meio terrestre do que no meio aquático, por causa do alto calor específico da água; no meio terrestre, a circulação do ar provoca uma rápida distribuição e reciclagem dos gases, enquanto, no meio aquático, o oxigênio, ás vezes, é um fator limitante; o meio aquático requer esqueletos menos rígidos dos seus habitantes; os ecossistemas terrestres apresentam uma biomassa vegetal muito maior que os ecossistemas aquáticos, mas as cadeias alimentares tornam-se bem maiores nos ecossistemas aquáticos.

Perguntas Avançadas (para estudar com material suplementar) – Parte 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com