TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LISTA DE EXERCÍCIOS

Por:   •  21/5/2018  •  Exam  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

LISTA DE EXERCÍCIOS

1 - Um material é uma substância (composto químico) com uma propriedade útil, podendo ser mecânica, eléctrica, óptica, térmica ou magnética. As principais categorias são: materiais metálicos, materiais poliméricos e materias cerâmicos. O engenheiro eletricista deve ter familiaridade com os materiais, pois em diversas áreas ele irá ter que procurar sempre o que mais se adapte a situação. Seja um isolador de cerâmica para as linhas de alta tensão ou até mesmo a escolha do melhor fio para transportar uma corrente.

2 –

A-FALSO

B-FALSO

C-FALSO

D-VERDADEIRO

E-FALSO

3-

Ligação Iônica: é realizada entre íons (cátions e ânions), nesse tipo de ligação, sempre um íon positivo se combina com um íon negativo e a transferência de elétrons é definitiva e a magnitude é igual em todas as direções ao redor do íon.

Ligação Covalente: são ligações em que ocorre o compartilhamento de elétrons para a formação de moléculas estáveis, segundo a Teoria do Octeto. É uma ligação típica dos materiais poliméricos.

Ligação Metálica: ocorrem entre os metais, elementos considerados eletropositivos e bons condutores térmico e elétrico. Alguns metais perdem elétrons da sua última camada chamados de "elétrons livres" formando assim, os cátions. Apresenta caráter não-direcional e quanto mais forte a força de ligação, maior o ponto de fusão.

4 - A ligação iônica e a ligação metálica são muito mais fortes que a ligação covalente.

Quanto menor a força da ligação, maior a distância entre as partículas envolvidas e quanto maior for a distância entre os átomos, maior será o volume que eles irão ocupar.

Como DENSIDADE = MASSA / VOLUME , conclui-se que quanto maior o volume menor a densidade.

5 – Porque o diamente possui ligações covalentes muito estáveis e direcionais. Já o polietileno as cadeias macromoleculares estão ligadas por pontes de hidrogênio que no calor são facilmente quebradas, fundindo o material mais facilmente.

6-

  1. Termoplástico: ligações lineares formam os polímeros.
    Termorrígido: ligações cruzadas unem os fios de polímeros.

[pic 1]

  1. Os átomos metálicos possuem baixa eletronegatividade, e grande tendência a perderem elétrons da última camada, transformando-se em cátions. Os elétrons mais externos de um átomo, por estarem longe do núcleo, movimentam-se livremente, formando uma nuvem eletrônica dentro do retículo. A existência de elétrons livres confere à estrutura cristalina dos metais propriedades características como a Boa condutibilidade elétrica e térmica;
  2. Os materiais cerâmicos possuem ligações não direcionais que vem da natureza das suas ligações atómicas iônicas ou covalentes.

[pic 2]

7 -

Quanto maior o poço, maior a energia de ligação e maior será a resistência a deformação elástica. O material polímerico seria a linha azul, já o material cerâmico a linha preta.

8 – Os materiais cerâmicos podem ser cristalinos, não-cristalinos ou uma mistura. A maioria dos cerâmicos apresenta alta dureza e elevada resistência mecânica em altas temperaturas, entretanto são frágeis. Também é um bom isolante térmico e são bons isolantes de eletricidade.

Os materiais poliméricos na sua maioria são constituidos de cadeias molecurares orgânicas (carbono) de longa extensão. Estrutualmente a maioria é não cristalina, porém alguns exibem uma mistura de regiões cristalinas com não-cristalinas. A resistência mecânica e ductibilidade variam muito. São péssimos condutores de letricidade e de calor, podendo ser usados como isolantes. Também possuem baixo peso e baixa decomposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (465 Kb)   docx (636.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com