TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista Exercício Triangular, Uniforme

Por:   •  30/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL 

FACULDADE DE ENGENHARIAS, ARQUITETURA E URBANISMO E GEOGRAFIA 

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 

Proposta de Projeto

Cássia Schiavi Sartarelo

CAMPO GRANDE - MS

2022

Cássia Schiavi Sartarelo

Proposta de Projeto

Proposta de projeto da matéria Modelagem e Simulação de Sistemas da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

Orientador: Prof. Tiago Henrique de Abreu Mateus

CAMPO GRANDE - MS

2022

1 INTRODUÇÃO

GARCIA (1994), diz que no Brasil, as pessoas tendem a ter uma vida agitada nos grandes centros, e com isso, o tempo de preparo e consumo dos alimentos é reduzido. Em relação a isso é importante citar SARANTÓPOULOS, GATTI e DANTAS (2010, p. 118),

[...] com menos tempo e auxílio disponíveis no preparo das refeições, as mulheres brasileiras têm buscado produtos que facilitem e agilizem esse processo, através de pratos prontos congelados, saladas preparadas (fresh-cut), carne temperada/marinada congelada, feijão cozido, vegetais pré-cozidos e outros alimentos semipreparados.

A quantidade de produtos alimentares congelados tem tendência a aumentar de acordo com a variação das rendas familiares, da menor para a maior classe de rendimentos (REGO, 2014). Tendo isso em vista, o foco desse projeto será o processo de fabricação de coxinhas de uma empresa alimentícia fabricante de salgados congelados. Geralmente, esses salgados são usufruídos em vários tipos de comércios.

A definição de salgados, diz que os mesmos são alimentos desfrutados como pequenos lanches em vários tipos de comércios, tal como panificadoras e mercados, por exemplo. Os mesmos podem ser fornecidos congelados ou não, onde os consumidores ou vendedores de tais comércios controlam quando serão fritos ou assados. Possuem uma imensa variedade de sabores e tipos de recheios, como: coxinha de carne, coxinha de frango, bola de queijo, quibe, esfiha, empada, entre outros (ABIMAQ, 2022).

Salgados assados ou fritos, são um dos alimentos mais consumidos pela nação brasileira, independente da faixa etária, por serem muito acessíveis e pela praticidade e sabor. De acordo com a pesquisa de Orçamento Familiar – POF 2002/2003 realizada por Donna, a média nacional de consumo de salgados pela população é de 10,1%.

Logo, o propósito deste trabalho é a realização de uma aplicação de modelagem e simulação de sistemas para entender como funciona o processo de um dos procedimentos preparativos de uma pequena fábrica de salgados congelados situada na cidade de Campo Grande – MS.

1.1 JUSTIFICATIVA

Muitas empresas que fabricam alto fluxo de produtos necessitam de planejamento prévio do que será realizado para a concepção dos mesmos. Com isso, a simulação precisa ser usada com a finalidade de moldar o sistema real.

A simulação descreve um modelo por meio de processos ou sistemas, sendo que eles têm parâmetros que permitem a configuração do modelo, concedendo a tomada de decisão em relação a prática do mesmo (CARSON, 2003). Nessa circunstância, a simulação foi realizada através do software Arena, que é um dos melhores e mais conhecido no mundo profissional e acadêmico.

A empresa analisada fabrica diversos tipos de salgados, mas o que mais demanda tempo e processos é o preparo de coxinhas, independente do recheio.

1.2 OBJETIVO GERAL

Elaborar um projeto que contenha a simulação de um processo proutivo de uma fábrica de salgados congelados localizada na cidade de Campo Grande- MS

1.3 OBJETIVO ESPECÍFICO

* Modelar um sistema produtivo;

* Analisar como melhorar esse processo.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Referencial teórico trata a temática do estudo demonstrado por autores sobre o tema, buscando entender o assunto.

2.1 SIMULAÇÃO

Simulação é uma ferramenta que traz respostas para perguntas como “o que acontece se? ”, sendo assim, a simulação é avaliadora de soluções. Com a sua utilização é possível prever situações sem ter que fazer na prática. Porém, toda modificação no modelo precisa de um novo cenário, podendo ser inviável dependendo do número de cenários (RIBEIRO, 2015).

De acordo com LAW e KELTON (1991), o Arena é um programa com uma área gráfica integrada de simulação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com