TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista de Exercícios Resolvidos

Por:   •  3/5/2021  •  Exam  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

No Brasil os aterros sanitários, não podemos so pontuar negativamente somente como uma má gestão de tratamento de resíduos, mais também é um problema de saúde pública.

As políticas públicas tratam o assunto em segundo plano e não desenvolve mecanismos de controle eficientes. Apesar de possuirmos leis ambientais consideradas avançadas.

Os órgãos de fiscalização e execução, então falham na falta de gestão preventiva e corretiva e dificulta os órgãos de fiscalização em agir em maior parte do território. Segundo reportagem de Erick Gimenes e Ederson Hising, G1 PR de 01/08/2017 06h01, o “Brasil possui mais de 3mil aterros sanitários irregulares, sem as devidas exigências as normas ambientais”. Este é um dado importantíssimo visto que hoje o Brasil tem cerca de 5.500 municípios estes lixões irregulares representam 60% da irregularidade. Numero assustador de falta de comprometimento com a vida de seu povo e com o meio ambiente.

Neste contexto de precariedade esta falta de política pública eficiente, traz aos seus habitantes um grave problema de saúde pública, pois a proliferação de animais e insetos transmissores de doenças contagiosas, traz males a saúde da população e dos animais que tambem passam a ser vítimas da má gestão. É fato que a infestação de animais nestes locais traz a proliferação de doenças diversas tais como a ornitose, a criptococose transmitidas pelas fezes de aves (pombos, urubus...). Os roedores que proliferam a leptospirose. E alguns animais domésticos que tem contato direto com as pessoas que ali vivem e tem contato com estes animais acabam se contaminando pela transmissão de doenças como toxoplasmose e raiva. Um pequeno passo para uma epidemia patogênica.

Do meu ponto de vista a solução para regularização dessa situação está em ações não só do poder público, que deve implementar políticas públicas para serem trabalhadas em conjunto com a população, para que todos nos criemos a consciência de preservação do meio ambiente, não ser apenas um clichê mais uma ação de preservação do meio que vivemos para futuras gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (24.9 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com