TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Verde e Sustentabilidade Ambiental

Por:   •  26/6/2022  •  Artigo  •  3.959 Palavras (16 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Logística Verde e Sustentabilidade Ambiental

Aline Dias (alinefcdias@hotmail.com)
Genilson Silva (
genilson.jsilva@hotmail.com)
Nathália Andrade (
natty_lunara@yahoo.com.br)

Resumo:

A logística, área fundamental de planejamento e organização de processos das organizações, responsável pelo fluxo das operações de transporte, armazenamento, controle de produtos, tem ganhado cada vez mais espaço no mercado tornando se fator competitivo aliando se as práticas sustentáveis de otimização de recursos e controles ambientais com o objetivo de preservação do meio ambiente onde estão inseridos os recursos naturais necessários para sobrevivência dos seres. As organizações cada vez mais passam por adaptações e modificações para se adequarem ao mercado conforme a necessidade que vem surgindo em fator da responsabilidade sócio ambiental necessária como requisito para atendimento a legislações vigentes. As práticas ambientais sustentáveis são parte integrante do conceito de logística verde, que tem a preocupação nos impactos causados ao meio ambiente pelas atividades executadas e a reorganização dentro da cadeira de suprimentos, buscando reduzir estes impactos através de soluções que envolvem todos os processos da logística dentro da cadeia de suprimentos. O descarte de resíduos cada vem mais tem sido preocupação para a população em geral, enfatizando como vem sendo a alteração constante do meio ambiente em razão das ações das pessoas e empresas, fazendo com que gere preocupação sobre o que se espera para gerações futuras em função dos impactos que vem sendo gerados na atualidade por atividades ligadas ao setor logístico. A logística verde tem um papel relevante na sociedade, pois permite o desenvolvimento sustentável das organizações através das práticas aplicadas, cumprimento da legislação ambiental e controle dos recursos no meio ambiente dentro da logística.

Palavras chave: Logística, Descarte, Sustentável.

Green Logistics and Environmental Sustainability

Abstract

The fundamental area of planning and organization of processes of organizations, responsible for the flow of transport operations, storage, resources, increasingly gained in the market, making the optimization factor of control of practical operations of operation and logistics Environmental with the objective of preservation of the environment are inserted in natural resources to control the survival of beings. Organizations that meet an environmental responsibility are required to the responsibility factor each time the legislation more respects the responsibility factor each time the legislation in force requires as responsibility by the market. The means of transport are designed through the offer of solutions to offer means of transport to the environment of the offer of transport solutions to the environment of the offer of the environment of the offer of supplies, reflecting through the activities of offering solutions of all means of transport supply chain. Disposal is more concern for the population in all environments, emphasizing how it has been a general change in people's functions and constants in the environment that generates concern for people and companies that are expected for generation. of the impacts that are currently being generated by activities related to the logistics sector. Green logistics has an important role in society, as it allows the sustainable development of organizations through applied environmental practices, compliance with environmental resource legislation within logistics.

Key-words: Logistics, Disposal, Sustainable.

  1. Introdução

Em um mercado cada vez mais competitivo, ações sustentáveis tem se mostrado cada vez mais presentes nas organizações que buscam resultados positivos e novos clientes. É notório as alterações clímáticas e no meio e a associação em função das ações dos seres humanos. A necessidade de mudanças é cada vez mais nitida e torna se fator relevante além de apenas cumprimento de legislação ambiental por parte das organizações. As exigências da sociedade por mudanças tem feito dado um viés para que essas mudanças se tornem realidade no dia a dia, com a preocupação sobre como será o futuro (LEITE, 2003).

A sustentabilidade ambiental atualmente passou a ser um dos principais temas tratados por lideranças comprometidas a estabelecer as mudanças necessárias para assegurar uso de bens e recursos natuais disponiveis no planeta de forma consciente sem que atrapalhem o fornecimento para gerações futuras e ocasione escassez.

Com as situações ambientais negativas vivenciadas pela sociedade, envolvendo a destinação incorreta de resíduos, poluição do ar, água, mudanças climáticas bruscas, atitudes de controles ambientais se tornam necessários as atividades e operações industriais e sociais (GIANNETTI; ALMEIDA, 2006).

A primeira conferência ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 em Estolmo na Suécia reuniu chefes de Estado para tratar questões de redução das degradações ambientais, enfatizando a ideia de desenvolvimento sustentável atraves do ecodesenvolvimento. Neste quesito é de suma importância destacar alguns pilares que são fundamentais para que a ideia realmente seja prática de forma geral e os resultados possam ser atingidos, sendo desenvolvimento economico, social e a proteção ambiental, sendo que o não comprometimento nestes quesitos fará com que seja deixado um legal de solos pobres, atmosferas poluidas, falta de água e um planeta escasso de recursos necessários para sobrevivência. (SGANZERLA, 2016).

As práticas sustentáveis associadas as atividades cotidianas das empresas asseguram além da melhor imagem junto a mercado e clientes, também conquista de novos consumidores (BARBOZA, 2017).

  1. Lógistica verde

O conceito logística verde surge com a preocupação em relação ao impacto ambiental de atividades do setor logística, como necessidade de mudanças por parte das organizações com objetivo de reduzir os danos gerados ao meio ambiental com ações de controles ambientais e otimização dos recursos essenciais. (SANTOS; BORTOLON; CHIROLI; OIKO; 2015).

A logística verde é um conjunto de medidas e controles necessários a serem implantadas por organizações em geral de buscando reduzir os impactos ambientais provenientes do setor logístico.

A logística ambiental visa medir a quantidade gerada de carbono das operações do setor logístico, para que se tenha um ponto inicial de controle através do monitoramento dos níveis de gases de efeito estufa, além de reduzir a poluição do ar, solo, água e sonora, ocasionados pelas operações de transporte, e uso racional dos recursos, reutilizando e reciclando embalagens, estendendo estas ações a cadeia de suprimentos. (NEVES; FERREIRA; SOUZA; 2018).

Atualmente na aplicação de práticas sustentáveis por organizações vê se alguns desafios a serem enfrentados no setor logístico como a dependência de combustíveis fosseis no mercado, o aumento constante do mercado de entregas sem otimização do espaço devido a necessidade do consumidor final, com operações sem cargas completas, ausência de infraestrutura de ponta que atendam as necessidades das operações logísticas, elevadas tarifas, fretes e custos operacionais que dificultam investimentos auxiliares em automatização ou processos de novas tecnologias voltados para área ambiental, e os consumidores em geral que tem a logística como parte invisível no dia a dia, não se importando com o processo operacional complexo por trás da alta demanda de exigência em agilidade e rapidez em suas entregas o que impede o aproveitamento de itens da operação como o fluxo do transporte. (SOUZA; MACHADO; RECKZIEGEL; ALMEIDA; 2016).

  1. Lógistica verde e sustentabilidade ambiental nas organizações

A logistica verde tem cada vez mais se conceituado a necessidade urgente de mudanças por parte das organizações preocupadas com a competitividade no mercado, que vão muito além de cumprir legislações ambientais, e colocando em foco sobre como realizar essas mudanças, o que fazer para que estas mudanças acontecem e como como mudar, partindo de onde e qual resultado ou direcionamento essa mudança vai trazer para organização, sendo questões estas de abordagem estrategica e necessidade de envolvimento de várias áreas e estruturas das empresas. Um requisito fundamental a ser destacada é que as mudanças podem trazer resultados eficazes a longo prazo porém as ações precisam ser iniciadas para que tão logo os resultados esperados venham sendo visualizados em toda setor logistico e cadeia de suprimentos das organizações. È preciso viabilizar medidas antes mesmos da inserção dos produtos no mercado, pensando em toda estrategia ambiental necessário envolvendo o setor logisitico e seus fluxos.(DONATO, 2006).

A preocupação com as politicas ambientais devem ser dos fornecedores, clientes e da interface ao qual faz parte o setor logistico. (QUIUMENTO, 2011).

Para abordar as aplicações da logisitica verde algumas estrategias são necessárias e de fundamental importâncial em todo o processo logisitico, como as que abordaremos abaixo.  

A inclusão de critério ambiental nas politicas de abastecimento, ou seja critérios de sustentabilidades que deveram ser exigidos de fornecedores em suas propostas. Uma situação desta seria relacionado as caracteristicas dos produtos adquiridos, embalagens reciclaveis, ou redução de materiais nas embalagens que tem alta decomposição no meio ambiente, como o caso do plástico no processo de fabricação. Outro requisito importante nesta seleção seria a escolha do fornecedor analisando a localização, ou seja, fornecedores mais próximos (SOUZA, 2019).  

A otimização de gestão das frotas de transporte que atualmente é uma das áreas do setor logistico presente na cadeia de suprimentos que tem grande impacto ambiental pois gera emissão de gases poluentes gerando pegada elevada de carbono, e para tratar esta situação é de extrema relevância a aquisição de veículos que são menos poluentes ao meio ambiente, uma vez que o mercado dispoe dessa tecnologia nos veículos hoje voltados principalmente ao transporte de cargas diversas, além da necessidade de otimização das rotas através de planejamento do fluxo de entregas dentro da cadeia de logisitica de forma a consolidar as cargas que garante eficiência de gestão de frotas e também redução de emissões globais de poluentes ocasionados pelo transporte.(BRITO, 2016).

O uso de armazens com padrões de construção sustentável tem se mostrado cada vez mais aliado as práticas de gestão sustentável, uma vez que a demanda por novos armazens tem sido cada vez mais elevada em função da necessidade dos consumidores e estrategias de operações do setor logistico no país, refletindo no layout dos armazens em geral, e alguns fatores para que estes layoutes atendam os requisitos ambientais de prática sustentável resumem se em eficiência no consumo de água e energia, uso de fonte de energia alternativa, uso de materiais de construção ecologicamente corretos, e o manejo de resíduos do processo. Uma das formas desta aplicação seria a utilização de iluminação artificial. (MOURA, 2005).

A redução de resíduos e reciclagem dos que forem gerados seria outra prática sustentável associada a logistica verde, como a implantação do processo de selação dos resíduos de acordo com os materiais reciclaveis, reduzir a utilização de papeis, informatizando o sistema, controlar a gestão de resíduos especiais de forma critériosa (SOUZA, 2019).

O aprimoramento do processo de gestão do estoque e a logistica reversa são práticas que reduzem desperdicios e melhoram os processos logisticos de forma geral. Uma vez de implantar soluções desta linha seriam o estudo do projeto da fábrica, através da organização dos itens dentro do espaço gerando uma boa gestão de localização. Fazer gestão de danos do estoque impplantando técnicas de automatização que eliminem perdas realizadas pelo processo manual, controle de validade mercadorias pereciveis, além de controle de qualidade de produtos devolvidos. (LACERDA, 2002).

A ISO14000 (International Organization for Standartization) conjunto de normas que determinam diretrizes para garantir que empresas públicas ou privadas pratiquem gestão ambiental, normas conhecidas pelo SGA – Sistema de Gestão Ambiental, comprovam o requisito no mercado competitivo de que cada vez mais as organizações em geral tendem a estarem voltadas aos desenvolvimento de ações sustentáveis. O objetivo da ISO 14000 e suas normas é a garantia do equilibrio e proteção ambiental prevenindo a poluição em geral e os problemas diversos que podem ser ocasionados em função desta prática a sociedade. A empresa adquire um certificado na ISO 14000 desde que ela se comprometa com o cumprimento das legislações ambientais de seu país. O certificado simboliza que a empresa tem preocupação com o meio ambientais, as práticas sustentáveis e responsabilidade socio-ambiental. O tipo de perfil empresarial que possui o certificado garante a valorização da empresa, produtos e serviços. Tal prática estende a conscientização por parte dos empregados o que faz com que se tenha um compromentimento com as ações da empresa que possam estar causando algum impacto ambiental e a necessidade de ações que contribuam para redução ou eliminação dos impactos ambientais (IPEN, 2022).

As operações envolvendo a logistica verde cada vez mais tem tomado espaço no dia a dia, uma vez que todas todos os produtos e serviços atualmente envolvem algum tipo de fluxo de operação que necessita de passar por fases que envolvem algum tipo de impacto ambiental até a chegada ao seu destino final. Falar em logistica verde nas organizações atualmente vai além de apenas cumprir a legislação ambiental, uma vez que com a elevada exigência dos consumidores as organizações tem enfrentado cada vez mais desafios para se tornarem empresas ambientalmente sustentáveis, desde a embalagens utilizadas em seus produtos, os locais de armazenamento dos produtos, como galpões até a forma utilizada para transporte, envolvendo a forma de acondicionamento para transporte e os recursos necesssários utilizados para transporte como caminhões. A preocupação da logistica verde com o impacto ambiental já prioriza as ações necessárias a serem desenvolvidas pelas organizações antes dos produtos serem disponibilizados no mercado, o que implica em grande redução de impacto ambiental, podendo resultados em grandes ganhos ao meio ambiente. Novas técnologias cada vez mais tem ganhando espaço se tratando de logistifica verde, permitindo a criação de novas embalagens que não causam impacto ao meio ambiente, criação de políticas internas e otimização de recursos de deslocamentos com softwares que reorganizam rotas de trafego permitindo ganhos não so nas questões ambientais mais também em otimização de recursos, como frotas de caminhões que anteriormente trafegavam sem carga ou com cargas reduzidas. (ILOS, 2011).

  1. Metodologia

O trabalho objeto deste estudo utilizou se de pesquisa exploratória com  a finalidade de analisar a abordagem requerida e necessária utilizadas nas organizações que visam a importância de implantação e aplicação dos conceitos de logistica verde no setor logistico e cadeia de suprimentos. Para o desenvolvimento deste estudo e atingir o objetivo proposto foi realizada revisão bibliográfica em artigos cientificos publicados utilizando se o google academico para consulta e livros especificos que tratam sobre o tema. Foi pesquisada uma empresa para demonstração de suas práticas neste caso, AMBEV que utiliza a logistica verde em suas operações. E ao final a discussão comparativa da conceituação da logistica verde com a aplicação prática de utilização.  

A Ambev nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. A Ambev faz parte da Anheuser-Busch Inbev, conhecida como AB Inbev. (Ambev, 2022).

A Ambev é uma empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, mas com atuações em todo o Brasil e no continente. No total, opera em 16 países das Américas (Antigua, Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Dominica, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Saint Vincent e Uruguai). (Ambev, 2022).

A Ambev possui atualmente 30 cervejarias, maltarias, refrigeranterias, fábrica de rótulos, rolha e vidro, mais de 30 mil colaboradores no Brasil, mais de 100 centros de distribuição, o mais moderno centro de inovação cervejeira do mundo e 6 centros de excelência. (Ambev, 2022).

.

Buscando um negócio sustentável, a Ambev é pautada pelo conceito ESG – Environmental , Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, na tradução). Alinhada as práticas socio ambientais a empresa trabalha de forma sustentável considerando a preservação de recursos naturais com a utilização de comites internos e externos multidisciplinares para discussão de programas focados no meio ambiente. (Ambev, 2022).

  1. Resultados e discussão

        

No estudo foi analisado a conceituação e aplicação da logistica verde nas organizações, os requisitos requeridos e critérios necessários de abordagem para aplicação, os desafios de implantação, os beneficios alcançados com a implantação, podendo mensurar a eficácia da logistica verde, exemplicando na prática a empresa Ambev, organização de grande porte responsável por impactos consideráveis nas suas operações logisticas.

A seguir temos algumas práticas relacionadas a logistica verde aplicadas pela empresa Ambev.

A Ambev faz parte do grupo de empresas que integram a Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas (ONU), que são empresas em parceria com a comunidade internacional que estão dispostas a trabalhar juntas para gerenciar negócios sustentáveis. Na figura 01 é possível visualizar as principais operações de logistica verde da empresa Ambev. (Ambev, 2022).

[pic 2]

Figura 1: Operações de logistica verde da Ambev

A empresa dispões de uma plataforma denominada Mundo Melhor que aborda temas com a frente relacionado ao Meio Ambiente e transparência como, água, embalagem circular, plástico e ações climáticas e operação logistica. Vamos analisar alguns pontos abaixo tratados pela empresa relacionados a logistica verde que são de suma importância. (Ambev, 2022).

Água: diminuição do índice de consumo de água nas nossas cervejarias e unidades fabris com investimentos em inovação e tecnologias. (Ambev, 2022).

Embalagem circular: 100% dos nossos produtos devem estar em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente feitas de conteúdo reciclado, até 2025. Aumento do conteúdo reciclado das embalagens e incentivo do uso de embalagens retornáveis. Um exemplo disso é o Guaraná Antarctica que lançou em 2012, de forma pioneira, a primeira garrafa com 100% de Pet. Hoje, mais de 75% das garrafas de Guaraná são fabricadas com 100% de Pet reciclado e até o final de 2021, vamos chegar a 100% das garrafas. O uso da resina reciclada também contribui para redução de 70% de consumo de energia, redução em média 20% do consumo de água, além de reduzir de maneira significativa as emissões atmosféricas em 40% quando comparando ao processo de fabricação da resina virgem. (Ambev, 2022).

Plástico: Elimar  a poluição plástica nas embalagens até 2025. Eliminar nas embalagens primárias (envolvem o produto – garrafas de guarana), embalagens secundárias (envolvem embalagem primária para facilitar transporte – proteção dos packs de cerveja), distribuição (materiais plásticos utilizados na logistica- garrafeiras para levar cervejas ate os bares). (Ambev, 2022).

Estes item serão eliminados pela empresa através de adoção de novas tecnologias como embalagem versão em lata AMA. (Ambev, 2022).

[pic 3]

Figura 02: Nova embalagem AMA

Snap pack que cola as latas eliminando embalagens secundárias. (Ambev, 2022).

[pic 4]

Figura 03: Sanp Pack

keel clip que une as latas por uma lamina de papel cartão no topo eliminando o plástico. (Ambev, 2022).

[pic 5]

Figura 04: Keel clip

Growpack que substitui uma embalagem plástica por um biomaterial composto por rejeito agricola como palha de milho. (Ambev, 2022).

[pic 6]

Figura 05: Growpack

Uso de embalagens retornaveis e reciclaveis e investimentos em inovações e novas tecnologias. (Ambev, 2022).

[pic 7]

Figura 06: Retornáveis e recicláveis

 

Operação logistica: Envolvimento de toda cadeia de suprimentos através plataforma tecnologica que gerencia todas as etapas da operação. Altamente tecnológica, a plataforma oferece aos motoristas diversas ferramentas com soluções para melhorar a alocação de transportes, otimizar as rotas de entrega e reduzir o impacto ambiental da emissão de gases poluentes, já que os caminhões ficam menos tempo circulando. Projeto Colaborativo, ou Frota Compartilhada é um programa que em parceria com outras empresas otimiza as viagens dos caminhões que distribuem os produtos das companhias e assim diminui a emissão de CO2 na atmosfera. Os veículos depois de abastecer os centros de distribuição passam a fazer os trajetos de volta com as cargas dos parceiros. Em 2020, a empresa rodou mais de 2 milhões de km em sinergia com 31 parceiros, evitando a emissão de aproximadamente 2.700 toneladas de CO2. Além disso, possui parceria com a Volkswagen Caminhões & Ônibus para o uso de 100 caminhões elétricos e-Delivey, em 2021, e o compromisso de ter 1,6 mil caminhões Volkswagen elétricos na frota parceira até 2023. (Ambev, 2022).

  Métricas socioambientais no processo de decisão de contratação de fornecedores.(Ambev,   2022).

  1. Considerações finais


Sabe se que ainda o fator motivador para que as organizações ainda pratiquem a logistica verde é relacionado ao atendimento dos requisitos e legislações ambientais, mais que tem causado um efeito muito relevante na tomada desta decisão em relação a competitividade mercadologica.

Um desafio ainda para muitas organizações a implantanção da logistica verde, porém que já vem apresentando resultados para organizações cujo papel é relevante nas causas ambientais.

Percebe se que é um requisito muitas vezes exigido de empresas de alto capital ou de porte maior devido ao elevado custo, não chegando a atingir empresas pequenas com atividades não tão significativas mais que de alguma forma geram impacto ao meio ambiente. Deve se focar que ações relacionadas a logistica atualmente estão ligadas a todos os tipos de produtos e serviços e que mesmo sendo ações realizadas por empresas de grande porte, em suas cadeias de suprimentos envolvem empresas de pequeno porte, portanto a necessidade de que estas práticas associadas da logistica verde atinjam toda a cadeia de suprimentos correlacionando a todos os fornecedores tendenciam a ter um impacto maior e possa incluise chegar a atingir o consumidor final que também é parte desta, para que possa ser um dos principais interessados em ser adepto das metodologias necessárias que possam interferir na ações propostas pelas organizações gerando ganhos ainda maiores e mais eficazes.

As ações relacionadas a logistica verde desenvolvidas pela empresa Ambev que tem buscado cada vez mais novas iniciativas de forma a contribuir para eliminação dos impactos ambientais causados no meio ambiente em função das operações logisiticas de toda sua cadeia de suprimentos tem se mostrado como ações de impacto positivo e real associada as necessidades de mudanças esperadas pelos orgãos públicos e pela população.

A Ambev desenvolve um trabalho voltado para o que realmente é o objetivo da logistica verde que é pensar em ações sustentáveis de redução de impacto ambiental para organização como um todo envolvendo todos os seus processos e fornecedores e demais presentes em toda sua cadeia de suprimentos, com ações de grande impacto pensadas e aplicadas antes mesmo que seus produtos sejam disponibilizados no mercado, com o foco no alcance das metas estipuladas e prazos pré definidos com indicadores de acompanhamento.

Comparando a bibliográfica de estudo com as práticas implantadas pela empresa objeto de estudo observa se que realmente as ações desenvolvidas pela Ambev são ações que contribuem consideravelmente para redução do impacto ambiental e que a empresa tem um compromisso com instituições internacionais e orgão de grande representatividade na busca por melhorias e práticas continuas voltadas para melhor qualidade de vida e gestão de resíduos que geram impacto ao meio ambiente, constribuindo de forma ampla por esta causa. .

Referências

AMBEV. Sustentabilidade. 2022. Disponível em: ttps://www.ambev.com.br/sustentabilidade/. Acesso em: 01 de junho de 2022.

BARBOZA, S. L. et al. O papel mediador da legislação ambiental na relação entre gestão logística verde e desempenho em empresas logísticas Iguaçuenses. 2017. Dissertação de Mestrado em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo Brasil.

GIANNETTI, B.F. ALMEIDA, C.M.B.V. Ecologia Industrial: Conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo, Editora Edgard Blücher, 2006.

IPEN. ISO14000. 2022. Disponível em: https://www.ipen.br/. Acesso em: 01 de junho de 2022.

LEITE,  P.  R.  Logística  reversa:  meio  ambiente  e  competitividade. São  Paulo,  Pearson       Pewntice  Hall, 2003.

L Pessini, A Sganzerla- Revista Iberoamericana de Bioética, 2016 - revistas.comillas.edu.

NEVES, G. D. S.; FERREIRA, N. B. D. O.; DE SOUZA, F. P. Logística verde. exatas & Engenharias, v. 8, n. 22, 14 nov. 2018.

Santos, J. da S., Bortolon, K. M., Chiroli, D. M. de G., & Oiko, O. T. (2015). Green logístics: conceptualization and directions for practice. revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 314–331.

SOUZA, M. A. de; MACHADO, D. G.; RECKZIEGEL, V.; ALMEIDA, L. B. de. Gestão de Custos da Logística Verde: Análise Exploratória das Contribuições Empírico-Teóricas de Pesquisa. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 88-112, 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (606.1 Kb)   docx (506.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com