TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística reversa de materiais eletrônicos

Por:   •  24/10/2018  •  Bibliografia  •  8.610 Palavras (35 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 35

RESUMO[pic 1][pic 2][pic 3]

O problema ambiental da geração de resíduos sólidos tornou-se um grande desafio a ser enfrentado, devido ao alto crescimento populacional e o aumento do grau de urbanização, que não tem acompanhado com medidas que viabilizem um destino adequado ao lixo produzido. A pesquisa realizada foi do tipo descritiva e bibliográfica analisando o avanço tecnológico que tem proporcionado um aumento crescente de bens de consumo e consequentemente da produção de resíduos, colaborando para a agressão ao meio ambiente e tornando o seu tratamento e destinação um processo de grande importância nas políticas sociais e ambientais. Este trabalho tem como foco a logística reversa de materiais eletrônicos com a visão na gestão da qualidade e sustentabilidade umas das grandes áreas da engenharia de produção. Gerenciar os resíduos eletrônicos envolve ações de gestão ambiental, a economia de recursos naturais, a reciclagem de materiais e outras estratégias. Antecipa-se que as empresas dos mais diversos setores da economia têm buscado inserir a sustentabilidade dentro do planejamento empresarial, com vistas a utilizar forma mais consciente os recursos naturais com a otimização do processo produtivo e assim melhor sua imagem da sociedade.

Palavras-chave: Materiais eletrônicos; Qualidade; Sustentabilidade e Logística reversa.

ABSTRACT[pic 4]

The environmental problem of solid waste generation has become a major challenge to be faced due to the high population growth and the increase in the degree of urbanization, which has not been accompanied by measures that enable an adequate destination for the waste produced. The research was of the descriptive and bibliographic type analyzing the technological advance that has provided an increasing increase of consumer goods and consequently of the production of waste, collaborating for the aggression to the environment and making its treatment and destination a process of great importance in the social and environmental policies. This work focuses on the logistics reserve of electronic materials with the vision in quality management and sustainability one of the great areas of production engineering. Managing electronic waste involves actions of environmental management, saving natural resources, recycling materials and other strategies. It is anticipated that companies from the most diverse sectors of the economy have sought to insert sustainability within business planning, with a view to using more consciously the natural resources with the optimization of the productive process and thus better its image of society.

Keywords: Electronic materials; Quality; Sustainability and Reverse Logistics.


LISTA DE ILUSTRAÇÕES[pic 5]

Figura 1 – Diagrama de Pareto         12

Figura 2 – Diagrama de Causa e Efeito        14

Figura 3 – Diretrizes de Controle         15

Figura 4 – Fluxograma         16

Figura 5 – Ciclo PDCA         17

Figura 6 – Ferramenta 5W1H         19

Figura 7 – Fluxo do Processo Logístico Reverso         25

Figura 8 – Logística de Pós-venda e Pós-consumo         26

Figura 9 – colocar o nome da figura         31


[pic 6]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        9

2 QUALIDADE        11

2.1 PRINCIPAIS FERRAMENTAS DA GESTÃO DE QUALIDADE        11

2.2 GESTÃO DA QUALIDADE E O MEIO AMBIENTE        19

3 o conceito de logística        21

3.1 CARACTERÍSTICAS DA LOGÍSTICA REVERSA        23

3.2. PNRS (POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS)        24

3.3 FLUXO DO PROCESSO        25

4 A LOGÍSTICA REVERSA DE MATERIAIS ELETRÔNICOS        28

4.1 AS VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA DE MATERIAIS ELETRÔNICOS        30

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        33

REFERÊNCIAS        34


1 INTRODUÇÃO

        A Sustentabilidade tem sido a palavra de ordem neste tempo em que os recursos renováveis são cada vez mais escassos.  Deste modo, as empresas têm buscado cada vez mais a adoção de estratégias sustentáveis para alavancar o crescimento e tornarem-se competitivas.

        Num tempo de crise a preservação dos recursos tornou-se muito importante para as empresas que buscam estabilidade no mercado. Existiu uma crescente preocupação das empresas com a preservação dos recursos ambientais e com a busca de certificações visando à imagem interna e externa das organizações.

        Além da preocupação ambiental, notou-se que as empresas necessitavam cada vez mais de distribuição rápida e eficaz, com agilidade nas entregas sendo este um dos fatores decisivos para escolha do consumidor. A logística reversa é um conjunto de estratégia e ações sustentáveis que viabiliza de maneira responsável os resíduos sólidos, este processo desenvolve o crescimento econômico e social.

        A logística reversa surge em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos.

        O tema da sustentabilidade estava em alta, e por ser uma área que ainda continua crescendo, estavam surgindo novas metodologias para realizar uma eficiente destinação de resíduos. Assim, a logística reversa apresentou-se como uma importante alternativa sustentável, além de contribuir para gestão da qualidade dos processos envolvidos na organização.

        Portanto, este trabalho tornou-se extremamente relevante por apresentar a possibilidade de melhoria da qualidade dos processos da organização ao utilizar-se a logística reversa e por otimizar recursos e por consequência contribuiu para o desenvolvimento sustentável. Apresentou também uma importante solução para a problemática do descarte dos materiais eletrônicos. Tratou-se também de um tema que é pouco explorado e são poucas as produções bibliográficas a respeito desta temática, logo, este trabalho contribuiu para o enriquecimento acadêmico de materiais nesta área. Justificou-se o presente trabalho para o pesquisador, pois, é um tema que está em expansão e no que se diz respeito ao item pesquisado foi inovador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.1 Kb)   pdf (487.5 Kb)   docx (714.7 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com