TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MANUTENÇÃO EM PLATAFORMA AÉREA

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.356 Palavras (10 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS - UNIDADE 3

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA 7° SEMESTRE

MANUTENÇÃO EM PLATAFORMA AÉREA

Tiago Viana        RA: 1099246347

Campinas

2014


FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS -UNIDADE 3[pic 1][pic 2]

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA 7° SEMESTRE

MANUTENÇÃO EM PLATAFORMA AÉREA

Relatório de Estágio apresentado à Faculdade Anhanguera de Campinas como exigência da disciplina Estágio Supervisionado Curricular

Orientador: Prof. Celso Piovesana.

Tiago Viana        RA: 1099246347

Campinas

2014


SUMÁRIO[pic 3]

1 - INTRODUÇÃO        3

2 - A INSTITUIÇÃO        4

   2.1 - DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO        4

   2.2 - DESCRIÇÃO DA UNIDADE/SETOR        4

3 - ATIVIDADES DO ESTÁGIO        5

   3.1 – ANÁLISE DE GERAÇÃO DE ENERGIA        5

       3.1.1 - Limpeza        5

       3.1.2 - Conexões        5

       3.1.1 - Oxidação        5

       3.1.1 - Medição de tensão        5

       3.1.1 - Densidade        6

       3.1.1 - Nível do eletrólito        6

   3.2 - INSPEÇÃO E MANUTENÇÃO        7

   3.3 – AJUSTE DE TENSÃO        9

   3.4 – CALCULO DE POTENCIA        10

4 - PROCEDIMENTOS E RECURSOS UTILIZADOS ........................................        18

   4.1 - PROCEDIMENTOS E METODOLOGIAS        18

   4.2 - MATERIAIS, EQUIPAMENTOS OU FERRAMENTAS        20

5 - CONCLUSÃO        20

6 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        21


1 - INTRODUÇÃO

Esta primeira etapa do Estágio Supervisionado, tem por objetivo relatar atividades de estágio do curso de Engenharia elétrica, realizado na empresa Orguel Organização Guerra Lages, foi abordada normas e procedimentos de manutenção de Plataforma aérea modelo Z45/25 DC, com demonstrações esquemas procedimentos e execução de serviço na prática, onde se aplicou grande parte de conhecimento aprendido ao longo do curso.


2 – A INSTITUIÇÃO

2.1 – DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Fundada em 16 de Julho de 1963, a Orguel. – Organização Guerra Lages CNPJ  17216508/0013-68 Dedica-se à distribuição e locação de máquinas para construção, infra-estrutura, mineração, saneamento, gasoduto, linhas de transmissão e indústria.

O Grupo mantém uma política de Recursos Humanos que integra remuneração competitiva, perspectivas de desenvolvimento profissional e benefícios voltados à melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e de seus familiares. Atualmente o Grupo Orguel mantém mais de 2.000 colaboradores em suas empresas e filiais.

Produtos comercializados:Plataformas, Geradores, Torres de Iluminação, Bombas Submersíveis e Compressores

Desde a sua fundação, o Grupo Orguel atua com base nos princípios da valorização das pessoas, garantia da saúde e segurança de seus colaboradores, patrocina dezenas de projetos sociais, educativos e ambientais. Seus Produtos e serviços são certificados e premiados pelos maiores órgãos de controle de qualidade do Brasil e do mundo.

2.2 – DESCRIÇÕES DA UNIDADE/SETOR

Filial Campinas, Situado na rua dos Gráficos 445, Setor de manutenção de Plataformas para elevação em Altura de 6 a 43 metros, Manutenção preventivas e corretivas, serviço pós venda, entrega técnica com treinamento do equipamento.


3 – ATIVIDADES DO ESTÁGIO

3.1 – ANÁLISE DE GERAÇÃO DE ENERGIA

Um gerador de energia é uma máquina acoplada a um motor à combustão e através da rotação do eixo do motor acoplado no gerador (alternador), obtém-se tensão alternada e consequentemente energia elétrica. Esta energia é obtida através da rotação do rotor entre as bobinas do estator que estão defasadas em 120º produzindo um campo eletromagnético e gerando energia corrente alternada.

[pic 4]

Figura x grupo gerador

Conforme ALBUQUERQUE (pag. 205)

                “Em um gerador trifásico existem três enrolamentos separados fisicamente 120º entre si, resultando em três tensões induzidas defazadas de 120º.”

[pic 5]Figura x conjunto de três fatores balanceados de tensões de fazes simétricas

        Para manter constante a tensão, a rotação do motor é controlada por um módulo com sistema de realimentação, ou seja quando a carga aumenta no gerador o sistema controla a rotação enviando sinal para o módulo do motor injetar mais combustível mantendo a rotação sempre na mesma frequência.

        Este processo inicia-se pela tensão residual no estator e bobina auxiliar do gerador que é garantida pelos imãs permanentes inseridos nos pólos do estator da excitatriz principal. O valor da tensão varia conforme a máquina. A bobina auxiliar é responsável pelo fornecimento de potência para o regulador de tensão, independentemente da tensão dos bornes do gerador ou de variações de carga que possam ocorrer. O regulador de tensão, alimentado pela bobina auxiliar, fornece potência para a excitatriz principal da máquina. Faz a comparação entre um valor teórico e a tensão de referência, controlando a excitação do gerador e mantendo a tensão estável.

        Conforme NISE(pag 10)

                “Os Sistema a  malha fechada compensa perturbações medindo a resposta da saída, retornando esta medição através de um canal de retroação e comparando essa resposta com a entrada na junção de adição. Se existir alguma diferença entre duas  resposta, o sistema age sobre a planta, por meio de sinal atuante, para fazer a correção. Se não existir diferença, o sistema não age sobre o processo, uma vez que a resposta da planta é a desejada

[pic 6]

Figura x sistema de realimentação gerador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (668.1 Kb)   docx (987.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com