TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLEMENTAÇÃO DE APLICAÇÃO PARA SUPORTE A PLATAFORMA MOODLE PARA DISPOSITIVO MÓVEL

Artigo: IMPLEMENTAÇÃO DE APLICAÇÃO PARA SUPORTE A PLATAFORMA MOODLE PARA DISPOSITIVO MÓVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 3

Construção de um protótipo da plataforma MOODLE da UFPI para dispositivos móveis.

Por haver uma maior aquisição de dispositivos móveis à computadores pelo alunado do Ensino a Distância da Universidade Federal do Piauí do Polo da Inhuma – PI, notou-se que não há nenhum aplicativo para o mesmo da plataforma MOODLE. Na busca de estratégias que visem uma melhor integração entre a tecnologia móvel, tão em ascensão a cada dia que se segue, e a plataforma MOODLE cada vez mais utilizada, que surgiu a necessidade de uni-las para que os usuários possam ter uma maior acessibilidade aos seus estudos, independente de onde esteja, e de maneira prática, cabendo até mesmo dentro do bolso.

Partindo-se desse contexto, porque não há um protótipo, aplicativo ou algo semelhante para o MOODLE para estes dispositivos? Que benefício trará a criação de um protótipo para um dispositivo móvel? Qual a contribuição dessa ferramenta midiática para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos alunos?

Quando falamos em ensino à distância, logo pensamos em computadores, internet... Mas isso não é tudo. O ensino à distância é efetivamente, mais do que isso. Ela se faz presente, por exemplo, em todos os recursos que usamos: livros, CDs, CD-ROMs, DVD.

O uso do MOODLE tornou-se uma das principais ferramentas nesta empreitada atualmente, sendo utilizada no e-learning mundialmente. Como é o caso da UFPI, que em seu ensino a distância utiliza uma versão junto ao seu alunado, porém o usa como b-learning.

Mas nesta era da convergência digital, o m-learning também vem se destacando. Logo, é preciso que haja, nesse processo, criação e adaptações de novos softwares para se adaptarem a este nicho.

Como MORAN (2009) diz:

Da previsibilidade à experimentação. Para romper com o modelo tradicional de organizar o ensino-aprendizagem, estamos passando por etapas longas de experimentar caminhos parciais, soluções experimentais locais até termos certeza do que vale a pena fazer em cada momento para cada situação.

Na busca de estratégias que visem uma melhor integração entre a tecnologia móvel, tão em ascensão a cada dia que se segue, e a plataforma MOODLE cada vez mais utilizada, que surgiu a necessidade de uni-las para que os usuários possam ter uma maior acessibilidade aos seus estudos, independente de onde esteja, e de maneira prática, cabendo até mesmo dentro do bolso.

Mas para que isso ocorra, contudo, é necessário que haja uma análise para a construção de um protótipo, para que possam visualizar a ideia. E, assim poder analisar e constatar que é um produto útil, eficiente, acessível, simples e barato.

MORAN, já citado, escreve:

O telefone celular é a tecnologia que atualmente mais agrega valor: é wireless (sem fio) e rapidamente incorporou o acesso à Internet, à foto digital, aos programas de comunicação (voz, TV), ao entretenimento (jogos, música-mp3) e outros serviços.

Com este recurso a mais os usuários terão mais êxito na tarefa de verificar seus avisos, mensagens, agenda, além de poder ler seu material e até mesmo baixá-lo para posteriormente usa-lo off-line, enquanto, por exemplo, viaja no ônibus com destino ao seu polo de acesso, e que neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com