TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MECÂNICA DOS SOLOS

Por:   •  9/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA

CREDENCIAMENTO: Decreto Publicado em  05/08/2004

RECREDENCIAMENTO: Portaria MEC nº 517, de 09/05/2012

Mantenedora: Fundação Educacional Comunitária Formiguense – FUOM

 Desenvolvimento dos métodos de Casagrande e cilindro em amostras de solos da Fazenda Laboratório do Centro Universitário de Formiga – MG.

————————————————————————————————————

RESUMO:

Sabendo -  se da importância da determinação do limite de liquidez e plasticidade, neste trabalho utilizando os métodos de Casagrande e do cilindro. A metodologia foi desenvolvida em amostras provenientes do município de Formiga – MG, especificamente coletadas na Fazenda laboratório do Unifor – MG.

PALAVRAS CHAVES:

Limite de liquidez, plasticidade, Casagrande, Atterberg, LL e LP.

1 INTRODUÇÃO: por partículas solidas liquidas e gasosas portador também de elementos nutritivos às plantas. Sobre ele é aplicado forças provenientes da passagem de máquinas agrícolas, forças de tração dos tratores e à ação dos implementos.

A plasticidade é normalmente definida como uma propriedade dos solos, que consiste na maior ou menor capacidade deles serem moldados, sobre certas

condições de umidade sem variação de volume. Trata-se de uma das mais importantes propriedades  das argilas. Caputo (1994) cita que o comportamento plástico do solo depende das características das forças de tensão-deformação a ele imposta, porém esse mesmo autor relata as dificuldades na determinação dessas propriedades.Em outras ciências da engenharia o comportamento plástico dos materiais fundamenta-se nas características tensão-deformação.

Assim que um corpo se diz elástico quando recupera a forma e volume primitivos ao cessar a ação das forças que o deformavam, ao contrario diz se plástico quando não recupera seu formato original ao cessar a ação deformante. Segundo suas características e propriedades físicas mais importantes os solos finos podem ser divididos em oito grupos: argilas inorgânicas de alta media e baixa plasticidade; solos siltosos inorgânicos de alta, media e baixa compressibilidade; argilas orgânicas e siltes orgânicos.

O índice de plasticidade se da pela equação:

IP = LL – LP

Ele define a zona em que o terreno se acha no estado plástico, e por ser maximo para as argilas e minino ou melhor, nulo para as areias, fornecem critérios para se definir do caráter argiloso de um solo, assim, quanto maior o IP mais plástico será o solo. Quando o material não tem plasticidade, a areia, por exemplo, considera-se o índice de plasticidade nulo, e se escreve IP = NP ( não plástico). Sabe-se que uma pequena porcentagem de matéria orgânica eleva o valor do LP, sem elevar simultaneamente o do LL. Tais solos apresentam baixos valores de IP. Segundo Jenkins, os solos podem ser classificados em:

Fracamente plásticos  1< IP < 7

Mediamente plásticos  7 < IP < 15

Altamente plásticos  IP > 15  

A classificação de um solo dentro desses grupos pode ser feita de maneira muito simples por meio de um gráfico de plasticidade(Fig1), as abscissas representam o limite de liquidez (LL) e as ordenadas o indice de plasticidade (IP)

[pic 2] 

(Fig. 1).

O Limite de Liquidez (LL) é definido como a umidade abaixo da qual o solo se comporta como material plástico; é a umidade de transição entre os estados líquido e plástico do solo. Experimentalmente corresponde ao teor de umidade com que o solo fecha certa ranhura sob o impacto de 25 golpes do aparelho de Casagrande.

                                       

                                  Materiais e métodos

Os ensaios foram conduzidos no Laboratório de Ciências da Terra do Centro Universitário de Formiga UNIFOR-MG, para a disciplina de Física do Solo ministrado no terceiro período do curso de Engenharia Agronômica nos quais se analisaram solos da Fazenda Laboratório da instituição.

A coleta foi realizada com a ferramenta chamada de trado, uma amostra foi retida de  0 a 20 cm de profundidade e a outra  20 a 40 cm. Assim cada amostra foi coletada em três pontos em duplicata.

COORDENADAS GEOGRAFICA:

Foi utilizado um instrumento GPS que colaborou para adquirir os pontos.

 

1º Ponto:

    S 20º27’54,7’’.

    W 045º28’13,2’’.

    AL 821 m

2º Ponto:

    S 20º27’54,1’’.

    W 045º28’14,7’’.

    AL 818 m

3º Ponto:

     S 20º27’54,0’’.

     W 045º28’17,3’’.

      AL 816 m

LIMITE DE PLASTICIDADE (LP):

O limite de plasticidade (LP) é determinado pelo calculo da porcentagem de umidade para qual o solo começa a se fraturar quando se tenta moldar com ele um cilindro de 3 mm de diâmetro e certa de 10mm de  comprimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (279.9 Kb)   docx (227.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com