TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Madeira

Por:   •  2/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.121 Palavras (9 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 9

  [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR

UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL

CAMPUS DE POMBAL

DISCILPLINA: Materiais de Construção        

PROFESSORA: Suellen Silva Figueiredo

Trabalho Escrito

Tema: Madeira

Discentes:   Daniel de Carvalho Araújo                            MATRÍCULAS: 915210378

                    Eduarda Córlet Barreto                                                             915210905

                    Gilanildo Freires de Almeida                                                     915210447

                    Luania Silva Santos Cordato                                                     915210509

                    Rodrigo Leite                                                                               915210268

                    Thiago Medeiros                                                                          

                    Wenden Charles Ramalho Soares                                             916210663

                     

Pombal/PB

30 de julho de 2018

  1. O que é a madeira?

A madeira é um material formado a partir do tecido lenhoso das arvores, que possui a função de sustentação mecânica. É muito utilizado nas construções por ser um material naturalmente resistente e relativamente leve. Tem origem orgânica, com uma solida estrutura e composição complexa.

  1. Breve histórico

Desde os primórdios da civilização, a madeira vem sendo utilizada de forma geral na construção civil, devido suas características e de existir em abundância. A madeira é considerada um material excepcional como material de construção, além de ter qualidades muito grandes como matéria prima para outros produtos industrializados (BAUER, 2014).

A madeira é depois do aço o material mais utilizado como material de construção. Pode ser utilizada em diversas etapas desde as fundações até os acabamentos, passando tanto pela estrutura como por material auxiliar. (BAUER, 2014)

Considerado um material excepcional, a madeira é matéria-prima industrial de inúmeros aproveitamentos, apresentando grande beleza e ampla utilização nas construções desde os seus primórdios (BAUER, 2014). Ambrozewick (2012) afirma que a madeira “é um dos materiais de construção mais antigos utilizados pelo homem”. No entanto, quando mal-empregado, acarreta uma série de problemas. Sendo assim, é necessário conhecer suas propriedades e características, a fim de tornar sua utilização mais eficiente e econômica.

A madeira como de material de construção apresenta diversas características específicas que podem ser classificados em vantagens e desvantagens no âmbito da construção civil.

  1. Uso da madeira na construção civil

Por ser um material muito versátil e com muitas propriedades interessantes para a construção civil, as madeiras são usadas amplamente nessa área. Frequentemente é utilizado como materiais estruturais e de sustentação, como por exemplo, em treliças e vigas, também utilizada como material de revestimento, seja em pisos ou em função estética, como material isolante térmico e acústico. Outra grande utilização é em obras de pequeno porte como cobertura, utilizada como os principais elementos da cobertura: caibros, escoras, dormentes e outros. Outra grande aplicação é de forma temporária, na instalação dos andaimes, escoramentos e formas.

  1. Vantagens no uso da madeira

A madeira é um material que apresenta diversas vantagens e benefícios a quem a utiliza. A primeira dessas vantagens é o barateamento da obra, que fica em torno de 30% a 50% do valor total, apresentando fácil manutenção e permitindo ligações e emendas fáceis de executar. Outro fato que não se pode deixar de destacar é que a madeira é um material renovável, que exige baixo consumo energético, quando comparada com outros materiais, e respeita a natureza.

Outra característica da madeira é a Segurança. Ela é um material que não oxida, diferentemente do metal. A madeira na natureza, por si só, já desempenha uma função estrutural. Ao ser serrada e utilizada como elemento estrutural, a madeira funciona como um elemento pré-moldado, que pode facilmente ser montado, sem passar por processos de fabricação que determinem sua resistência, sendo o único fator a determinar sua resistência, a espécie.

Apesar de, frequentemente, ser usada por conferir um ar mais rústico ao ambiente, a madeira também pode deixar o visual do local mais delicado e moderno. Além disso, é totalmente versátil, permitindo um leque de opções, como acabamentos com vidros, entre outros. Vantagem Nº6: isolamento térmico

As vantagens do uso da madeira não param. Além de tudo, é um isolante natural, que tem a capacidade de reduzir a quantidade de energia necessária na climatização de espaços, principalmente quando usada em janelas, portas e pisos, além de apresentar boas condições de isolamento térmico e absorção acústica.

  1. Desvantagens no uso da madeira

Apesar das vantagens do uso da madeira esse material também apresenta algumas desvantagens já no seu uso como material de construção, como por exemplo, nas suas dimensões, por ter forma alongada, logo sua secção transversal encurtada. 

Outras desvantagens da madeira é o fato do material ser vulnerável a agentes externos e por ser fibrosa, comprometendo sua durabilidade e ser muito sensível ao ambiente. A forma de obtenção irregular e descontrolada é um grande ponto negativo também, pois isso pode causar o desmatamento de grandes regiões, contribuindo para o desequilíbrio ecológico.

A madeira hoje por ser considerado um material moderno de construção e tendo que atender a várias exigências técnicas, acabou surgindo processos para aperfeiçoar e diminuir características negativas que a madeira apresenta no seu estado natural como: O processo desenvolvido de secagem artificial controlada que anula o aparecimento de tensões internas decorrentes de alterações da humidade impedindo a degradação de suas propriedades. Tratamentos de preservação da madeira que impedi predadores de deteriorar a madeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com