TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Manutenção em Maquinas

Por:   •  30/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

Manutenção:

A manutenção de maquinas pode ser dividida em dois tipos básicos: a planejada e não planejada. A manutenção não planejada ocorre quando a correção deve ser realizada em uma data que não foi antecipada, essa forma de manutenção é caracterizada geralmente apresentar maior gasto e risco a segurança.

A forma de aplicação da manutenção usualmente é dividida em corretiva, preventiva e preditiva:

Manutenção corretiva

É a forma mais simples e mais primitiva de manutenção. De acordo com SLACK et al. (2002, p. 625) “significa deixar as instalações continuarem a operar até que quebrem. O trabalho de manutenção é realizado somente após a quebra do equipamento ter ocorrido [...]”. Neste método a manutenção só ocorre após a falha de todo equipamento ou de alguns componentes da máquina. Este método é o mais indesejável de todos, porém é muito difícil ter controle total sobre o funcionamento das maquinas para evitar estes tipos de falhas. Em veículos automotivos é de extrema importância evitar as manutenções corretivas (sempre realizar a preventiva ou preditiva) por além de resultar em propagação de falhas e consequentemente aumentado o dano ao veículo, também pode colocar em risco a vidas das pessoas dentro e fora do veículo.

Ex:

  • Falha da correia dentada dos veículos automotivos.
  • Superaquecimento ( “fundir”) do motor de combustão por falta de agua, óleo, sistema de arrefecimento, etc.

Manutenção preventiva

É a manutenção voltada para evitar que a falha ocorra, através de manutenções em intervalos de tempo pré-definidos. Segundo SLACK et al. (2002, p. 645), “visa eliminar ou reduzir as probabilidades de falhas por manutenção (limpeza, lubrificação, substituição e verificação) das instalações em intervalos de tempo pré-planejados”. Esse método geralmente é o mais econômico por evitar a falha dos equipamentos, sem necessariamente utilizar equipamentos de medição sofisticados como na manutenção preditiva. O tempo dos intervalos são definidos por meio da experiencia dos técnicos e engenheiros envolvidos. Os intervalos entre cada manutenção não são iguais, sendo que geralmente são reduzidos durante cada manutenção. Para veículos automotivos é sempre aconselhado a seguir as indicações dos fabricantes, mesmo que o equipamento apresente comportamento regular é necessário realizar a manutenção nas datas estipuladas. No caso inverso, em que o equipamento está irregular porem ainda não chego a data limite, também é necessário a realização da manutenção.

Ex:

  • Troca da correia dentada de veículos automotivos.
  • Troca de óleo.

Manutenção preditiva

É a manutenção que realiza acompanhamento de variáveis e parâmetros de desempenho de máquinas e equipamentos, visando definir o instante correto da intervenção, com o máximo de aproveitamento do ativo (COSTA, 2013). Este método consegue extrair o maior lucro e tempo de vida dos equipamentos, além de ser o mais seguro. A forma de acompanhamento das variáveis é por meio de sensores de vibração, temperatura, pressão e vibração. Este método apresenta o maior custo inicial principalmente devido a necessidade de equipamentos sofisticados e pessoal treinado, porem apresenta o melhor custo beneficio de todos os métodos (para maquinas de grande porte ou de custo elevado). A manutenção preditiva é o método recomendado para os veículos por oferecer maior segurança e controle aos usuários.

Ex:

  • Indicação dos sensores de temperatura do motor.
  • Indicação dos sensores de pressão do óleo do motor.

Tarefas

As atividades realizadas durante o estagio se focaram na manutenção de veículos automotivos de quatro rodas. Os principais sistemas que foram trabalhados durante as atividades foram, sistema de combustão (motor e equipamentos adjacentes), sistema de freio, sistema de suspenção e direção. Logo abaixo segue duas operações realizadas durante o estágio.

Troca da correia dentada

Este equipamento é responsável pela transmissão e sincronia entre o eixo comando de válvulas e eixo virabrequim, devido a sua importância esta peça possui um tempo previsto para sua troca (manutenção preventiva).

 O cliente procurou ajuda especializada após ouvir barulhos estranhos da parte frontal do carro. O barulho possui alta frequência e estava presente mesmo com o veiculo parado. Após as primeiras analises foi identificado que este barulho foi originado da lateral esquerda do motor (fig 1) e muito provavelmente da correia dentada ou componentes a ela ligada.

[pic 1]

FIg 1

O procedimento de manutenção foi realizado por meio das seguintes etapas:

  • Desaperto do tencionador da correia (fig 2).

  • Retirada da correia, esta pode se tornar complicada em alguns modelos automotivos. Neste caso em especifico foi utilizada uma abertura logo atrás da roda direita do carro para auxiliar a retirada do equipamento (fig 3).

  • Checagem da correia e dos componentes a ela ligados.
  • Todos os componentes ligados a correia não apresentaram defeitos, porem foi encontrado alguns dentes desgastados na correia.  A correia foi trocada mesmo ainda não sendo “necessário” de acordo com a data prevista pelo fabricante da correia.
  • Instalação da nova correia, utilizando uma forma de operação semelhante ao da retirada da correia.
  • Regulagem do tencionador da correia. Foi utilizada a tensão da correia estipulada pelo fabricante. Um aperto muito fraco pode gerar o “escorregamento” da correia e um muito apertado ira diminuir o tempo de vida do equipamento.

[pic 2]

Fig 2

[pic 3]

Fig 3

 Troca de disco de freio

O sistema é um dos sistemas mais importantes para a segurança dos passageiros dos veículos, seu desempenho é decisivo em situações imprevistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (612.3 Kb)   docx (495.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com