TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Maquina

Ensaios: A Maquina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido”.

Charles Spencer Chaplin (1889 – 1977)

Considerado um dos maiores gênios do cinema, ganhador de três prêmios Oscar e criador de Carlitos, o imortal e impagável vagabundo. A citação acima foi retirada do “Último Discurso” do filme “O Grande Ditador”, uma de suas obras primas, onde ridiculariza Adolf Hitler e o nazismo.

ECA 34 –MÁQUINAS ELÉTRICAS PARA AUTOMAÇÃO

CAPÍTULO 1: CONCEITOS BÁSICOS

O campo magnético envolve o condutor como mostrado na figura 1. RESUMO Este capítulo apresenta os conceitos básicos e os aspectos fundamentais relativos ao princípio de funcionamento e utilização das máquinas elétricas.

1.0 - INTRODUÇÃO

As máquinas elétricas são conversores rotativos que transformam energia elétrica contínua em energia mecânica, ou vice-versa, utilizando-se dos fenômenos da indução e conjugados eletromagnéticos. Sendo assim, podem exercer uma ação geradora ou motora.

Figura 1 – Campo magnético em um condutor.

O sentido do campo magnético criado pela corrente, por outro lado, pode ser determinado pela regra de Ampère (também conhecida como regra da mão direita) como ilustra a figura 2.

Um motor elétrico apresenta aspectos construtivos similares ao do gerador e, desta forma, diferem apenas na forma de serem empregados.

A máquina atuando como motor, absorve energia elétrica de uma fonte de energia elétrica para desenvolver um conjugado que poderá acionar uma carga mecânica em seu eixo. Por outro lado, o gerador tem a velocidade de seu eixo estabelecida por uma máquina primária, fornecendo energia elétrica como produto final.

Observe-se que as máquinas elétricas, de uma forma geral, são reversíveis, ou seja, um motor em determinadas situações pode agir como gerador ou vice-versa.

Todas as máquinas elétricas apresentam seu princípio de funcionamento baseado nas leis da indução e conjugado eletromagnético.

Figura 2 – Regra de Ampère ou da mão direita 2.0 – CAMPO MAGNÉTICO CRIADO POR CORRENTE Observe-se que, ao fazer circular uma

determinada corrente por um condutor enrolado em torno de um material magnético (espiras), é possível imantá-lo, obtendo-se um imã artificial (eletroímã ou solenóide).

Em 1820, o físico dinamarquês Hans Christian

Oersted divulgou que havia descoberto que uma corrente elétrica circulando por um condutor produz um campo magnético.

Tal descoberta foi revolucionária, pois associou a eletricidade e o magnetismo que se supunha fenômenos distintos e sem relação.

O francês

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com