TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matriz de Leopold

Por:   •  26/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 2

Matriz de Leopold

Objetivo: O presente trabalho visa avaliar os impactos ambientais causados pela implantação e manutenção do Campus II do Centro Universitário de Adamantina, através de adaptação da Matriz de Leopold.

Objeto do estudo: Centro Universitário de Adamantina – UniFAI, possui 36 cursos de graduação e 24 cursos de pós-graduação Lato Sensu, além de realizar diversos cursos de Extensão e Aperfeiçoamento para atendimento da comunidade acadêmica e as demandas regionais.

Para o presente trabalho considerou-se os impactos das ações antrópicas associadas à construção do empreendimento e sua manutenção ao longo de tempo.

1 - Após adaptação da matriz original para a realidade do estudo proposto, preencheu-se em escala quantitativa o aspecto magnitude resultando no seguinte gráfico interpretativo:

A interpretação do grupo acerca da magnitude dos impactos, em virtude da degradação histórica acumulada na região na época de implantação do empreendimento, resultou na avaliação de um impacto menos intenso sobre os fatores ambientais pela comparação ao custo-benefício da instituição na região. A região apresentava ocupação rural onde a pecuária, que tomara o lugar dos cafezais, impunha ao ambiente um solo degradado, desnudo e coberto por pastagens. Ademais, os cursos d’água e os recursos subterrâneos, em sua maioria, não tinham, e continuam não tendo, a atenção merecida devido suas importâncias estratégicas.

Com a ocupação deste local pelo empreendimento, este se tornou urbanizado e passível de investimentos de infraestrutura, que mesmo não sendo excelente, trouxe à região a preocupação pública. Aos impactos classificados com magnitudes de maior intensidade, atribui-se o fato de que a instituição ampliou e muito a população permanente e temporária, consequentemente ampliando o consumo de recursos e emissões de gases e a geração de resíduos e efluentes.

2 - Quanto aos aspectos qualitativos preencheram-se duas tabelas da versão adaptada adotando as simbologias quanto aos impactos e aos atributos predeterminados. Após a filtragem dos dados, apresentam-se os resultados na tabela a seguir:

Com as avaliações ancoradas nas explanações supracitadas, os resultados qualitativos demonstraram que os benefícios culturais, socioeconômicos e de infraestrutura frente a um ambiente com degradação acumulada são maiores que os impactos antrópicos causados para implantação e manutenção da instituição. Dos impactos, em sua maioria indireta e local, não se excluí a responsabilidade da instituição de melhorar os índices de sua contribuição, pois sendo de esta de ordem permanente muitos dos impactos para a sua manutenção podem ser mitigados ou anulados, tornando a avaliação reversível.

Dos atributos usados para avaliar a matriz o caráter benéfico se sobressai, apontando impactos de importância moderada e magnitude pequena, uma vez que a instituição é atendida com infraestrutura que permite o beneficiamento de parte de sua contribuição de impacto, como coleta de resíduos e efluentes por exemplo.

Contudo, reiteramos a importância do comprometimento dos líderes da instituição em buscar melhorias quanto à dinâmica de seu funcionamento de forma a reduzir seus impactos, pois o empreendimento apresenta longa duração de existência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com