TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mecânica Dos Solos

Por:   •  28/11/2017  •  Ensaio  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6
  1. INTRODUÇÃO

O solo é um material heterogêneo, pois nenhum processo de controle ocorre durante a sua formação. Devido a essa característica é que se pode afirmar serem os solos materiais pontualmente diferentes, originando disso a importância dos resultados de ensaios. Para o Engenheiro Civil, a necessidade de conhecimento das propriedades do solo vai
além do seu aproveitamento como material de construção, pois o solo exerce um papel
especial nas obras de Engenharia, uma vez que cabe a ele absorver as cargas aplicadas na sua superfície, e mesmo interagir com obras implantadas no seu interior.

  1. OBJETIVO

Este relatório tem como objetivo adquirir conhecimentos de como realizar a analise tátil e visual dos solos, comparar as amostra de solos e caracterizar as amostras de solos.

  1. DESCRIÇÃO DOS TESTES
  1. TESTE TÁTIL E VISUAL

Procedência: Todas as amostras foram coletadas de locais dentro do estado de São Paulo: Solo 1 Cubatão, 2 Mogi MIRIM, 3 Ouro  verde(campinas), 4 Jundiaí e 5 Unicamp  (Campinas).

[pic 1] [pic 2] [pic 3] [pic 4] [pic 5]

Figura 1 Solos utilizados

Cor: Foi identificado as seguintes cores nas amostras dos solos 1 Cinza Escuro, 2 Cinza claro,  3 Marrom Rosado , 4 Marrom Alaranjado, 5 Marrom Avermelhado.

Odor: Foi identificado odor após ser adicionado um pouco de água na amostra.

Textura: Foi examinado a amostra do solo  em uma pequena quantidade friccionando a  amostra  com os  dedos e classificando com área silte ou argila.

A mistura foi feita em pequena quantidade de solo amostrando a água, após o manuseio cauteloso foi  identificado diversas granulometria  e concluiu que ;

Areias apresentam maior aspereza ao tato, apresentado partículas visíveis a olho nu é realizado o reconhecimento dos minerais contidos nas porções.

Siltes: apresentam aspereza, porém  de maneira  menos acentuada  como a areia na percepção do tato. Entre os siltes grossos as areias finas há pouca diferença ao tato, alguns testes possibilizam uma maior distinção entre eles.

Argila: em termos de comportamento,  a argila é oposto da areia, devido a sua plasticidade e capacidade de aglutinação, quando misturados a água pode se notar que se semelha a uma pasta de sabão, já quando seco, os grãos finos de argilas proporcionam ao tato, a sensação de farinha.

Como o solo 2 foi identificado como um solo grosso foram verificadas as seguintes propriedades físicas.

  1. Graduação: Foi identificado um solo bem graduada, possui partículas de variados diâmetros em sua composição.
  2. Forma das partículas: As forma foram identificadas com angular e sub angular.
  3. Mineralogia: Foi identificada a presença de turmalina, quartzo, mica branca e mica preta.

Para os solos de granulometria fina, realizamos os seguintes testes.

3.2 TESTE DE ADERÊNCIA (Teste de sujar as mãos).

Para o teste de aderência fizemos uma pasta de solo com água. Após posicionar na palmada mão de alguns integrantes do grupo a pasta, colocamos sob um fio de água corrente, e observamos o tempo que o solo demorou em sair da palma da mão.

O solo 3 obteve uma aderência alta, pois precisamos deixar por mais tem pode baixo do fio  de água , com necessidade de uma leve fricção para a retirada da pasta.

O solo 4 obteve uma aderência media, já que teve um pouco de dificuldade para sair da mão.

O solo 5 obteve uma aderência  baixa, pois ao colocar a mão em baixo do fio de água saiu com facilidade.

3.3 DILATÂNCIA

Nessa seção do ensaio fizemos uma mistura dos solos com água, até cada um obter uma consistência, sem chegar ao estado de lama. Colocamos as pastas sobre a palma da mão com a forma de concha de cada um dos integrantes do grupo com a outra mão provocamos algumas vibrações, batendo na parte debaixo da mão. A reação que pudemos observar a pasta começou a ficar úmida e brilhante. Logo após com o auxilio da professora, pedirmos para que cada integrante abrisse a mão, assim observamos que na pasta apareceram algumas fissuras e o ressecamento da pasta.

Na  pasta número 3 siltosa, observamos uma dilatância media, com isso podemos informar que o solo não absorveu a água que subiu depois  das vibrações com tanta rapidez.

Na pasta número 4 Silte Arenoso, observamos uma dilatância rápida, nesse caso a água que subiu  após as vibrações foi absorvida com rapidez.

Já no solo número 5 Argilas a dilatação foi lenta, então o tempo de absorção da água foi demorada.

3.4 TESTES DE TENACIDADE/ PLASTICIDADE

A plasticidade é a propriedade dos materiais sofrer grandes  deformações sem ruptura O solo é mais plásticos quando  mais trabalhável ele for úmido.

Para este teste foi preparado uma pasta de solo com  água, com essa pasta preparamos filamentos de aproximadamente 3mm de diâmetro de cada amostra. Então rolamos  o filamento de solo  até  o surgimento de fissuras, após o aparecimento de fissuras  manipulamos o filamento em uma das pontas, então oscilamos o mesmo até seu rompimento.

Nesse teste os solos 3,4 e 5 apresentaram respectivamente uma tenacidade rígida fraca e média.

3.5 TESTE DA RESISTÊNCIA Á COMPRESSÃO

Esse teste de resistência á compressão, fizemos uma pasta de solo firme e com essa pasta moldamos pequenos cubos de aproximadamente 1,5 x 1,5 1,5 cm após temos moldados os cubos deixamos secando ao ar livre.

Com os cubos de solo secos tentamos desfazê-los com a pressão dos dedos, mas não conseguimos, pois adquiriu alta resistência á compressão.

3.6 TESTE DE DISPERÇÃO.

No teste de dispersão utilizamos solos desagregados, primeiro separamos em quatro recipientes com a mesma quantidade de amostra de solo, e quatro provetas com a mesma quantidade de água.

Após a separação dos matérias foi despejado dentro das provetas, o solo junto da agua dentro da proveta foi misturado por 30 segundos, após determinado período foi observado que cada tipo de solo levou um tempo para se decantar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (402.6 Kb)   docx (222.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com