TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mecânica dos Solos

Por:   •  17/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A turma de engenharia do 6º período, do Instituto Camillo filho realizou uma visita técnica à construção do Residencial Santa Thereza, localizado na avenida São Raimundo, S/N – Bairro Cristo Rei – Teresina – PI. A obra está sento realizada pela empresa MTV Edificações LTDA. Essa visita foi orientada pelas professoras Adriana Araujo Tajra e Yáscara Lopes De Oliveira. Chegando lá recebemos os equipamentos de proteção individual (EPI) obrigatório para a circulação na obra. A obra foi dividida em 6 blocos de apartamentos, foram construídos dois tipos de prédio, alguns com 3 quartos (67m²) e outros com 2 quartos (55m²). Esses prédios eram do tipo pilotis com 9 andares acima, embaixo ficava o estacionamento.

Objetivo

Compreender na prática a análise dos solos, para determinar sua resistência afim de determinar sua capacidade de suportar cargas.

Resumo

Nessa visita foi possível compreender a análise do solo, para dimensionar e executar as fundações, com isso aprendemos como ocorre o estudo do solo e o estudo de suas capacidades de receber cargas. Alisamos o perfil de sondagem, em que foi realizado um processo de sondagem mista, rotativa e a percussão.

Desenvolvimento

O estudo do solo é de fundamental importância para dimensionar os tipos de fundação que melhor consiga se adequar ao tipo de solo, nessa obra foram executadas dois tipos de fundação, a sapata isolada e tubulão a céu aberto. A sapata isolada é fundação rasa nessa sapata se faz o arranjo do pilar que vai ficar sobre ela, na base da sapata foi colocada uma malha de ferro e concreto, pois o solo não garantia uma boa resistência. Em algumas partes do terreno notou-se que era inviável a execução de sapatas, conforme havia no projeto, pois o solo apresentou características inesperadas, pois ele não era tão rígido, então a melhor opção foi a execução de tubulão a céu aberto. Esse terreno apresentava algumas regiões que tinham um desnível em relação ao desejado. Por isso a própria empresa MTV Edificações LTDA possuidora do terreno aterrou esse terreno com restos de obra de outras construções, por isso se tornou um solo não tão rígido. Na região do bloco 3 deram problema de resistência, e só se conseguia encontrar solo bom a cerca de 8 metros de profundidade. O tubulão possuía a aproximadamente 1,5 a 2 metros finais um alargamento da sua base, a forma era o próprio terreno.

O tipo de solo considerado bom que é o Rijo a duro só foi possível encontrar a aproximadamente 9 metros, na parte final do terreno foi construído um muro de arrimo para sustentar o solo.

Fotos:

[pic 1]

Imagem 01-Execução de sapatas isoladas.

[pic 2]

Imagem 02- Sapata isolada concretada.

[pic 3]

Imagem 03- Furos para a execução dos tubulões à céu aberto.

[pic 4]

SOCIEDADE PIAUIENSE DE ENSINO SUPERIOR LTDA INSTITUTO CAMILLO FILHO

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SOLOS I

DOCENTE: ADRIANA ARAUJO TAJRA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (688.1 Kb)   docx (587.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com