TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Medida de Velocidade

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

LABORATÓRIO DE CALOR E MASSA

Rafaelle Vilar Nunes Melo –1311322/0

AULA PRÁTICA I

MEDIDA DE VELOCIDADE

Resumo – Esta experiência tem como objetivos a utilização de dois instrumento de medição de velocidades e seu modo de funcionamento são eles, o tubo de Pitot e Prandtl.

Introdução: O Tubo de Pitot é um instrumento utilizado para a medição de velocidades de escoamentos, tanto internos quanto externos, para líquidos ou gases. O instrumento foi apresentado em 1732 por Henry de Pitot -Os conceitos básicos necessários para o entendimento e para o uso do Tubo de Pitot estão associados às pressões do escoamento

A medida de velocidade usando o tubo de Pitot e Prandtl é baseada na diferença entre a pressão total e pressão estática, a diferença é conhecida por pressão dinâmica.

Tubo de Prandtl Consta de um tubo de Pitot unido a outro que o envolve, e possui uma aberturas que permitem medir a pressão estática. Vêm acoplados na extremidade de um manômetro que indica a diferença entre ambos; ou seja a pressão dinâmica.

Pressão Estática – é a pressão real ou a pressão termodinâmica que atua no fluido. Pode também ser definida como a pressão acusada por um sensor que acompanha o fluido, com a mesma velocidade deste. É medida através do uso de um pequeno orifício executado na parede da tubulação ou de outra superfície alinhada com o escoamento, tendo-se o cuidado de que esta medição altere o mínimo possível o movimento do fluido.

Pressão Dinâmica – é a pressão decorrente da transformação da energia cinética do fluido em pressão, através de uma desaceleração isoentrópica do mesmo.

Pressão Total, de Impacto ou de Estagnação – é a soma da pressão estática com a pressão dinâmica. A sua medição é feita através de uma tomada de pressão voltada contra o escoamento e alinhada com as linhas de corrente, de forma a receber o impacto do fluido.


Para a preparação do sistema foi fechado os três registros de 1,5 polegadas e aberto completamente o registro de 3 polegadas. Depois abriu-se parcialmente a válvula de saída (a posição dessa válvula altera as condições de ensaio) e foi acionado o ventilador, havendo reação imediata nos medidores de pressão.

Para cada posição da válvula de saída, foi levantado o perfil de velocidade no duto de 3 polegadas, e no duto de saída. Através do perfil de velocidade foi calculado a velocidade média.

  • Manômetro 1: medida relativa da pressão total na entrada do tubo de 3 polegadas. Como na entrada do tudo a pressão estática é a pressão atmosférica, a pressão lida é a pressão dinâmica;
  • Manômetro 2: medida da pressão diferencial entre a pressão estática e total, lendo-se nele diretamente a pressão dinâmica;

Na tabela pode-se ver os valores medidos para cada posição da válvula de saída.

A diferença de pressão e a velocidade média são calculadas da seguinte forma:

∆   =  á!"#   ∆   e  V =

!(!!!!!)

!!"

Adotou-se !" = 1,2  ! á!"# = 9810  ![pic 1]

As alturas, medidas em centímetros (cm), são, então, passadas para metros (m), unidade do SI, para que possa-se calcular a velocidade média em  e as diferenças de pressões em Pascal (Pa).

Posição válvula

∆  

∆  

V

1

0,02m

196,2Pa

18,08

2

0,017m

166,77Pa

16,67

3

0,012m

117,72Pa

14,01

4

0,008m

78,48Pa

11,44

5

0,004m

39,24Pa

8,09

[pic 2]

Materiais e métodos:


Gráfico ∆          :

[pic 3]

Conclusão:

A prática mostra a técnica de medidas de velocidade de ar em tubo de Pitot e Prandt e ilustra a vantagem da utilização de manômetros em U parar obter a diferença entre duas pressões, e a importância desse resultado obtido para o cálculo da velocidade média do ar.

Como a medição das alturas é feita através do comprimento da coluna de liquido, a pressão depende da escala da régua utilizada, podendo também haver erros de paralaxe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (449.6 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com