TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mineralogia

Por:   •  6/9/2016  •  Ensaio  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 6

MINERALOGIA

1. Introdução

A Mineralogia é um ramo da geologia que se dedica ao estudo dos minerais. A presença do mineral no dia a dia é tão marcante que cada um de nós, certamente, já teve contato com ele. Os minerais estão nas rochas das montanhas, nas areias das praias e nos solos dos nossos jardins e lavouras. É deles que dependemos para a manufatura de um número enorme de bens utilizados para o conforto da vida moderna e para nosso desenvolvimento tecnológico.Embora a mineralogia como ciência seja relativamente recente, a prática das artes mineralógicas é tão antiga quanto à civilização humana. Desde a Pré-história, o homem já conhecia, transformava e utilizava alguns minerais. Algumas épocas foram marcadas ou denominadas conforme a substância mineral predominantemente utilizada, por exemplo: a idade da pedra, a idade do cobre, a idade do bronze, a idade do ferro, o ciclo do ouro, etc. Porém, somente no século XVI foi iniciado o estudo da mineralogia sob o ponto de vista científico, com a publicação do primeiro manual de mineralogia pelo alemão Geórgio Agrícola, considerado como o “Pai da Mineralogia”.

Há cerca de 5.000 anos atrás, o homem já conhecia a mineração e a fundição de alguns metais e, a comercialização de metais nobres e pedras preciosas. Desta maneira, podemos dizer que os minerais e seus produtos sempre exerceram um papel muito importante na evolução da civilização humana, desde o sílex utilizado na idade da pedra até os minerais radioativos usados para obtenção de energia e minerais de silício na fabricação de chips de computadores e fibras óticas.

2. Importância dos Minerais e da Mineralogia

        

Os Minerais têm uma importância muito significativa para a sociedade devido à dependência do homem moderno às substâncias e produtos minerais. Nenhuma civilização pode prescindir do uso dos bens minerais, principalmente quando se pensa em qualidade de vida, uma vez que as necessidades básicas do ser humano – alimentação, moradia e vestuário – são atendidas essencialmente por estes recursos naturais. Uma pessoa consome direta ou indiretamente dezenas de toneladas/ano de produtos do reino mineral, abrangendo centenas de espécies minerais distintas. A construção de uma residência é um exemplo desta diversidade. A Mineralogia é uma ciência de grande importância para a sociedade em função desta dependência do homem aos recursos minerais da Terra, pois ela fornece subsídios para a pesquisa, a lavra e o beneficiamento de recursos minerais utilizados pelas industrias de extração e transformação para obtenção das matérias primas usadas na fabricação de inúmeros produtos.

O crescimento sócio-econômico implica em maior consumo de bens minerais, tornando importante garantir a disponibilidade dos recursos demandados pela sociedade. Existe, portanto, uma relação direta entre desenvolvimento econômico, qualidade de vida e consumo de bens minerais.

3. Definições e Conceitos Fundamentais

        

        A Mineralogia é o estudo das substâncias cristalinas de ocorrência natural – os minerais. Ou seja, é a ciência geológica que estuda as propriedades (cristalográficas, químicas e físicas) e os processos de formação dos minerais.

        

A Terra apresenta uma estrutura interna constituída de três camadas concêntricas principais, que da superfície para o centro, recebem as denominações de Crosta, Manto e Núcleo, separadas pelas Descontinuidades de Moho e de Gutenberg, determinadas pelo estudo da propagação de ondas sísmicas no interior da Terra, geradas por terremotos ou abalos sísmicos e explosões ou impactos na superfície terrestre.

Crosta terrestre é a camada externa consolidada da Terra, constituída de rochas e sedimentos. As rochas são as unidades básicas da crosta terrestre, que por sua vez, apresentam como constituintes essenciais, os minerais.

- Mineral é um sólido homogêneo de ocorrência natural, constituído por um elemento ou um composto químico, de composição química definida, estrutura interna ordenada e formado por processos inorgânicos.

Exemplos:

  • Ouro-Au, Prata-Ag, Enxofre-S, e Diamante-C.
  • Galena-PbS, Pirita-FeS2, Quartzo-SiO2, Calcita-CaCO3 e Hematita-Fe2O3.

- Rocha é um agregado natural de um ou mais minerais, podendo conter substâncias amorfas e matéria de origem orgânica. Quando os minerais agregados pertencerem à mesma espécie mineralógica, a rocha será considerada Monominerálica. Quando forem de espécies diferentes, ela será Pluriminerálica.

Exemplos:

  • Monominerálicas: Arenito, Calcário, Dunito e Mármore.
  • Pluriminerálicas: Arcósio, Basalto, Filito, Granito, Gnaisse e Peridotito.

- Sedimentos - são fragmentos de rochas ou de matéria orgânicos e precipitados químicos originados da alteração de rochas preexistentes e da ação de agentes biológicos. Os sedimentos podem ser de três tipos: Clásticos, Químicos e Orgânicos.

Exemplos:

  • Clásticos: Argila, Areia e Seixo.
  • Químicos: NaCl e CaCO3 precipitados a partir de soluções saturadas.
  • Orgânicos: Fragmentos de conchas, carapaças, esqueletos, folhas e troncos.

De acordo com a gênese, as rochas que constituem a Crosta terrestre são classificadas em três tipos de rochas:

1 - Ígneas ou Magmáticas - formadas pelo resfriamento e consolidação (solidificação e/ou cristalização) do Magma. Quando o magma se consolida abaixo da superfície, dá origem as rochas plutônicas (em profundidade) e subvulcânicas (mais próximas da superfície). Quando o magma extravasa na superfície terrestre, através de fissuras ou de erupções vulcânicas, na forma de lava, gases e materiais piroclásticos, formam-se as rochas vulcânicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com