TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem e Definição da Cartografia

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução à Cartografia – IBGE

“Origem e Definição da cartografia: o primeiro registro foi 1839 teve origem da língua portuguesa e indicava a ideia de um traçados de mapas e cartas. Atualmente cartografia representa forma geométrica plana da superfície terrestre ou parte dela. Pode se associar quaisquer levantamento( populacional,ambiental,socioeconômico,etc.) com a representação no espaço territorial para apresentar uma informação.” (p.2)

“A terra tem superfície irregular e não esférica, definida como geóide. Para facilitar os cálculos buscaram um figura geométrica que mais se aproxima com geóide que é Elipsóide de revolução, essa figura ela tem eixo maior que horizontal e eixo menor que vertical e a rotação dos eixos forma a elipse.” (p.3)

“Foram criados linhas imaginarias que pudesse localizar um ponto na superfície da terra, a interseção dessas duas linhas fornece um ponto. A linha horizontal paralelos (latitude) e a linha vertical meridiano (longitude) que são as coordenadas geograficas.” (p.4)

“Altitude no mapa/carta é representada por escala de cores do verde(baixa altitude) ate marrom(alta altitude), também utiliza as curvas de níveis são linhas imaginarias que une os pontos de mesma altitude.”(p.5)

“Para saber o posicionamento instantâneo ou velocidade de ponto na superfície terrestre ou próximo dela, utiliza o GPS(Sistema de posicionamento global) são 24 satélites em torno da terra que fornece estas informações. Importante instrumento no levantamento topográfico e geodésico. IBGE utiliza GPS( rede brasileira de monitoramento continuo).”(p.6)

“A forma de representa a esfericidade da terras ou parte dela num plano(mapa/carta) é chamado de projeções cartográficas. Essas representações estão sujeitas a deformações tanto de expansão e contração, e são classificadas a quanto superfície e propriedades.”(p.7)

“ A escala é uma forma de representar um território ou parte de uma forma reduzida num plano. É uma proporção da medida do desenho pela medida real. Tipos numérica, gráfica e nominal e também escalas de redução(1:n),ampliação(n:1) e natural(1:1) ”(p.11)

“ Sensoriamento remoto é uma técnica de obter informações sem precisar esta num local do fenômeno, área ou objeto localizado na terra. Os satélites tem sensores que recebem ou imitem energia eletromagnética refletida da terra obtendo assim as informações.” (p.12)

“Aerofotogrametria é mapeamento feito por aeronaves com câmeras fotogramétrica que fazem levantamento topográfico da superfície terrestre.” (p.13)

“ Convenções cartográficas é um sistema de símbolos criados para que qualquer pessoa em qualquer parte do mundo possa compreender.” (p.14)

“ Cartografia temática é uma forma representar informações geográficas com um ou mais fenômenos (físicos ou sociais) da terra ou parte dela” (p.15)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com