TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem e o conceito da Teoria Geral de Sistemas

Artigo: A origem e o conceito da Teoria Geral de Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  Artigo  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  1.637 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA № 1

Aula tema: A origem e o conceito da Teoria Geral de Sistemas. O conceito de sistemas. Componentes genéricos de um sistema. As relações entre sistema e ambiente.

Esta atividade é importante para que você compreenda os conceitos primordiais da Teoria Geral de Sistemas, bem como identifique os componentes de um sistema e as relações existentes entre Sistemas de Informação e o Ambiente Organizacional.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

Passo 1

Faça uma pesquisa bibliográfica utilizando-se do livro texto e dos livros complementares indicados para a disciplina sobre os tópicos a seguir. Esta pesquisa bibliográfica consiste em compreender o conceito de cada um destes tópicos, destacando a importância de cada um para os tomadores de decisões e as relações existentes entre eles. Os tópicos são:

1. Dados;

2. Informação;

3. Sistemas;

4. Sistemas de Informação.

Respostas:

1 Dados = Dados são os fatos de uma forma primária. Exemplos : Nome de um funcionário, número de horas trabalhadas em um mês , número de peças em estoque, etc. Quando estes dados são organizados ou configurados de uma maneira significativa, eles se tornam uma informação.

2 Informação=

È o recurso mais valioso dentro de uma empresa. Este termo no entanto por diversas vezes é confundido com dado.

3 Sistemas=

Os sistemas são constituídos de conjuntos de componentes que atuam juntos na execução do objetivo global do todo. O enfoque sistêmico é simplesmente um modo de pensar a respeito desses sistemas totais e seus componentes.Churchman 1971.Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo seja foco de atenção

4 sistema da informação

Necessidades de gerenciar gigantesco numeros de dados silmutaneamentes , todos processos são regidos por um sistema onde a necessidada vital de um administrador.

Passo 2

Faça as atividades a seguir.

1. Identifique, com base no desafio proposto e nas leituras realizadas, o que poderia ser classificado como dado.

2. Responda as seguintes questões:

2.1. Quais os dados que devem ser processados para a geração de informações?

2.2. Quais informações são geradas depois de processados os dados?

2.3. Como estas informações deveriam ser tratadas para que sirvam de base para a implantação de um sistema de informação nesta empresa?

Repostas

1 Poderia classificar os dados em forma de papel em arquivos eletrônicos etc

Cliente, nome , sexo , renda etc

2.1= Um dado gera informação e conhecimento se quem vê este dado consegue interpretar o seu significado.

2.2= Consiste em extrair informação de dados nada mais do que uma análise de conteúdo dos dados em questão e as relações retiradas dessa análise.

2.3= Sendo que todos os processo deve tomar uma decisao em uma empresa onde os dados sao armezenados e coletados em um banco de dados para gerenciar a empresa.

Passo 3

Resposta:

A perspectiva de sistemas constrai dando extrema importância às constantes interacções entre a organização e o ambiente. A organização passa a ser um sistema dinâmico que se adapta de acordo com as situações e pressões do ambiente.Assegura-se a sobrevivência e a eficácia de uma organização, na sua capacidade de adaptação ao meio em que está inserida.Aqui, a organização, é primeiramente pensada na sua função global para depois ser analisada nas suas componentes.Um sistema é composto por subsistemas interdependentes e interactivos.

Etapa N° 2

Passo 1

Faça uma leitura dos livros-textos e complementares indicados para a disciplina, conhecendo os capítulos correspondentes aos tipos de sistemas de informação e suas respectivas aplicações nas organizações em seus diversos níveis organizacionais. Esta leitura é necessária para a conclusão desta etapa do desafio.

Resposta:

A necessidade da informação é comum para qualquer tipo de empresa, independente do seu ramo de atividade. Conforme pesquisas de renomadas instituições como a Gartner, o volume de informações vem crescendo significativamente a cada ano, em virtude deste crescimento que já vem ocorrendo a décadas os sistemas de informação foram devido em tipos para atender cada nível organizacional.

Passo 2

Acesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com