TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PERDA DE CARGA

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PERDA DE CARGA

Equipe:

Nomes

RA

Título do experimento

Resumo. Sempre que um liquido escoa de um ponto para outro no interior de um tubo, ocorrerá uma perda de energia, nesse caso especifico, perda de pressão ou perda de carga. Esta perda de energia ocorre principalmente pelo atrito do fluido com a parede interna de um tubo. No experimento foi identificado a influência da perda de carga na velocidade de escoamentos, e a relação dessa perda com o atrito e o número de Reynolds.

Palavras-chave: escoamento, perda, Reynolds.

Introdução

A perda de carga pode ser descrita como sendo a perda de energia que o fluido sofre durante o escoamento em uma tubulação. O movimento gera essa interação entre fluido e tubulação, e por tanto, essa resistência ao escoamento pode ser maior ou menor devido a outros fatores tais como o tipo de fluido, ao tipo de material do tubo, o diâmetro, quantidade de conexões no trecho em análise.

As variáveis são muito importantes para a análise de perda, por exemplo, um tubo muito longo tem maior perda de carga, um tubo com o diâmetro muito grande tem uma menor perda de carga, a velocidade do fluido, pois quanto maior é a velocidade maior é a perda de carga.

Na engenharia, o estudo da perda de carga em escoamentos é extrema importância em praticamente todas as aplicações que envolvem fluidos. Pois tal análise permite prever o melhor aproveitamento de energia para cada situação. Como exemplo pode-se expor as usinas hidroelétricas. Onde cada detalhe interfere diretamente no resultado final, que é a geração de energia elétrica.

Por tanto, o objetivo principal desse experimento foi analisar a perda de pressão entre dois pontos de um escoamento de água, e fazer as relações entre o fator de atrito, perda de carga e número de Reynolds.

Procedimento Experimental

Descrição do material utilizado.

Foi utilizado uma bancada experimental virtual. Nela foi possível realizar todos os testes, sendo possível extrair todos os dados necessários para fazer a análise.

O presente experimento, analisou quatro linhas, conforme abaixo:

  • Linha 1 - Tubo de PVC 32mm
  • Linha 2 - Tubo de PVC 25mm
  • Linha 3 - Tubo de Cobre 28mm
  • Linha 4 - Tubo de Acrílico 25mm

Resultados e Discussão

[pic 2]

[pic 3]

De acordo com os resultados encontrados, foi possível notar que o percentual de erro entre os valores encontrados e os valores calculados, são mínimos. Sendo assim, podemos afirmar que a precisão do experimento foi alta.

A provável causa da diferença entre os valores são devidos ao atrito no escoamento dos materiais.

Também foi observado que os canos com maior diâmetro possuem mais perda de carga.

Conclusão

Através do experimento foi possível ter noção do comportamento dos fluidos e da perda de carga para altas e baixas vazões, correlacionando com as perdas de carga através do número de Reynolds, dessa maneira, verificar como é o funcionamento das quedas de pressão em dutos retos com diferentes condições de escoamento, assim como, a relação com as perdas de energia através do atrito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (218 Kb)   docx (124.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com