TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito Perda De Carga

Exames: Conceito Perda De Carga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 5

Conceito Perda de Carga

Quando um líquido escoa de um ponto para outro no interior de um tubo, ocorrerá sempre uma perda de energia, denominada perda de pressão (Sistemas de ventilação ou exaustão) ou perda de carga (Sistemas de bombeamento de líquidos). Esta perda de energia é devida principalmente ao atrito do fluído com uma camada estacionária aderida à parede interna do tubo. O emprego de tubulações notransporte de fluídos pode ser realizada de duas formas: tubos fechados e canais abertos. Em suma, perda de carga é a energia perdida pela

unidade de peso do fluido quando este escoa.

Conceitos Fundamentais - Força, Pressão e Perda de Carga

Quando aplicamos uma determinada força sobre uma superfície qualquer, ocorre o que chamamos de pressão. Se imaginarmos um reservatório com 10 metros de altura, cheio com água. Qual a pressão teríamos no fundo deste reservatório? A pressão no fundo deste reservatório seria de 10 metros de força por cm² que corresponde à 1kgf/cm², independente do diâmetro do reservatório.

Existe um princípio muito importante para este estudo chamado de princípio dos vasos comunicantes. Vasos comunicantes, é um termo utilizado para designar a ligação de dois recipientes através de um duto aberto. Um recipiente formado por diversos ramos que se comunicam entre si, constitui um sistema de vasos comunicantes. Veja o exemplo a seguir:

Na figura abaixo, verifique em qual dos dois recipientes há maior pressão exercida no fundo.

Logo imaginamos que há maior pressão no fundo do recipiente A. Porém, se ligarmos estes recipientes através de um tubo como mostra na próxima figura, vamos perceber que os níveis permanecem os mesmos nos dois recipientes. Isto nos faz perceber que se a água contida no recipiente A estivesse exercendo maior pressão, a água contida no recipiente B transbordaria. No entanto isto não acontece. Esta prática é chamada de "Princípio dos Vasos Comunicantes".

Após esta experiência, podemos concluir que: A pressão que a água exerce sobre uma superfície, não depende do volume de água, mas sim da altura do nível da água. Independente da forma e da capacidade de reserva do recipiente, se a altura do nível da água for a mesma, a pressão também será a mesma.

Em uma instalação predial, a água exerce uma força contra as tubulações, este esforço é que chamamos de pressão.

No esquema abaixo, observaremos que a pressão no ponto A, é menor que a pressão no ponto C, pelo simples fato do ponto A estar mais próximo do nível da água do reservatório. A pressão no ponto C é maior, pois o pontos tem um desnível maior em relação ao nível da água do reservatório.

Como Podemos Medir Uma Pressão

Para medir uma determinada pressão em hidráulica, a unidade de medida mais utilizada é o quilograma força por centímetro quadrado - Kgf/cm². Podemos encontrar outras unidades de medidas, como segue:

• mca - Metro de coluna d'água

• Kpa - Kilo pascal

As equivalências dessas unidades são:

• 1 Kgf/cm² = 10 m.c.a

• 1 Kgf/cm² = 100 Kpa

Exemplo: Os tubos fabricados em PVC, segundo o fabricante resistem a uma pressão de 750 Kpa. Qual é o valor desta pressão em Kgf/cm² e em m.c.a?

Resposta: O valor desta pressão em quilograma força por centímetro quadrado é 7,5 Kgf/cm². Em metro de coluna d'água é 75 m.c.a.

Para verificar a pressão de uma rede, podemos utilizar um manômetro. O manômetro deve ser acoplado no ponto mais baixo da rede, para que possamos saber qual é a maior pressão nesta. Os outros pontos da rede devem ser isolados com plugs, mas antes de apertar os plugs, é necessário esperar o ar sair das tubulações, para uma maior precisão.

Pressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com