TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  25.990 Palavras (104 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 104

                                [pic 4]

[pic 5]

CECIN – Centro de Engenharia

Clínica e Infraestrutura

HCFMRP-USP – CAMPUS

2010



 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

DOCUMENTO BASE 2010

I - IDENTIFICAÇÃO

I.1 - Empresa: Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da FMRPUSP.

I.2 - C.N.P.J.: 57.722.118/0001-40

I.3 - Endereço: Av. Bandeirantes nº. 3900 – Campus Universitário – Monte Alegre

I.4 - Código de Atividade: 86.10-1

  1. I.5 - Nº. Total de Funcionários: 1071
  2. Sendo: 301 Homens e 770 Mulheres
  3. 1.6 - Grau de Risco: 03

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - HCFMRP-USP é um hospital universitário, público e geral que realiza atividades de ensino, pesquisa e assistência.

Reconhecido como centro de referência, no Hospital das Clínicas estão as linhas de pesquisa de alta qualidade, ensino de medicina, enfermagem e outras profissões de grande eficiência. Quem chega ao HC sabe que está sendo atendido por pessoas eficientes com as melhores técnicas para salvar vidas e atenuar a dor.

Para desempenho de suas atividades institucionais, o complexo do HCFMRP-USP dispõe de três prédios: um situado na área central da cidade, onde funciona a Unidade de Emergência - UE e outros dois situados no Campus Universitário: HC-Campus e o Hemocentro. Além disso, oferece apoio profissional, financeiro, logístico e administrativo a um conjunto de unidades: Hospital-Dia de Psiquiatria, Centro Médico Social e Comunitário Vila Lobato, Centro de Saúde Escola "Joel Domingos Machado" e Centro Médico Social Comunitário Pedreira de Freitas em Cássia dos Coqueiros (SP).

Integrado ao SUS desde 1989, atende várias cidades da região de Ribeirão Preto, de outros Estados e até mesmo de outros países.

Ensino e Pesquisa

  • O HCFMRP-USP é campo de Ensino para os cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Fonoaudiologia e Informática Biomédica realizados no Campus da USP de Ribeirão Preto, tanto em nível de graduação como pós-graduação.
  • O Hospital mantém programas próprios de residência em 38 especialidades, todas cadastradas na Comissão Nacional de Residência Médica. Assim, a cada ano, 500 médicos têm a oportunidade de realizar treinamento em serviço e obter o título de especialistas. Outras profissões relacionadas à saúde também têm oportunidade de especialização no HCFMRP-USP, através da disponibilização de 26 programas.
  • O Centro Interescolar do Hospital das Clínicas é uma escola que objetiva formação, treinamento, reciclagem e aperfeiçoamento do pessoal atuante ou que deseja atuar na área hospitalar, preparando mão de obra especializada em nível técnico para suprir as necessidades do Hospital e demais instituições de saúde.
  • O HCFMRP-USP mantém seu corpo clínico permanentemente atualizado através de intensa atividade de Pesquisa que envolve contínuo intercâmbio com instituições internacionais congêneres, participação ativa em congressos, simpósios e mesas redondas, além de volumosa e relevante presença em publicações científicas nacionais e internacionais.

Assistência

O HCFMRP-USP destaca-se na promoção da saúde de toda a região de Ribeirão Preto. O HCRP oferece atendimento em aproximadamente 230 ambulatórios específicos, destacando:

  • Clínica Cirúrgica: Cirurgia Geral Torácica; Cirurgia Plástica; Torácica cardiovascular; Cirurgia Pediátrica; Gastrocirurgia; Neurocirurgia; Proctologia; Urologia e Vascular;
  • Clínica Médica: Cardiologia; Dermatologia; Endocrinologia; Gastroenterologia; Alergia Respiratória; Hematologia; Moléstias Infecciosas; Nefrologia; Nutrição; Pneumologia; Imunologia; Geriatria e Hepatite;
  • Ginecologia e Obstetrícia: Endocrinologia; Esterilidade; Ginecologia Infanto-Puberal; Infertilidade; Mastologia; Pré-natal Normal; Gestação de Alto Risco; Uroginecologia; Climatério e Dor Pélvica;
  • Neurologia: Neurogenética; Saúde Escolar; Distúrbios de Comportamento e Aprendizado; Epilepsia; Cefaléia; Doenças Neuromusculares; Doença Neurovascular; Doenças Extrapiramidal; Erros Inatos do Metabolismo; Distúrbios do Sono; Esclerose Lateral Amiotrófica; Esclerose Múltipla e Distúrbio do Movimento da Infância;
  • Oftalmologia: Glaucoma; Estrabismo; Córnea; Plástica e Vias Lacrimais; Uveite; Cristalino; Patológica;

-        Retiniana; Genética; Endocrinologia; Glaucoma Congênito; Maculopatia e Tumores da Retina; Retina Clínica e Retinopatia da Prematuridade;

  • Pediatria: Alergia Respiratória; Dor e Membros; Fibrose Cística; Cardiologia; Colagenoses;
  • Deficiências Imunes Primárias; Gastroenterologia; Hematologia; Hepatologia; Imunologia; Infectologia;
  • Da Criança e Adolescência; Moléstias Infecciosas; Nefrologia; Neonatologia; Pneumologia; Puericultura; Problemas de Crescimento e Desenvolvimento e Obesidade da Infância e Adolescência.
  • Ortopedia: Reabilitação Neuro-muscular; Microcirurgia Adulto e Infantil; Oncologia Ortopédica; Patologia Congênita Membro Superior e Traumatologia.
  • Otorrinolaringologia: Halitose; Investigação e Reabilitação Auditiva; Rinosinusite Infantil; Otoneurologia Adulto e Infantil; Otologia Infantil; Ronco; Laringe e Laboratório da Voz.
  • Cirurgia de Cabeça e Pescoço: Prevenção do Câncer de Boca; Voz e Buco Maxilo-Facial.
  • Psiquiatria e Psicologia Médica: Álcool Substâncias Psicoativas; Esquizofrenia; Psicoterapia Breve; Psicoterapia de Grupo Breve; Geriátrica; Psiquiatria Infantil e Juvenil; Reabilitação Psicossocial; Transtorno da Ansiedade; Transtorno do Humor e Transtorno Somatoforme.

Local deste PPRA: BLOCO G

  • No Bloco G estão situados os laboratórios do Hospital. O prédio, que possui 04 pavimentos, é construído em estrutura de concreto armado, com paredes de alvenaria, revestidas em reboco e pintadas com tinta acrílica ou PVA, com exceção das copas e banheiros, onde as paredes são azulejadas.

  • Os ambientes são climatizados através de sistema de ar-condicionado os pisos são de granilite e paviflex em alguns ambientes, os forros de gesso, com iluminação e ventilação natural através de caixilhos metálicos com vidros transparentes com aplicação de insulfilm ou pintados com tinta branca opaca, iluminação artificial através de lâmpadas fluorescentes.

  • No 2º pavimento encontram-se os Laboratórios de:  Central de Patologia Clínica, Gastroenterologia, Imunologia molecular, Imunologia clínica, Nutrição, Nefrologia, Dermatologia, CIREP e Endocrinologia.
  • Os Laboratórios de Pediatria, Screening, Microbiologia e Sorologia  estão situados no 1º pavimento.
  • No pavimento térreo estão localizados os Laboratórios de Hematologia e Patologia. A sala de Necropsia, Diretoria da FAEPA encontra-se no porão e a  Central de Óxido de Etileno anexo ao bloco G.
  • Os laboratórios citados acima e que não forem mencionados abaixo nos levantamentos de riscos, por motivo de ausência de funcionários da FAEPA.

II - INTRODUÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (190.5 Kb)   pdf (871.5 Kb)   docx (258.3 Kb)  
Continuar por mais 103 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com