TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pandemia e Ecologia

Por:   •  18/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]




PANDEMIA E ECOLOGIA: COMO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

AFETOU O MEIO AMBIENTE


LAVRAS-MG

2020

Com o surgimento da pandemia por Covid-19 (Sars cov 2), várias mudanças ambientais têm sido observadas. A partir de seu início, tem sido discutido tanto por órgãos públicos como por privados o aumento do desmatamento, principalmente na Amazônia sendo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o primeiro a constatar este aumento. Os alertas de desmatamento, Prodes e Deter mostraram que as áreas devastadas bateram o recorde no primeiro trimestre deste ano, totalizando 796 quilômetros quadrados, o que representa um aumento   um aumento de 51% comparados com ao mesmo período do ano anterior. No mês de março o índice já havia aumentado em 29% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

O aumento do desmatamento na Amazônia está diretamente associado às queimadas no Pantanal, que arde como nunca antes. Nos primeiros dez dias de agosto, ocorreram em Mato Grosso 2.594 focos de queimada, a maior parte em área privada com um número 7% maior do que todo o mês de julho. Isso representa um aumento de 30% em relação ao registrado no início de agosto de 2019. A maior parte deles 1074 ocorreu no bioma Pantanal, seguido do bioma Amazônia  936 focos e Cerrado com 584. O estado é o único do país onde há presença dos três principais biomas.

Em todo o bioma Pantanal, entre janeiro e julho foram registrados 4.218 focos de calor. O maior número da série histórica de dados do INPE, desde 1998. O cenário mais intenso de focos nesse mesmo período do ano no bioma, ocorreu em 2009, com 2.527 focos. O registrado nesse ano é 186% superior ao mesmo período do ano passado, que foi um ano crítico, com 1.475 focos entre janeiro e julho.

Um assunto de grande importância e igualmente polêmico, principalmente após a declaração do atual ministro do meio ambiente do Brasil, Ricardo Salles, durante uma reunião ministerial em que ele sugere que se aproveite a pandemia e se “passe a boiada”, se referindo a mudar regras ambientais relacionadas a proteção ambiental, no sentido de tornar menos burocráticas.

A declaração gerou muita polêmica e mostrou grande incoerência, uma vez que a sua autoria vem de alguém que a função principal deveria ser o zelo pelo meio ambiente. A preocupação com o desmatamento é assunto de importância mundial, devido a isso, a declaração do ministro repercutiu tanto dentro do país quanto no exterior, levando a grandes preocupações com o maior bioma brasileiro.

Infelizmente a pandemia no Brasil pode estar facilitando a negligência com o desmatamento no país, tornando o assunto meio ambiente urgente, necessitando maior atenção das autoridades governamentais e sociedade.

Referências

GONÇALVES, Eduardo. Em meio à pandemia, o desmatamento dispara na Amazônia. VEJA, 6 de maio de 2020, edição nº 2685. Disponível em: https://veja.abril.com.br/brasil/em-meio-a-pandemia-o-desmatamento-dispara-na-amazonia/

TARASIUK, Karina. Por que o Pantanal está em chamas ?. Jornal do Campus, 24 de setembro de 2020, Redação JC. Disponível em: http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2020/09/por-que-o-pantanal-esta-em-chamas/

CERIONI, Clara. Sem controle do desmatamento, Amazônia pode originar novas pandemias. Exame, 31 de agosto de 2020. Disponível em: https://exame.com/brasil/sem-controlar-desmatamento-amazonia-pode-originar-novas-pandemias/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (59.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com